Vinhos fortificados são aqueles aos quais é adicionado álcool vínico em algum momento do processo de elaboração, com o fim de aumentar seu teor alcoólico e favorecer melhor sua conservação.

Estes vinhos tem sua origem na metade do século XVIII graças as longas viagens em barcos em que era costume jogar álcool aos vinhos para que duraram mais tempo, pois o álcool é um potente antimicrobiano e reforça sua estabilidade. De fato, como não poderia ser de outro jeito, os ingleses muito tiveram que ver com as técnicas de elaboração e gostos dos vinhos como na sua popularização devido à vocação navegadora.

Conforme foi avançando o século e já entrando no século XIX em vez de adicionar álcool ao vinho quando já estava acabado, começou se acrescentar quando estava em pleno processo de fermentação alcoólica pois deste jeito aportava mais intensidade e corpo aos vinhos.
Quando o álcool é adicionado durante o processo de fermentação ele se "apaga" ficando parte dos açúcares sem fermentar, dado que o nível de álcool é demasiado alto para permitir a vida das leveduras. Esse processo de apagado pode realizar se de uma ou varias vezes. O resultado dele é um grande vinho de guarda, aromático e complexo e sobre tudo doce.
Beijo da Gu
Fonte : Pesquisa livre Internet
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui.
Leio e respondo.
Beijo da Gu