Como surgiu o Irish Coffee ou Café Irlandês?


Se o papo é sobre café, que tal conhecer um pouco mais?
Hoje em dia, qualquer cafeteria que faça alguns drinks elaborados a partir do café irá oferecer o tal do café irlandês. Mas você sabe como surgiu o irish coffee?
Antes mesmo da ascensão das cafeterias e do café especial, a maioria dos estabelecimentos que trabalhavam com café já tinham esta opção em seus cardápios.

Mas o que é e como surgiu este drink com café? Do que é feito? E por que é tão famoso no mundo inteiro? A partir de agora, você vai conhecer um pouco mais desta apreciada bebida, principalmente em dias frios.
Toda fama gera um cover
Se você perguntar a qualquer pessoa que aprecie café, certamente ela saberá que o café irlandês é uma mistura de café quente com whisky e espuma de leite vaporizado.

É uma bebida tão popular que é servida no mundo inteiro. Mesmo assim, muitos baristas e profissionais de gastronomia acabam se desencontrando quanto à receita original.

Assim, é muito comum ver bebidas autorais por aí que não são a bebida irlandesa, mas uma variação sobre ela. Por exemplo, o carajillo da Colômbia ou café asiático de Cartagena, o nosso café com cachaça no Brasil e por aí vai…
Irish coffe autêntico, na própria Irlanda

Como surgiu o Irish Coffee?

Antes de sua invenção propriamente dita, era comum beber café com whisky ou outros destilados. Há registros de misturas semelhantes de mais de 150 anos atrás!

Em países como a Irlanda, por exemplo, o frio pode ser muito rigoroso. Agora, imagine naquela época, trabalhadores de fábricas, pescadores (a Irlanda é uma ilha ao norte da Europa) e agricultores trabalhando em péssimas condições climáticas e econômicas? Então, super normal ver o pessoal colocando um pouquinho de álcool no cafezinho para dar aquela esquentada.

Esta tradição também era muito comum na Escócia, na Alemanha, nos países nórdicos e, um pouco mais tarde, na França. Lá, acabou dando mais sofisticação e desenvolvendo novas receitas a partir de café, bebidas com alto grau alcoólico e xaropes.

Como surgiu o Irish Coffee?
De onde veio o irish coffee? Claro que da Irlanda! Dados históricos mostram que o café irlandês como conhecemos nasceu em 1900 e perdeu a bolinha 1943, lá pelas bandas de Foynes, no oeste da Irlanda.

Na década de 1940, esta região foi muito valorizada com um boom turístico que levou inúmeras pessoas para uma cidade, outrora, tão pacata. Com um porto e um aeroporto internacional, Foynes se tornou porta de entrada para viajantes ricos, celebridades e empresários.

Brendan O’Regan, em 1943, abriu naquele aeroporto uma cafeteria que, rapidamente, caiu no gosto de locais e turistas devido, principalmente, à boa comida servida.
Uma certa noite no inverno, um avião foi obrigado a voltar para o aeroporto devido ás péssimas condições climáticas. Com muito frio, Brendan e o chef criador, Sheridan, receberam os passageiros do voo em sua cafeteria com o famoso café com whisky e crema do leite. Foi um sucesso sem igual! Muitos perguntaram sobre o segredo do “café irlandês” e seus segredos.

Depois disso, a bebida foi batizada por Sheridan e incorporada de vez ao cardápio. Nascia o autêntico irish coffe, que se tornou a bebida oficial de boas-vindas aos estrangeiros que chegavam à Irlanda.

Ganhando cada vez mais fama mundial, o chef Sheridan se mudou em 1952 para São Francisco. Nos Estados Unidos, para trabalhar no Buena Vista Café, que lhe rendeu ainda mais fama pelo Irish Coffee.

O verdadeiro Irish Coffee
Atualmente, o Buena Vista Café de São Francisco continua servindo a bebida. São cerca de 2 mil taças de Irish Coffee por dia!

Ainda que sem ingredientes secretos ou preparação mirabolante, a bebida é um sucesso e segue a receita original do chef. Ficou curioso? Abaixo, você confere a verdadeira receita de irish coffee.

A receita original
O chef Sheridan, criador do café irlandês, dizia que deve-se servir a bebida em uma taça ou copo de vidro ou cristal, com a boca mais larga do que o corpo. Semelhante a um copo de cerveja, por exemplo.
Vamos à receita!

Escalde o copo com água quente, seque rapidamente.

Coloque no copo uma colher de chá de açúcar mascavo e uma medida de 40mL de whisky irlandês – não recomendamos o uso de whisky inglês, pra respeitar as brigas entre eles lá.

Preencha o copo com café bem encorpado e bem quente, deixando cerca de 1cm para atingir a borda. Mexa com cuidado para dissolver o açúcar.

Deixe cair a espuma de leite vaporizado, formando um montinho acima do copo e fazendo com que o líquido manche a crema.

Depois disso, não mexa e voilà! Está pronto o seu autêntico irish coffee.

Em alguns locais, as pessoas colocam um pouquinho de cacau, noz moscada ou canela em pó para finalizar.

O ponto chave para degustar o seu café irlandês é usar whisky de qualidade, um café muito bom e feito na hora e uma espuma de leite fresco.

Agora que você já sabe como surgiu o irish coffee, que tal tentar fazer aí na sua casa? Enquanto degusta seu irish coffee, comente aqui embaixo como foi a sua experiência. O que achou desse cafezão?

Delicie-se!
Beijo da Gu

www.coffeelover.com.br /Angélica Lebante

Comentários