DEPRESSÃO MASCULINA: 10 DICAS PARA SE TRATAR .


Já perdi a conta de quantas vezes escrevi por aqui sobre a depressão.
Mas é um papo tão sério, que hoje vou escrever sobre depressão masculina.
Sim. Homens sofrem com depressão também.
Nos dias de hoje, não é incomum cruzarmos com pessoas que sofrem de depressão. Seja na turma de amigos, no trabalho, na família — ou, quem sabe, você mesmo? No entanto, a despeito de sua prevalência devastadora — a doença afeta cerca de 22% da população mundial — a depressão masculina continua a ser um tabu. Da mesma maneira, a maioria de seus sintomas é tão imperceptível que é de fato difícil saber quem sofre da condição.

Muitas das pessoas que encontram-se nesse período de suas vidas evitam procurar ajuda porque temem ser vistas como problemáticas. Um fator agravante da depressão é que ela “deleta”, digamos assim, a convicção elementar de que um outro estado de espírito é de fato possível. Mas é justamente essa confiança, de que as coisas podem melhorar, que não pode ser perdida.
Se você estiver passando por um momento especialmente difícil, saiba que ele pode ser ultrapassado. O auxílio de um profissional adequado, assim como uma mudança em seu estilo de vida, poderão ajudá-lo a curto e a longo prazo. Atente-se a essas dicas que reunimos e dê o primeiro passo.

1# PROCURE AJUDA PROFISSIONAL

É comum relutarmos em procurar ajuda profissional porque temos vergonha, ou porque temos receio de dependermos de medicações. Mas, às vezes, o uso de antidepressivos ajuda bastante a lidar com a questão. Portanto, procure um psiquiatra e/ou um terapeuta. Isso o ajudará a identificar o melhor instrumento para lidar com a sua depressão. E jamais se automedique, porque isso só vai piorar as coisas.
PSIQUIATRA: Trabalha com medicação, para lidar com os sintomas. Quando você está numa crise aguda de depressão, tomar remédio pode ser necessário, para te estabilizar no curto/médio prazo.

PSICÓLOGO: Trabalha com terapia, para lidar com as causas. Para ter uma melhora sólida no médio/longo prazo, é fundamental passar por este processo de autoconhecimento.
O auxílio de um psiquiatra e/ou um psicólogo é essencial para tratar a depressão masculina

2# ESCREVA SOBRE O QUE ESTÁ SENTINDO

Para que as nossas mentes funcionem da melhor maneira possível, é necessário que nós a organizemos com alguma frequência. Se carregarmos conosco uma quantidade grande demais de bagagem emocional, de confusão e de frustração, seremos impedidos de viver vidas excitantes.

Escreva regularmente a respeito de seus próprios sentimentos e de sua vida em geral. Tal é a melhor maneira de organizar e priorizar os seus pensamentos e emoções. Isso também dará a você a oportunidade de se afastar emocionalmente e de analisar suas experiências, pensamentos e sentimentos com mais lucidez.

3# EQUILIBRE O SEU SONO

Uma pessoa deprimida tende a dormir muito pouco, a dormir demais ou a alternar entre esses dois estados. (Isso sem contar a temida insônia.) Em ambos os casos, os resultados são negativos. O ideal é ter equilíbrio, dormindo de 7 a 9 horas por noite. Esse expediente terá um impacto bastante positivo para a sua saúde mental e física. Mas como regular o sono com depressão?

ROTINA: Vá para a cama todo dia no mesmo horário, para habituar seu cérebro a dormir naquele horário. Esse processo de adaptação pode levar um tempo, mas é importante.
EXERCÍCIOS FÍSICOS: A prática regular de esportes ajuda a regular o nosso organismo como um todo. Uma das consequências é um sono melhor à noite.
EVITE TELAS: Nada de celular, TV ou computador antes de dormir. Isso agita o nosso cérebro. Uma alternativa melhor é ler um livro; ou ouvir podcasts; ou escrever reflexões num caderno para acalmar a mente.
A depressão masculina causa insônia, que por consequência agrava os sintomas da depressão; é importante quebrar esse ciclo vicioso

4# FAÇA 30 MINUTOS DE EXERCÍCIO TODOS OS DIAS

A ausência de atividade física é um dos fatores que agravam a depressão masculina, mesmo porque ela faz maravilhas pelo nosso bem-estar e pela nossa autoestima. São muitas as pesquisas que indicam a importância do exercício físico, destacando a sua eficácia em suavizar os sintomas da depressão, reduzir o estresse e a ansiedade e lapidar a memória e a autodisciplina.

Naturalmente, não é necessário que você se torne um atleta: 30 minutos diários tendem a ser o bastante para melhorar o seu humor e o seu bem-estar. Para aqueles que sofrem de depressão, é recomendável se exercitar ao ar livre. Por mais que o ambiente de uma academia possa ser agradável, caminhar em meio às árvores e à luz do sol tende a ser algo bastante agradável. Aliada ao exercício, uma alimentação saudável poderá fazer maravilhas por você. Inclua em sua dieta mais frutas e vegetais, e passe algum tempo distante da cafeína, do álcool e de outras bebidas que podem deixá-lo agitado.

5# PRATIQUE MEDITAÇÃO E YOGA

Estudos comprovam que a meditação auxilia-nos a assumir o controle de nossas emoções. Ela também nos guia em nosso processo de autoconhecimento, e faz com que nos sintamos mais confortáveis em nossa própria pele. Além de ser benéfica para a autoestima e para a redução de estresse e ansiedade, também nos torna mais otimistas e faz com que vejamos a vida de uma maneira mais positiva. Diversas vezes, a depressão masculina se caracteriza por um apego muito intenso ao passado ou por um medo igualmente intenso em relação ao futuro. A meditação o ensinará que momento atual é o que importa.

Nas palavras de Thich Nhat Han: “Nosso verdadeiro lar é o momento atual. Quando nós entramos profundamente no momento atual, nossas queixas e preocupações somem. Tal coisa nos leva a descobrir a vida com todas as suas maravilhas. Na maior parte do tempo, estamos perdidos no passado ou arrebatados pelo futuro. Quando estamos conscientes e em contato com o momento atual, aprofunda-se a compreensão do que está acontecendo e começamos a ser preenchidos por aceitação, alegria, amor e paz“.
A meditação é uma ferramenta eficaz contra a ansiedade que a depressão nos causa

6# NÃO SE AFASTE DAS PESSOAS

É comum que pessoas deprimidas se afastem dos outros e se afundar na solidão. Os seus pensamentos giram em torno dos seguintes temas:

Eu não tenho nada de interessante nem de positivo para dividir com outra pessoa.
Dá para perceber que essa pessoa se sente desconfortável quando está comigo.
Essa pessoa está mentindo ao dizer que gosta de mim. Ela realmente acha que eu não me dei conta disso?
Eu sei que essa pessoa não gosta de mim, mas por que ela tem que deixar isso tão óbvio? Ela não percebe que está me ferindo?
Eu deveria deixar os outros em paz. Estou sendo carente demais.
Se eu me apegar demais a outra pessoa, ela irá me abandonar e a minha dor ficará ainda pior.
Se eu me apegar demais a outra pessoa, irei deixá-la deprimida também.
Gente como eu não deveria ter amigos. É bastante egoísta da minha parte querer companhia.
É mais fácil ficar sozinho. Quando estou sozinho, não machuco ninguém além de mim mesmo.

Resista ao impulso de cortar relações com aqueles que se importam com você. Mantenha a sua família e amigos ao seu lado. Lembre-se também que os seus amigos e os seus familiares não lêem mentes, de modo que nem sempre estão conscientes do que está acontecendo com você. Então abra o jogo sobre o que está passando com você e peça ajuda. Aos poucos, você notará que a companhia de outras pessoas será uma excelente maneira de superar a situação em que se encontra.

7# MANTENHA A SUA CASA EM ORDEM

Dizem que o estado de nossos quartos indica o estado de nossa mente e de nosso emocional. E trata-se de um ciclo vicioso: a depressão produz a desordem e a desordem intensifica a depressão. Existe uma forte relação entre um ambiente desordenado e a depressão crônica. E, agora que você já sabe disso, arrume a casa. Mantenha-a limpa. Se a sua intenção é superar a depressão de uma vez por todas, então é necessário que o ambiente em que circula seja um reflexo desse comprometimento.

8# DEIXE PARA TRÁS O “E SE…”

Tente não pensar de maneira obsessiva no que já passou, e também não se puna pelos equívocos que cometeu no passado. Analise-os, aprenda com eles e deixe o mundo andar. Aceite que, dadas as circunstâncias em que se encontrava e os instrumentos e informação que tinha em mãos, você deu o seu melhor. Se as coisas não funcionaram como desejava, paciência. Outras coisas boas certamente o esperam. Não seja demasiadamente perfeccionista nem exigente consigo próprio. Não coloque em si mesmo expectativas altas demais, e não se puna se for incapaz de atingi-las.
A obsessão pelo passado é um sintoma clássico da depressão masculina; não se deixe dominar por estes sentimentos destrutivos

9# REDESCUBRA SEUS INTERESSES

Não é novidade para ninguém que as pessoas que estão passando por um momento mais delicado costumam perder o interesse que tinham pelas coisas que faziam sentido a elas antes. É uma tendência natural, porém trata-se de algo que você deve se esforçar para superar, para combater. Pense nas coisas que gostava de fazer antes de começar a se sentir assim. Pense em tudo o que despertava o seu interesse, e então volte a incluir tais atividades na sua vida diária. Se você costumava gostar de ir ao cinema, vá ao cinema. Se tocar violão o deixava alegre, toque violão. Redescubra as coisas que ama, e tire o melhor partido possível delas.

10# EVITE ÁLCOOL E DROGAS

Por fim, não caia na armadilha do álcool e das drogas. Eles oferecem uma ilusão de melhora, mas o que acontece é exatamente o oposto: isso só agrava os sintomas de depressão. Os homens, quando estão deprimidos, tendem a beber em excesso para fugir dos pensamentos negativos. Só que é um comportamento autodestrutivo, que obriga a pessoa a consumir doses cada vez mais altas e a se isolar emocionalmente. Isso sem contar o impacto brutal no corpo, que no médio prazo traz consequências terríveis à mente também.

Compartilhe as informações.

Com certeza irão ajudar alguém nesse momento.

Beijo da Gu

www.elhombre.com.br / Desenvolvimento pessoal - Saúde

Comentários