Vinhos Fortificados ou Vinhos de Licor


Primeira quinta-feira de 2019 e o Papo de Sommelier é sobre Vinhos Fortificados ou Vinhos de Licor.
Nora Ibarra explica :
Vinhos fortificados são aqueles aos quais é adicionado álcool vínico em algum momento do processo de elaboração, com o fim de aumentar seu teor alcoólico e favorecer melhor sua conservação.
Resultado de imagem para vinhos fortificados
Estes vinhos tem sua origem na metade do século XVIII graças as longas viagens em barcos em que era costume jogar álcool aos vinhos para que duraram mais tempo, pois o álcool é um potente antimicrobiano e reforça sua estabilidade. De fato, como não poderia ser de outro jeito, os ingleses muito tiveram que ver com as técnicas de elaboração e gostos dos vinhos como na sua popularização devido à vocação navegadora.
Conforme foi avançando o século e já entrando no século XIX em vez de adicionar álcool ao vinho quando já estava acabado, começou se acrescentar quando estava em pleno processo de fermentação alcoólica pois deste jeito aportava mais intensidade e corpo aos vinhos.
Quando o álcool é adicionado durante o processo de fermentação ele se "apaga" ficando parte dos açúcares sem fermentar, dado que o nível de álcool é demasiado alto para permitir a vida das leveduras. Esse processo de apagado pode realizar se de uma ou varias vezes. O resultado dele é um grande vinho de guarda, aromático e complexo e sobre tudo doce.
Resultado de imagem para vinhos fortificados

Nora Ibarra
e-mail noraspa@hotmail.com
(48)99608-3363

Beijo da Gu

Comentários