VINHOS: Saiba Diferenciar o Vinho Cabernet Sauvignon do Merlot


Sempre perguntam qual é o meu vinho favorito.
Digo que não tenho UM VINHO favorito, tenho momentos especiais.
Cada ocasião merece um vinho. Tinto, Branco, Rosé, Champagne, Espumante, Frisante...
O único ritual que sigo é dias mais frios me rendo ao Cabernet Sauvignon e dias mais quentes prefiro o Merlot.
Resultado de imagem para diferenças vinho cabernet e merlot
Procurei uma definição simples para escrever aqui e no Blog de Adegas e Vinhos encontrei uma artigo interessante.

"O vinho elaborado com Cabernet Sauvignon, assim como os feitos com uvas Merlot, está entre os mais consumidos entre os brasileiros. Hoje falaremos aqui no blog como diferenciá-los, já que comumente muitos não conseguem distingui-los.

Diferenciar apenas pela degustação realmente não é uma tarefa simples para os apreciadores iniciantes, mas dá para ir se aperfeiçoando com a prática. E, cá pra nós, é um exercício mais do que prazeroso.
E é na percepção dessas nuances que reside uma das magias de saborear a bebida em sua plenitude. Então, que tal abrir uma garrafa de Cabernet Sauvignon ou Merlot e prestar atenção às nossas dicas?

VINHO CABERNET SAUVIGNON TEM MAIS TANINO
Uma das características mais perceptíveis no vinho Cabernet Sauvignon é a sensação de “língua travada” ou “amarrada", como se estivesse acabado de comer uma goiaba verde.
Isso ocorre por causa da alta concentração de tanino, substância responsável por fazer o vinho passar uma impressão de textura mais seca e encorpada, devido ao seu efeito adstringente.

VINHO MERLOT É MAIS LEVE E FRUTAL ( por isso os consumo em dias mais quentes)
Resultado de imagem para diferenças vinho cabernet e merlot

Diferentemente do vinho Cabernet Sauvignon, o Merlot deixa uma sensação um pouco mais suave e aveludada na língua. Obviamente, por ter menos concentração de tanino e uma quantidade maior de álcool.
O paladar desses vinhos também se diferencia pelas notas de frutas e especiarias de cada um, mas há ainda sutilezas relacionadas ao tempo de maturação.

A uva Cabernet Sauvignon, quando jovem, confere à bebida aromas de frutas negras, como o cassis; e vermelhas, tais como morango e amora. Nessa fase, o sabor também tende a lembrar especiarias como a pimenta.
Já o sabor dos vinhos Merlot, quando jovem, possuem notas de frutas vermelhas como a cereja e a framboesa.

DIFERENÇAS NA TONALIDADE

Sei que as diferenças no paladar inicialmente podem parecer muito sutis. De fato são. Assim como a coloração, que também indica algumas características em cada uva.

O vinho Cabernet Sauvignon possui uma cor mais avermelhada, enquanto o de uva Merlot a tonalidade é mais puxada para o violeta."
Resultado de imagem para diferenças vinho cabernet e merlot
Então, está preparado para chamar os amigos e apreciar as sutilezas dos sabores entre vinho Cabernet Sauvignon e Merlot? 

Um brinde á Vida e aos bons momentos.

Beijo da Gu

Arquivo Pessoal / Bruno Hermenegildo

 

Comentários