Dia Mundial de Ação de Graças -Thanksgiving Day


Não me preocupo com a origem da celebração.
O que importa é agradecer, ser grato.
Gratidão merece sim ser celebrada.
Gratidão á Deus é o que torna tudo possível.
O Dia Mundial de Ação de Graças ou Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em inglês), é celebrado na última quinta-feira de novembro. Em 2023, no dia 23 de Novembro.
Esse dia tem significado de agradecimento, em que além de expressar gratidão a Deus, as pessoas reconhecem tudo de bom que receberam ao longo do ano e demonstram carinho entre si.

É uma das datas mais importantes dos Estados Unidos e do Canadá, assim como o Natal e o Ano Novo. Trata-se de um feriado nacional nos dois países, entretanto, no Canadá é celebrado em um dia diferente, na segunda segunda-feira do mês de outubro.

Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é uma data comemorada em família, por isso, é comum as pessoas viajarem para se reunir com os seus familiares. Além disso, são realizados desfiles, missas e festas.

Tradicionalmente, esse dia se difundiu após a época da colheita, com o intuito de agradecer pela fartura. Por isso, mesas fartas e famílias reunidas para realizar orações caracterizam essa data.

A iguaria mais consumida nesse período é o peru e, por esse motivo, a data também é conhecida como Dia do Peru (Turkey Day, em inglês). Outros pratos tradicionais que compõem a mesa é o purê de batata e tortas de abóbora, maçã e nozes.
Existe uma cerimônia em que o presidente americano perdoa dois perus. Isso quer dizer que ele livra esses animais da morte, já que milhões de perus são consumidos nessa ocasião.

Faz parte da história do feriado o tradicional desfile Macy’s Thanksgiving Day Parade, que é realizado desde o ano de 1924 pela loja Macy's na cidade de Nova Iorque.

Dia de Ação de Graças no Brasil
A comemoração foi instituída no Brasil pela Lei n.º 781, de 17 de agosto de 1949, sugerida pelo embaixador Joaquim Nabuco durante o governo de Gaspar Dutra.

Entretanto, apenas no ano de 1966, com a Lei nº 5.110, foi instituído que a comemoração ocorreria no mesmo dia que é celebrada nos EUA, na quarta quinta-feira de novembro.

No Brasil, nem todos comemoram o Dia de Ação de Graças. Geralmente, o dia de agradecimento fica a cargo de algumas igrejas protestantes, bem como de famílias cuja origem seja norte-americana.

Origem do Dia de Ação de Graças
Desde o século XVI, fundadores da Nova Inglaterra, localizada em Plymouth Colony, Massachusetts, comemoravam a colheita com a realização de uma festa.

No início, a comemoração era feita no outono. Isso aconteceu em 1621, quando as pessoas se organizaram para celebrar a colheita produtiva após terem tido um inverno bastante rigoroso. Desde então, todos os anos havia festa para agradecer as boas colheitas.

Em 1863, o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln decretou oficialmente que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia de Ação de Graças. A data passou a ser feriado nacional nos Estados Unidos a partir do ano de 1941.

E você , vai dar Graças hoje?

Beijo da Gu

Arquivo Pessoal /Pesquisa Internet

Comentários