Azeite de Oliva. Conheça os Tipos e Seus muitos Benefícios á Saúde!


Há décadas que faço uso do Azeite de Oliva.
Sabor único. Aroma inconfundível.
MAS azeite de verdade, por favor.
Não se iluda com essas marcas super baratas que na realidade são apenas óleo comum. Não dá pra ser Azeite por R$7,00 rsrsrs
Além do uso culinário, o Azeite de Oliva tem uso cosmético, medicinal...
Resultado de imagem para beneficios do azeite
Tipos de azeite
Diversos fatores influenciam na qualidade do azeite de oliva, como a variedade da azeitona, condições climáticas na etapa de produção, tipo de solo, práticas do cultivo, estado de maturação do fruto, acidez e tempo de processamento das azeitonas após a colheita. Sendo assim, o azeite pode ser classificado em diferentes tipos:
azeite extravirgem
Possui acidez menor ou igual a 0,80%, e é bem avaliado nos testes sensoriais. É um produtos de alta qualidade e normalmente utilizado na finalização de pratos ou saladas.
azeite virgem
Boa qualidade, mas pode apresentar “defeitos” de cheiro e sabor em comparação ao azeite extravirgem. Apresenta acidez entre 0,8 a 2%.
Resultado de imagem para beneficios do azeite
azeite virgem lampante
Tem acidez superior a 2%. Não pode ser consumido diretamente e, para que possa ser comercializado, deve passar por refinação. A partir do azeite lampante, podem ser fabricados mais dois tipos de azeites:
Azeite refinado: obtido de azeitonas com alterações sensoriais, normalmente devido a problemas climáticos. Através do refino, é eliminado problemas referente a cor, sabor, aroma, além de parte das vitaminas e outros nutrientes. Porém, a estrutura química do azeite não é modificada, resultando em um produto com acidez máxima de 0,3%. Não é vendido aos consumidores, sendo destinado exclusivamente ao uso industrial. O azeite refinado pode ser misturado com outros tipos de azeite, como o azeite virgem ou extravirgem. Deve possuir acidez igual ou inferior a 1% e é classificado como azeite de oliva.
Azeite composto: é um azeite de qualidade inferior, constituído de azeite refinado misturado com outros tipos de óleos, como o óleo de soja.
Azeite de oliva
Mas Gu o que significa a acidez do azeite?
A acidez determina a qualidade do azeite. O conteúdo de acidez depende de vários fatores, como por exemplo, as pragas que estiveram em contato com a oliveira, o clima, a manipulação das azeitonas, o processo de produção e armazenamento do azeite. Qualquer dano sofrido pela azeitona durante a colheita, transporte e estocagem, causa alterações e aumento da acidez.
Qual o melhor azeite de oliva?
Os azeites de oliva extravirgem são considerados os melhores para consumo devido à baixa acidez. No momento da compra, deve-se preferir aqueles com embalagem de vidro e escuros, pois a incidência de luz pode oxidar o óleo. Em casa, também devem ser armazenados em local escuro, longe do calor.
Como consumir azeite?
O azeite de oliva pode ser utilizado apenas na finalização dos pratos ou refogados simples, que não ficam muito tempo expostos ao calor, já que altas temperaturas alteram as características e benefícios do azeite. Apenas uma ou duas colheres de sopa ao dia já oferecem todos os seus benefícios.
Resultado de imagem para beneficios do azeite
Benefícios do azeite de oliva
1-Contribui para o controle do colesterol e favorece a saúde cardiovascular
2-Auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis da dieta (vitaminas A, D, E, K)
3-Fonte de antioxidantes, pode prevenir doenças degenerativas e câncer
4-Ação anti-inflamatória
5-Fonte de gordura mono e polinsaturadas, benéficas para a saúde
6-Fonte de vitamina E

Agora que você conhece mais um pouco sobre o Azeite de Oliva, que tal inclui-lo no dia a dia?
Delicie-se!
Beijo da Gu

Fonte : Internet

Comentários