Como tomar café sem açúcar?



Agora a Gu pirou de vez.
Café sem açúcar?
Muita calma nessa hora.
Há alguns anos passei a tomar o café sem açúcar.adoçante ou qualquer produto que adoce.
Tudo é questão de costume.
E cada um toma seu café como preferir ok?
Resultado de imagem para como tomar cafe sem açucar"
Aprendi que quanto mais açúcar ou adoçante que tenho que colocar para conseguir tomar o café, significa que os grãos foram escolhidos, torrados e preparados de maneira errada.
Café tem sabor único. Café é um fruto doce.
A seguir algumas mudanças que te levarão a apreciar o momento café de maneira inovadora.

Não necessariamente precisa ser considerado um crime colocar açúcar no café. Mas por vários motivos – inclusive saúde – cada vez mais novos adeptos a tirar o açúcar do café estão surgindo. Se você está nessa fase, esse artigo é para te ajudar!

Por onde começar a tomar café sem açúcar?
Resultado de imagem para como tomar cafe sem açucar"
Vamos mostrar alguns caminhos, o importante é não ter pressa e entender que o para para qualquer comportamento se tornar hábito requer o mínimo de esforço – você vai ver que alguns desses esforços nem vai pesar no seu dia!

1 – Escolha um bom café – Parece óbvio, mas esse ponto requer atenção!
Antes de mais nada, o ponto mais importante é a escolha da matéria prima! Escolha cafés melhores! Entenda o mínimo de classificação de qualidade para escolher um café melhor na gôndola dos supermercados ou procure alguma loja especializada em cafés para adquirir cafés especiais (ou de qualidade).

Isso porque cafés com qualidade superior tendem a passar por um processo de torra que destaque todos os pontos positivos do café. Entre eles a doçura, que é natural, sutil e deve estar presente quando preparado de forma adequada!

A torra escura ou extra-forte causa carbonização dos grãos, isso significa amargor na xícara! O principal motivo para querermos adoçar o café!

2 – Que tal diminuir a quantidade de açúcar?
Ao tomar um café de qualidade vai ficar fácil entender que não é necessário açúcar, ou pelo menos a quantidade de açúcar que se utiliza nos cafés tradicionais. Isso já vai te ajudar a reduzir pela metade o consumo do açúcar.

Como tomar café sem açúcar?
Experimente retirar aos poucos, você vai ver que é possível tomar café sem açúcar.
Resultado de imagem para como tomar cafe sem açucar"
3 – Preste atenção na extração do café! A hora do preparo conta muito!
O amargor do café não é só resultado de uma torra “que passou do ponto”. Existem componentes do café que são naturalmente amargos – a cafeína por exemplo. E a “super extração” do café destaca o amargor na xícara. O que pode te fazer querer adoçar o seu café, para que assim fique mais agradável ao seu paladar.

Atenção para a temperatura da água – não utilizar água fervente. Calor é um recurso de extração de componentes do pó do café. Quanto mais quente a água, mais extração ocorre. (Não é um motivo para utilizar água fria – isso deixará seu café “pobre” – 
Turbulência (mexer o café durante a extração) também é um recurso de extração. Não estou dizendo que é errado mexer o café – apenas atenção no quanto isso está interferindo negativamente no resultado final da xícara.

Tempo de extração também é um ponto de atenção, quanto mais tempo de contato do pó com a água, mais estará extraindo seu café – risco de super extração de novo!

E por fim, granulometria! Quanto mais fino seu café estiver moído, maior será a área de contato do grão com a água! Escolha a moagem certa para cada método!

4 – Harmonize seu café! – Com doce ou salgado
A melhor dica é essa!
Café harmoniza muito bem com outros alimentos. A harmonização em si tem a finalidade de tornar agradável sua experiência. O contraste e similaridade dos sabores dos alimentos podem te trazer boas experiências!
Resultado de imagem para harmonize seu cafe chocolate e queijo"
O chocolate é um bom aliado nesse caminho de descobrir como tomar café sem açúcar. Se você é da turma do salgado, experimente harmonizar com queijos – sério – é uma combinação incrível!

A interação dos alimentos com o café pode te ajudar muito a descobrir como tomar café sem açúcar.

5 – Sua saúde agradece! E muito!
Leve em consideração a sua saúde! Pensando por esse ponto de vista não vai faltar motivação para aproveitar muito mais seu café sem adição de açúcar!

Café é fruta doce, que vem do pé! Quando a bebida é proveniente de um bom trabalho de toda a cadeia só o café bastará – desde que preparado corretamente!

Aproveite seu café!
COMPARTILHE 

Beijo da Gu
Arquivo Pessoal /https://www.coffeelover.com.br/

Comentários