6 Benefícios do Vinho á Saúde!


Vinho é algo que me dá prazer.🍷
Além do prazer, o vinho traz benefícios comprovados á saúde.
Para os amantes da boa mesa, não há refeição completa sem uma taça de vinho. E para a alegria dos amantes da bebida ( eu né meus amores?), não param de surgir novas pesquisas que atestam os benefícios do vinho para a saúde.

Veja uma lista detalhada dos benefícios do vinho através de seu consumo moderado:


1. O vinho pode melhorar a saúde do coração

O consumo moderado (até duas doses) de vinho tinto pode reduzir o risco de doenças cardíacas em aproximadamente 20%. Esta conclusão veio a partir de dados combinados de 51 estudos epidemiológicos que mostraram que tanto adultos aparentemente saudáveis quanto pacientes com histórico de ataque cardíaco e ainda pacientes com diabetes pareceram se beneficiar com o consumo da bebida.


2. O consumo moderado de vinho tinto e suco de uva está ligado a um menor risco de diabetes

Pesquisas recentes mostraram que pessoas que tomam regularmente vinho tinto ou suco de uva tiveram mais facilidade em manter regular o teor do açúcar no sangue. Tais resultados sugerem que são os componentes não alcoólicos do vinho tinto, principalmente os polifenóis, que têm um efeito benéfico sobre o açúcar no sangue e a função da insulina.
3. Consumir vinho pode prevenir doença de Alzheimer e demência

Nos últimos dez anos uma série de estudos tem relatado uma redução significativa dos riscos de qualquer declínio cognitivo, demência ou doença de Alzheimer em pessoas que consomem quantidades moderadas de álcool, principalmente o vinho tinto, em comparação àqueles que não bebem.

O consumo moderado de vinho tinto previne significativamente a deterioração da memória e o desenvolvimento de alterações no cérebro como o Alzheimer, foi o que apontou alguns estudos específicos feitos em animais.

Cientistas afirmam, no entanto, que em pessoas, mesmo as que não possuem comprometimento cognitivo, o consumo moderado de vinho tinto pode melhorar as funções cerebrais.
4. Vinho pode reduzir sintomas da depressão

Em um dos estudos mais recentes dedicados a investigar os benefícios do vinho tinto para a saúde, pesquisadores espanhois relataram uma taxa de 32% menos casos de depressão entre os consumidores de vinho.
O estudo foi publicado no site BMC Medicine, um jornal eletrônico de medicina. Nele foram analisados mais de cinco mil homens e mulheres com idade entre 55 e 80 anos durante sete anos e os resultados mostraram que aqueles que consumiam quantidades moderadas de álcool, principalmente na forma de vinho tinto na faixa de dois a sete doses por semana, apresentaram taxas significativamente mais baixas de depressão em comparação a pessoas que não ingeriam nenhum tipo de bebida alcoólica.

5. Consumir vinho pode retardar o crescimento de células de alguns tumores malignos 

De acordo com descobertas feitas por cientistas da Universidade de Creta, na Grécia, o vinho pode retardar o crescimento de células do câncer de mama e da próstata, além de evitar o desenvolvimento de tumores da boca.
Cientistas franceses, por sua vez, descobriram evidências de que o antioxidante do vinho chamado resveratrol pode conter o crescimento de células de câncer no fígado.

6. Vinho para uma vida mais longa

Pesquisadores da Harvard Medical School relataram que o vinho tinto tem propriedades que previnem o envelhecimento. Eles atribuíram estes benefícios do vinho especificamente ao resveratrol presente na pele das uvas roxas.
Os resultados da pesquisa, publicados na revista Cell Metabolismoffer, foram a primeira prova definitiva da ligação entre as propriedades antienvelhecimento de resveratrol e o gene SIRT1, um gene que codificam enzimas e proteínas estruturais no nosso organismo.

Embora as propriedades do vinho para manter a longevidade sejam ressaltadas desde a antiguidade, somente agora temos pesquisas que realmente atestam o fato.
Um brinde a vida!
Beijo da Gu

Fonte: mundoboaforma

Comentários