Vinho Frisante, Espumante e Champagne . Entenda as diferenças de cada um.


Final de Ano, festas, confraternizações,
eventos,sempre pedem um brinde especial. Não é por ter "bolhinhas"que é Champagne.
Pessoas que não conhecem vinhos ( eu por exemplo) costumam classificar genericamente como champagne ou como espumante qualquer vinho que produza borbulhas. E isso acontece muito mais do que se imagina. No entanto, existem diferenças básicas entre eles, sendo cada um denominado segundo alguns princípios conhecidos há séculos pelos apreciadores dos produtos provenientes da uva.

Então, vamos conhecer um pouco da diferença entre os vinhos champagne, frisante e espumante.

Resultado de imagem para champagne marcas

Champagne

Resultado de imagem para champagne marcas
Champagne, o espumante mais original
O champagne é o espumante original. A palavra champagne é um derivado da palavra latina campagnia, uma região campestre localizada ao norte de Roma. O verdadeiro champagne tem origem exclusivamente na região de Champagne, situada a 150 quilômetros de Paris.
*O champagne é um espumante especial que leva o nome de sua região de nascimento.

Trata-se de um vinho fino, com uma das produções mais complicadas e elaboradas do mundo vinícola, envolvendo diversas etapas. O vinho é fermentado naturalmente, devem ser provindos da uva chardonnay, pinot noir e pinot meunier e precisam ter os cuidados específicos para serem levados ao consumo.
 Dica da Gu :Champagne é um tipo de vinho que só pode levar esse nome se for produzido em sua região de origem, na França, o que vale dizer que nenhum outro espumante pode levar o nome champagne.

Vinho Frisante

Frisante: menos gás e sem espuma
O vinho frisante é um produto com pouco gás carbônico, que é produzido naturalmente do processo de fermentação da uva, tendo praticamente a metade do gás carbônico encontrado nos espumantes. O frisante fermenta somente uma vez e é a partir dessa única fermentação que é produzido o gás carbônico. Os mais conhecidos frisantes são os produzidos na Itália, conhecidos como lambruscos.
Resultado de imagem para vinho frisante lambrusco
*Frisantes e espumantes são vinhos fermentados e mantidos com o próprio gás produzido na fermentação.
 Dica da Gu :É importante lembrar que as cidras, muito populares no Brasil, são bebidas com gás carbônico inserido artificialmente, e não produtos de fermentação, não podendo, portanto, serem consideradas nem frisantes e nem espumantes.

Espumante

Espumante, nascido do vinho fermentado
O espumante é um vinho com gás carbônico originário da segunda fermentação natural de um vinho base que já estava fermentado, o que demanda dizer que não há adição artificial de gás carbônico. O espumante sempre é elaborado através de uvas próprias para a fabricação de vinhos finos.

Os vinhos espumantes são produzidos em quase todos os países vinícolas, sendo que sua maioria é produzida na França, que criou alguns métodos para sua elaboração, fazendo com que surgissem diferentes tipos de espumantes em outros países:
• Prosecco, que é natural da região vinícola do Vêneto, no norte e nordeste da Itália, região que produz excelentes vinhos brancos e espumantes nas sub-regiões de Conegliano e Valdobbiadene. O prosecco, durante muitos anos, foi um nome utilizado para denominar a uva, que tem o nome original de glera e que é usada na elaboração dos espumantes.

• Asti, um vinho espumante mais adocicado, com baixo teor alcoólico, elaborado com a uva moscato, que é tradicionalmente feito de com um método mais específico, com uma única fermentação em tanques com retenção do gás carbônico liberado. A fermentação, na produção do asti, é interrompida por resfriamento assim que são atingidos os teores adequados de álcool e de açúcar, que ficam em torno de 7 a 9 Gl e de 3,5%, respectivamente.
• Sekt é o vinho espumante originário da Alemanha, que possui uma doçura típica da fruta com que foi produzido. O sekt de tipo seco é chamado de trocken.

• Cavas é o espumante produzido na Espanha, na região da Catalunha e de Penedés, onde são produzidos quase todo o vinho espanhol. A região é costeira, com um clima mediterrâneo bastante suave, tendo influência do clima subcontinental do norte. As videiras ali cultivadas trazem um sabor adocicado todo próprio, por estarem localizadas mais próximas à costa marítima, em altitudes que não superam os 200 metros acima do nível do mar.
Agora sabendo as diferenças e mesmo não sendo um expert no assunto, escolha o que melhor lhe agrada o paladar e o bolso.

Salute.🍷

Beijo da Gu

Comentários