VINHOS :Já ouviu falar em CRIANZA?


Há poucos dias em um evento e o assunto em minha mesa era o Vinho de Crianza.
Já disse um milhão de vezes que não sou expert em Vinhos, sou apenas uma consumidora.
MAS deixar o assunto passar nem pensar.
Resultado de imagem para o que é vinho crianza?
Vinhos de crianza. ... Crianza é um temo espanhol que, em português, significa “criação”, palavra relacionada ao envelhecimento. Crianza é uma classificação típica dos vinhos espanhóis, regulamentada por lei, e associada ao tempo de amadurecimento e de envelhecimento do vinho até que possa ser comercializado.

Quanto dura a Crianza em um Vinho?
Post Salta Vinos http://www.saltavinos.com.ar

O vinho crianza é um vinho que por suas qualidades é adequado para a guarda. Podermos dizer que a crianza é específica e de acordo com a variedade. Por isso não é possível estabelecer datas, mas sim uma certa orientação.
Resultado de imagem para o que é vinho crianza?
Vinhos de crianza são chamados aqueles que passaram um mínimo de envelhecimento entre madeira e garrafa. São vinhos que desenvolvem além das características varietais da sua origem outras características organolépticas devido a esse período de envelhecimento.

Seu consumo ideal varia dependendo de vários fatores, mas geralmente é mais ou bastante mais longo prazo que os vinhos jovens (normalmente entre 3 e 10 anos, embora alguns tenham capacidade até 20 anos.

Os vinhos crianza na sua maioria são tintos embora também tem muitos brancos e é raro encontrar rosé.
Dentro dos vinhos crianza segundo a regulamentação das denominações de origem espanholas há 3 subtipos:

CRIANZA, RESERVA E GRAN RESERVA. Cada conselho regulador das diferentes denominações de origem (D.O) estabelece períodos de tempo determinados para cada categoria. Os períodos aproximados da crianza move-se nestas margens:

CRIANZA Mínimo seis meses em madeira e até dois anos em garrafa. Crianza será então o vinho que tem um ano em madeira e outro ano na garrafa assim como aquele que tem 18 meses em madeira e seis na garrafa.

RESERVA Mínimo de um ano em madeira e até três anos na garrafa.

Até a próxima dica!!


Gostou das Dicas?
Compartilhe!

Beijo da Gu

Comentários