Café Majestic no Porto, um dos mais Bonitos do Mundo.


Café cercado de tradição ,história e beleza.
Como não se encantar com esse tipo de assunto?
Eu sei que ainda estamos enfrentando a Pandemia, mas quando pudermos viajar já temos a dica.
E tem mais, Internet nos permite uma viagem sem sair de casa certo?
A cidade do Porto é seguramente das mais belas de Portugal. Muitos defenderão como sendo mesmo a mais bela. Ela possui, por isso, inúmeras razões para ser visitada. Por essa razão, tem-se tornado num autêntico chamariz de turistas, que surgem provenientes de diferentes continentes. Todos ficam absolutamente encantados com a cidade portuense.
Para os inúmeros turistas que chegam à cidade todos os meses, existem pontos de referência que surgem em qualquer guia que se preze sobre a cidade do Porto. Entre os pontos obrigatórios, está o incrível Café Majestic. Uma referência inevitável que faz parte da própria história da cidade. Por isso, fique a conhecer um pouco mais sobre este espaço.
Café Majestic no Porto, onde a memória, o requinte e a beleza se bebem de café em café.

Personalidades
Por este café tão especial passaram algumas das pessoas mais reputadas, como o almirante Gago Coutinho. Entre os artistas e escritores, a presença da famosa atriz Beatriz Costa foi marcante, mas por lá também passaram intelectuais como José Régio, Teixeira de Pascoaes e Leonardo Coimbra. Outro nome de referência na cidade, que por lá passou inúmeras vezes, foi Júlio Resende.
Café Majestic no Porto
Reabertura
No dia 15 de julho de 1994, o espaço reabriu as portas, após dois anos de intenso trabalho para devolver ao espaço o brilho dos primeiros dias, tornando-se desde essa altura um local onde se pode ver exposições, eventos importantes, tendo mesmo sido um espaço que serviu algumas vezes como palco televisivo.tória

Vivendo o esplendor da “Belle Époque“, o Porto viu abrir no dia 17 de dezembro de 1921 um luxuoso café que se tornou especial para a cidade. Abriu com o nome de Elite. O responsável pelo projeto foi o Arquiteto João Queiroz.

Extremamente bem situado, na famosa rua de Santa Catarina, no centro da cidade Invicta, este café cedo centrou as atenções dos portuenses, em plena “Belle Époque”, tornando-se ponto de encontro de artistas e escritores que usavam o espaço para tertúlias políticas e debates de ideias.
Café Majestic no Porto
Reunindo num mesmo espaço intelectuais, boémios, senhoras da alta sociedade, entre muitas outras almas encantadas com o novo café sensação, no dia 31 de agosto de 1981, ele foi decretado Imóvel de Interesse Público.

Mudança de nome
Apesar do sucesso do Elite, chegou-se à conclusão de que o nome poderia não ter sido muito feliz, pela sua aura monárquica que ia contra a ideia do ambiente republicano, burguês e chic dos portuenses da época. Tendo a cidade de Paris como influência, a escolha recaiu em Majestic, nome que continha o perfume de “Belle Époque” que se pretendia para este belo espaço.

Decoração
A sua decoração Arte Nova encanta qualquer indivíduo com bom gosto. A classe, o charme, a elegância e o requinte deste espaço estão em diferentes e diversos pormenores. São vários os detalhes que cativam o nosso olhar.
Café Majestic no Porto
Materiais como mármore e metal casam de forma incrivelmente cuidada, num requinte inigualável. A espelharia em cristal flamengo é de uma beleza rara. Os tetos de gesso extremamente belos, bem decorados.

Os bancos aveludados absolutamente encantadores. O verniz que faz realçar a bela madeira, proveniente de outros tempos… Tudo numa graciosidade ímpar, difícil de ver igual no Porto, num estabelecimento do genero.

Reputação e Premios
O Café Majestic é, hoje, reconhecido como um dos mais belos e representativos exemplos de Arte Nova na cidade portuense. Por isso, não é de estranhar que tenha recebido inúmeros prémios ao longo dos últimos anos, comprovando um reconhecimento nacional e internacional.

Entre eles estão, por exemplo, “Prémio Especial de Café Creme” (1999). Obteve também uma “Medalha de Prata de Mérito Turístico” (2000). O Café Majestic obteve ainda a “Medalha de Prata de Mérito Municipal – Porto” (2006). Mais recentemente, obteve o “Certificado do Prémio Mercúrio – O melhor do Comércio na área das empresas na categoria Lojas com História” (2011) e, ainda, a “Medalha Municipal Mérito – Grau Ouro” (2011).
Café Majestic no Porto
Tem conseguido conquistar a atenção internacional, tendo sido classificado pelo sítio cityguides como o 6º café mais belo do mundo. É, por isso, o mais belo café em Portugal! Outro reconhecimento importante e de inegável notoriedade foi o Certificado de Excelência da TripAdvisor.

Sensacional !!!

Beijo da Gu

https://ncultura.pt/ Márcio Magalhães

Comentários