Como preparar café de forma sustentável?


É possível não produzir lixo durante o preparo do café.

Dois métodos de preparo que vão te ajudar a preparar café de forma sustentável!

O preparo de café em casa na forma mais tradicional produz lixo!
O papel utilizado para o preparo de cafés filtrados. Mais água para lavagem dos panos de filtragem. Cápsulas para as máquinas automatizadas são exemplos de pontos de atenção que a questão ambiental vem pedindo.
Por isso, separei aqui dois métodos de preparo que vão te auxiliar a não produzir lixo na hora de preparar seu café.

Pour Over – Cafeor – Hario

Esse método de preparo é muito parecido com os coadores convencionais, tem as medidas e angulação do já conhecido Hario V60 tamanho 02, porém com um diferencial: Não é necessário utilizar filtro de papel!

E é por esse diferencial que esse método está entre as sugestões!

O corpo estrutural do método é em plástico resistente e a parede do filtro é uma malha de aço com tramas finas, isso garante a percolação do café sem a passagem de muitos resíduos.

Como característica sensorial, esse método resulta em uma xícara com óleos essenciais visíveis, pois sem o papel não há retenção dos mesmos no filtro.

Prensa Francesa ou French Press

A prensa francesa é um método muito conhecido, diria que praticidade é o ponto forte do método! Isso porque é necessário apenas o café moído e água quente para o preparo. O próprio método é um recipiente de serviço.

Assim como a Pour Over, a Prensa Francesa é um método que dispensa a utilização de outros filtros. A ponta do êmbolo possui uma malha de aço (um pouco mais espaçada que a trama da Pour Over) que é responsável pela separação do sólido e líquido da infusão de café.

Esse método é uma excelente escolha para quem procura um café com mais intensidade de corpo! Por utilizar a infusão como princípio de extração, os resultados são intensos. Isso é, com doçura muito presente quando a matéria prima for das boas.
E o que fazer com a borra?

A borra de café tem muitas finalidades interessantes, escrevi aqui no blog
https://www.papocomagu.com/2020/07/borra-de-cafe-para-pele-um-esfoliante.html

Beijo da Gu
https://www.coffeelover.com.br/ / Angelica Lebante

Comentários