Queimadura com Limão. O que Fazer?



Sabe aquela frase : Se a vida te der limões??? Saiba que eles QUEIMAM!!!
Em qualquer Estação ou período do dia.

Nunca tive problemas para descascar, espremer ou manusear limões. Mas de uns cinco anos para cá não posso ter contato com a casca e o sumo que ela produz.
Consumi-lo tudo bem. Agora espreme-los só com luvas.
Num desses deslizes absurdos , estava preparando uma receita que pedia suco de limões. A espertona foi e espremeu.
Nósinhora da burrice.
Na hora nada acontece. 30 horas depois o resultado é esse.
Bolhas, inchaço, vermelhidão e uma coceira absurda.
Isso porque mexi com os limões á noite (sem luvas). Imagine se fosse durante o dia e tivesse saído sob o sol.
Por isso decidi escrever sobre o assunto.
Todo cuidado é pouco.

Explicação Técnica.
O limão pode causar marcas que, se não forem cuidadas de maneira adequada, podem te acompanhar para o resto da vida. As manchas surgem quando a pele que esteve em contato com o limão é exposta ao sol. Isso acontece devido a uma substância presente na fruta, chamada bergapteno, que é absorvida pela pele. Ao entrar no organismo, essa substância absorve uma grande quantidade de radiação solar, que provoca inflamações na pele, as tão terminas manchas.

Essa manifestação alérgica é chamada de fitofotomelanose e pode aparecer imediatamente à exposição solar, seja diretamente ao sol ou indiretamente, por reflexos de radiação. Para não sofrer uma queimadura, sempre que for usar a mão para espremer ou cortar um limão, em seguida, lave com água e sabão toda a pele que teve contato com o alimento.
Mas se você se descuidou e viu surgirem marcas ou queimaduras na pele, o mais importante é não tomar mais sol nessa região até que a mancha suma. As manchas costumam ficar na pele por cerca de 60 dias. Mas se você tomar sol antes de essa marca sumir, ela pode ficar para sempre no corpo.
Durante a exposição ao sol, pode ser que você não sinta ou perceba nada. Mas mais tarde, na hora do banho, vai perceber ardência e manchas avermelhadas. No dia seguinte, bolhas podem surgir, mais ardência, manchas ainda mais vermelhas e inchaço. É importante manter a região resfriada e hidratada. Contudo, se você perceber na hora, saia o quanto antes do sol, lave as mãos e passe protetor solar. E se ficar sério, procure logo um médico.
E você também tem essa alergia?
Para aliviar os sintomas, mergulhei as mãos numa bacia com água gelada, sempre que senti incômodo. 
Fui ao médico e ele aplicou uma pomada à base de corticoide e receitou a pomada Paraqueimol, para aplicar em casa. Perguntei a respeito de Bepantol ( já perdi a conta de quantos tubos já usei) e ele disse que poderia ser utilizada também.

Dica da Gu * Importantíssimo: Vá ao médico de sua confiança. O que o meu médico receitou talvez não seja o indicado para você.
Então apliquei as pomadas, coloquei luvas e fui dormir. Os dedos estavam bem melhores no dia seguinte. Menos inchados e vermelhos, mas as bolhas ainda estavam lá.
As bolhas são horríveis e causam nojo.(ecaaaaaa)

As queimaduras surgiram há quase dez dias e só agora as bolhas começaram a sumir. É altamente recomendado não estourar as bolhas. Elas vão desaparecer sozinhas, sem o risco de deixarem ainda mais marcas. 
Agora tenho sentido coçar bastante. E para sair durante o dia, muito protetor solar.
Sei que agora as bolhas vão sumir totalmente e as manchas vermelhas devem ficar escuras até formar uma casquinha. Depois disso, essa casquinha vai sumir aos poucos, dando lugar a uma pele bem rosada. E só aí a pele começa a se regenerar.
Nessa fase é bem importante continuar usar uma pomada cicatrizante e proteger do sol. É um tratamento chato, custoso ( haja pomadas) e doloroso. Não desejo que ninguém passe por isso.
Esqueçam os tratamentos caseiros como clara de ovo, pasta de dente e afins. Isso só vai servir para irritar ainda mais a região e dificultar a regeneração da pele.
Enfim, tenham o máximo de cuidado ao manusear limão sob o sol. Lavem bem as mãos, certifiquem-se de que o sabão fez bastante espuma, esfregue, lave de novo, lave quantas vezes forem necessárias. E cuidado com limão na boca, ele pode deixar manchas escuras que podem ficar para a vida toda.
A experiência dessa vez não foi tão legal, mas espero que sirva de alerta para vocês.
Nem a inocente caipirinha será mais a mesma...

Beijo da Gu


Comentários