Café e Chocolate, Consumidos Diariamente TURBINAM o Cérebro, Segundo Pesquisa.

As boas surpresas envolvendo Café e Chocolate!
Quatro xícaras da bebida e 30 g de cacau melhoram desempenho em tarefas que exigem atenção.
Notícia que fez minha manhã começar muito bem!
Isso mesmo : Quatro xícaras de café (120 mL, ao todo) e 30 g de cacau (matéria-prima do chocolate) por dia,é uma receita simples para quem precisa melhorar a concentração. Ou seja, bebidas como cappuccino e mochaccino parecem ser boas ideias. É o que indicam os resultados de um estudo feito na Universidade de Clarkson, nos EUA.
Resultado de imagem para cafe e chocolate turbinam o cerebro
Um grupo de pesquisadores examinou os efeitos agudos do consumo dessas substâncias sobre a atenção e a motivação na hora de realizar tarefas que exigiam trabalho do cérebro (cognitivas). Eles ainda avaliaram os sentimentos de ansiedade, energia e fadiga.
O que chamou atenção dos cientistas foi a combinação da cafeína e do cacau se mostrar perfeita. Isso porque, quando estão juntas, essas substâncias garantem o que cada uma tem de melhor em sua composição. Um exemplo disso é que, sozinha, a cafeína pode provocar o aumento da sensação de ansiedade. Já o cacau age neutralizando essa possível consequência.
Resultado de imagem para cafe e chocolate turbinam o cerebro
De acordo com o endocrinologista e nutrólogo João César Castro Soares, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), são os efeitos químicos causados por essas substâncias no cérebro que provocam esses benefícios.

“A cafeína já é famosa pelos impactos enérgicos que provoca. Ela atinge o córtex cerebral diretamente, atuando na redução da fadiga, na melhora na concentração e na capacidade de raciocínio”, afirma.

Soares explica que o cacau, por sua vez, possui a teobromina, substância que estimula a produção da serotonina, neurotransmissor que leva à sensação de prazer e bem-estar. Outro fator é ser rico em compostos do complexo B, que aceleram as transmissões do sistema nervoso, melhorando a atenção e a concentração.
Resultado de imagem para cafe e chocolate turbinam o cerebro
Contudo, o especialista afirma que a moderação é a chave para que essas vantagens sejam validadas. O abuso no consumo pode provocar efeitos nocivos, como aumento da frequência cardíaca, aumento da insônia e palpitações – no caso da cafeína –, além de ganho excessivo de peso e impactos indiretos, como a elevação do risco de desenvolvimento do diabetes, quando se trata do chocolate. Por isso, é importante optar por aqueles com maior concentração de cacau (acima de 60%).

No experimento, que durou aproximadamente um ano, os participantes tiveram que beber uma forma líquida de cacau puro, cacau com cafeína, cafeína sem cacau e um placebo sem cafeína e sem cacau. Em seguida, foram realizados testes para avaliar as tarefas cognitivas e o humor dos participantes.
Imagem relacionada
Durante o processo, os envolvidos precisaram “trabalhar” para ganhar as bebidas. A atividade consistia na observação de letras que passavam numa tela na qual eles tinham que apontar quando um “X” surgia, depois de um “A”. Além disso, também precisaram apontar quando números estranhos apareciam em sequência. Para finalizar, fizeram contas de subtração.
Resultado de imagem para cafe e chocolate turbinam o cerebro
Segundo a avaliação do idealizador da pesquisa, professor Ali Boolani, a descoberta favorece especialmente as pessoas que exercem atividades que exigem foco, como estudantes e trabalhadores da área de tecnologia.

Só me resta continuar consumindo Café e Chocolate!

Beijo da Gu

Arquivo Pessoal /Site O Tempo /Thuany Motta

Comentários