Porque Vinho Combina tanto com o Clima Frio?

Estamos  no Inverno.
Então nada mais correto que iniciar a  noite, escrevendo sobre o Vinho.
(Bela desculpa dona Gu)
Assim como a cerveja gelada é a marca do verão, o vinho é historicamente característico do inverno. Os motivos para o crescimento no consumo da bebida nos períodos de baixa temperatura são muitos, desde a sua harmonização até as reações que causa no organismo humano. A questão cultural também influencia diretamente, pois é mais comum reunir-se com os amigos ou família dentro de casa para apreciar um bom vinho no inverno do que no restante do ano. Todos esses fatores estão diretamente interligados e explicam porque vinho combina com o clima frio e está tão presente na nossa cultura quando associado a esta época do ano.


Vinho esquenta?
Muitas pessoas que consomem a bebida regularmente percebem que após uma certa quantidade ingerida, surge uma sensação de aquecimento do corpo. Para a maioria das pessoas, o “calorão” fica mais perceptível na região do rosto, inclusive as pessoas que apresentam um tom de pele mais claro tendem a ficar com as bochechas mais rosadas (como se estivessem com vergonha).

O fenômeno é o principal motivo porque o vinho combina com o clima frio: essas reações ocorrem devido a função vasodilatadora do vinho. Em outras palavras, as vias sanguíneas que tendem a se contrair nas baixas temperaturas se dilatam, permitindo a circulação de uma maior quantidade de sangue no corpo, causando a sensação de aquecimento: isso explica porque vinho combina com o clima frio.

Harmonização com pratos típicos do inverno
A harmonização de vinhos com alimentos típicos das épocas de baixa temperatura é um dos principais motivos para os altos níveis de consumo da bebida durante esta época do ano. Os Cabernet Sauvignon e Merlot geralmente são os mais consumidos devido a sua versatilidade em harmonizar com diversos tipos de pratos, variando de pizzas até foundues.

Uma das comidas típicas da estação que mais fazem sucesso são as sopas, que assim como a maioria das receitas da época, possuem sabor mais encorpado e muitas vezes gorduroso: um prato cheio para a harmonização ideal, assim como as massas e carnes.

Lembrando : Vinho ideal é aquele que você gosta. Que agrada seu paladar e bolso.
Salute!

Se beber NÃO dirija!

Beijo da Gu

Arquivo pessoal / www.bebidasfamosas.com.br

Comentários