Trem de Passageiros entre Santos e São Paulo faz Viagem de Teste pela Primeira Vez essa Semana.


Viagens de trem me fazem voltar á infância, quando ia visitar meus avós no Interior de São Paulo com minha mamãe.
O vagão Restaurante me fazia sentir em um conto de fadas.
Resultado de imagem para Trem de passageiros entre Santos e São Paulo
Esse foi o motivo para compartilhar aqui com vocês essa possível opção que com certeza agradará a muitas pessoas (eu por exemplo).
Trem seria aposta para desafogar rodovias da região e, segundo o deputado estadual Kenny Mendes, previsão é de implantação ainda neste ano.
Resultado de imagem para Trem de passageiros entre Santos e São Paulo
Um trem metropolitano que pode transportar passageiros entre Santos e São Paulo foi testado nesta terça-feira (18) pela primeira vez. Ele saiu da estação da Luz do Metrô, em São Paulo e desceu a serra em direção ao Terminal de Passageiros de Navio de Cruzeiros de Santos. O teste foi concluído com sucesso e, segundo o deputado estadual Kenny Mendes, o projeto poderá entrar em vigor ainda neste ano.
Imagem mostra trem no topo da serra, se preparando para descer pra Baixada — Foto: Divulgação/EMTU
A ideia, que surgiu em junho do ano passado, é que o trem suba e desça a serra sem problemas e transporte passageiros de São Vicente, Santos e Guarujá até São Paulo e vice-versa. Também está prevista uma parada em Cubatão, antes da Serra, e a integração com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

"A locomotiva é da CPTM, mas o serviço seria operado pela EMTU. Realizamos o primeiro teste e tudo correu bem, foi um sucesso. A implantação do serviço dependerá dos próximos testes, mas a ideia é que entre em vigor ainda neste ano", explica o deputado.
Segundo ele, o projeto surgiu na campanha do atual governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em julho 2018. Para Kenny Mendes, as rodovias da região estão saturadas. "O prefeito Mourão entrou em contato comigo e pediu sugestões de pauta. Falamos sobre essa alternativa de transporte", comentou.

Ainda segundo o deputado estadual, outras estações estão sendo estudadas para serem colocadas no trajeto. O preço sugerido também está sendo estudado. A previsão é que a passagem varie entre R$ 15 e R$ 20.

O G1 entrou em contato com a EMTU, que não quis se pronunciar sobre o assunto. Em nota, a CPTM informou apenas que 'foi realizada uma viagem técnica para analisar os trilhos para embasamentos de estudos que estão sendo realizados'.

Estou na torcida!

Beijo da Gu

Arquivo Pessoal /g1.globo.com - Andressa Barboza, G1 Santos

Comentários