Vinhos Nacionais! Produtos do Brasil .Valorize, Consuma!


Foi-se o tempo em que não nos orgulhávamos do nosso vinho ou só conhecíamos Bento Gonçalves como referência de local para a boa vitivinicultura brasileira e seu enoturismo.

Resultado de imagem para vinhos brasileiros
Hoje, o Brasil tem diversas áreas produzindo bons vinhos com terroirs interessantíssimos.

Além das tradicionais terras no Rio Grande do Sul, Vale dos vinhedos, Campanha Gaucha, Missões e outras; temos também Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, além do Vale do São Francisco na região Nordeste.

A verdade é que estamos explorando cada vez mais nossas possibilidades e evoluindo muito aonde já temos conhecimento de longa data.

Tenho bebido vinhos nacionais valiosos ultimamente, o que tem me dado um orgulho imenso.

Nada de pagar caro demais por uma garrafa de vinho mediano brasileiro.

Vinhos bons, complexos, com valor justo por sua qualidade.

Chega de preconceito com produto local. A gente sai ganhando, na experiência de degustar vinhos nossos, com nosso terroir e nossa história.
Temos desde vinícolas mais recentes, que investiram muito na tecnologia e no marketing, como a Guaspari, de Espirito Santo do Pinhal.
Resultado de imagem para vinhos brasileiros
Até vinhos de autor, de vinícolas preocupadas em usar o mínimo ou nenhuma intervenção na produção, como é o caso da Vinha Unna, de Pinto Bandeira.

A verdade é que hoje estamos muito bem servidos, obrigada!

Que o vinho nacional continue seu desenvolvimento e futuramente ganhe lugar no mercado internacional, com terroir característico de nossos climas e solos tão variados.

Alguns restaurantes já tem opções muito interessantes de vinhos brasileiros em suas cartas, alguns com cartas de vinho exclusivamente brasileiros; bares de vinho estão cada vez mais populares e feiras do assunto são cada vez mais populares.

Para acompanhar essa evolução do mercado, várias feiras e eventos de gastronomia e específicos sobre vinho, tem acontecido.

Resultado de imagem para vinhos brasileiros
Rio Gastronomia, no Rio de Janeiro; a Wineweek, também no Rio. Em São Paulo tivemos a feira Naturebas, apenas para vinhos naturais e biodinâmicos.

Vinho na Vila, também aconteceu em São Paulo, apenas com produtores nacionais.

Em breve teremos a feira gastronômica Taste of São Paulo, com os melhores restaurantes da cidade e sempre com a presença de boas opções de vinho.

E ainda, o evento que promete muito, o Wine South America 2018, que acontecerá em Bento Gonçalves. Serão quatro dias para a indústria brasileira mostrar sua variedade e expandir negócios.

Esse mercado borbulhante nos dá a oportunidade de degustar novos sabores, novas histórias, e porque não, conhecer um pouco mais das pessoas que acreditam no nosso potencial e correm atrás da melhor experiência para o consumidor e amante do vinho.

Um salve ao vinho nacional! É coisa nossa!

Escrito por
Paulo Milanesio/ www.club-del-vino.com

Viva!!
Beijo da Gu

Comentários