Azeite de dendê é rico em vitamina que protege células e aumenta imunidade, diz estudo


Talvez por falta de costume, consumo pouquíssimo azeite de dendê.
Aliás acho que só quando eu como acarajé ...
Mas após ler esse estudo terei de rever meus hábitos culinários.


O azeite de dendê, ingrediente comum na culinária baiana, contém quantidades abundantes de compostos de vitamina E, como tocoferóis e tocotrienóis, que têm efeitos antioxidantes e protegem as células de danos causados por produtos químicos tóxicos produzidos por processos metabólicos.BLUEBAY/SHUTTERSTOCK

Um estudo realizado por pesquisadores da Malásia e da Líbia descobriu que a vitamina E pode, além de proteger células, ajudar a aumentar a resposta imunológica do corpo. A pesquisa, conduzida em células de fígado de camundongos, foi publicada no dia 3 de novembro de 2020 na revista científica Current Pharmaceutical Biotechnology.

Azeite de dendê aumenta imunidadeCHADAMAS TUAMMEE/SHUTTERSTOCK

O azeite de dendê, também chamado de óleo de palma, é rico em compostos de vitamina E, como tocoferóis e tocotrienóis, que ajudam a proteger as células de danos químicos tóxicos.
UGREEN 3S/SHUTTERSTOCK


Azman Abdullah, co-autor da pesquisa, explica que o estudo é o primeiro a identificar o efeito dos tocotrienóis sobre o Nrf2 no material genético do núcleo. O Nrf2 ajuda a regular as proteínas antioxidantes para prevenir o dano oxidativo no corpo.TSTAN 
RITAN/SHUTTERSTOCK

Diversos trabalhos científicos têm demonstrado efeitos benéficos do azeite de dendê no sistema imunológico, que incluem atividade antioxidante e anticancerígena, por exemplo.

Os pesquisadores esperam que as atuais descobertas abram caminho para remédios acessíveis para uma grande variedade de doenças.

Super Interessante né?

Beijo da Gu

https://www.vix.com/pt/saude - Paulo Nobuo

Comentários