CAFÉ: O ponto comum entre as abelhas e nós humanos!


Salvem as Bees!
Se antes já era defensora desses insetos importantíssimos no papel de polinização, após esse estudo virei defensora NUMBER ONE.
Quem diria que as abelhas também são Coffee Lovers. Certeza que por essa você não esperava. Não somos os únicos nesse planeta que admira uma boa xícara de bebida cafeinada.

Isso é o que conta um estudo feito por pesquisadores britânicos, da Universidade de Sussex
Vou contar os detalhes!

Como foi feito esse estudo?
Foi percebido que a cafeína presente no néctar de algumas flores afetam o comportamento das abelhas de alguma forma, a intenção dessa parte do estudo foi entender como isso acontecia!
E o resultado foi interessante!
Abelhas são viciadas em café
Perto da colmeia um pesquisador colocou duas amostras do mesmo néctar para atrair as abelhas, uma amostra ao lado da outra. Porém em uma das amostras havia um toque de cafeína!

Com o que contei até aqui já é possível imaginar que a amostra cafeinada foi a preferida. Mas como isso acontecia? De forma inusitada, tudo através da dança!
A dança das abelhas!
A dança é uma forma de comunicação!
No estudo foi observado que quando as abelhas descobriam o alimento “fácil”, elas voltavam para a colmeia e no balançar das asas apresentavam o caminho da amostra preferida para as colegas.
Resultado de imagem para É tão bom que até as abelhas são viciadas em café
Claro que a amostra sem cafeína também era visitada, só que em uma frequência muito menor.

E assim foi possível afirmar que as abelhas gostam mesmo de cafeína e podem receber o selo “Coffee Lover”.

Até porque mesmo “saturadas” de néctar a abelha voltava até a amostra para se deliciar um pouco mais com a dose de cafeína disponível.

As abelhas são importantes, trabalham de forma organizada! No fim das contas até elas precisam de uma boa dose de cafeína para animar.
Resultado de imagem para É tão bom que até as abelhas são viciadas em café
Um detalhe não tão legal: O néctar com excesso de cafeína afeta na produtividade do mel. Mas a contrapartida positiva é que polinização de plantas que apresentam a cafeína é maior, pois a cafeína é uma atração.

Conclusão
É tão bom que até as abelhas são viciadas em café!

Compartilhe!
Beijo da Gu

Arquivo Pessoal /www.coffeelover.com.br/
Angélica Lebante

Comentários