8 Curiosidades sobre café que todo Coffee Lover precisa saber!


Se assim como eu, você é apaixonado(a) por café , considere-se um Coffe Lover.
E quando algo nos interessa, gostamos de saber tudo a respeito certo?
Pausa na tarde, para um papo sobre Café!
Conheça 8 divertidas curiosidades sobre café nessa notícia quentinha de hoje.
Vários estudos sobre café apontam benefícios como acelerar o metabolismo, melhorar a concentração e estimular a memória. Além disso, algumas pesquisas menos conhecidas nos trazem algumas informações interessantes, que nos fazem ficar ainda mais apaixonados por essa bebida.
Confira:
1- Café pode ajudar a prevenir Alzheimer e outras doenças
Um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Lisboa, em Portugal, afirmou que o consumo de café pode retardar os sintomas do Alzheimer. Outras pesquisas já provaram que beber café também diminui os riscos de doenças como diabetes tipo 2, depressão em mulheres e Parkinson.

2- Café ao redor do mundo
O café tem as suas particularidades para ser servido nos mais diversos locais do mundo. Na Áustria, por exemplo, o café é bebido juntamente com figos secos, já no Oriente Médio, são adicionadas especiarias como canela e alho. Na Bélgica, pedaços de chocolates são servidos no interior das xícaras, enquanto na Grécia, a bebida é acompanhada de um copo d’água bem gelado.

3- O composto químico da cafeína é parecido com um neurotransmissor do sono
Durante o dia, seu cérebro produz níveis naturais de adenosina, que regula a função cerebral. A cafeína “imita” esses receptores, com a mesma função de controlar a intensidade do seu sono. Por acaso, o composto químico dos dois é bastante similar.

4- Em um microscópio eletrônico, esta é a aparência da cafeína
A cafeína forma naturalmente pequenos cristais de 40 micrômetros de tamanho. A foto acima venceu um prêmio de fotografia científica em 2012, por mostrar algo comum e rotineiro em um ângulo diferente.

5- Só dá Brasil
Somos o maior produtor e exportador do mundo contribuindo com 30% da produção mundial. São 30 milhões de sacas produzidas ao ano, sendo que metade é exportada. Além de exportar, o Brasil é o segundo maior consumidor mundial de café.

6- Os efeitos da cafeína surgem 10 minutos após o primeiro gole
Em estudo da Universidade de Barcelona, na Espanha, mostrou que, após 10 minutos, alguma efeito já é notado no organismo. Em 45 minutos, o café já nos deixa mais alerta. Dependendo da velocidade com que o organismo absorve a substância, é possível manter esse efeito por 3 a 5 horas.

7- Abelhas também amam café
Resultado de imagem para abelhas amam cafe
O néctar de algumas flores possui níveis pequenos de cafeína, que é usada para atrair abelhas. A substância também melhora a memória do inseto, segundo estudo publicado no periódico Science.

8- Além da cafeína, vários compostos do café fazem bem para a saúde
Os outros compostos incluem antioxidantes, que protegem o corpo dos malefícios de radicais livres. Essas moléculas causam envelhecimento e estão associadas a doenças como câncer e problemas cardíacos, distúrbios que o café também ajuda a prevenir.

Leu essa notícia e sentiu falta de um cafezinho pra acompanhar? Prepare o seu e delicie-se!

Até a próxima!

Beijo da Gu

Arquivo Pessoal /Revista Galileu

Comentários