Cabelos. Cuide das Madeixas no Inverno.

O Inverno parece conspirar contra harmonia capilar.
Assim que a estação muda, os cuidados com o cabelo devem ser repaginados, incluindo a introdução de ingredientes emolientes, nutritivos e hidratantes nos xampus, condicionadores e leave-ins. 

O Objetivo é combater o ressecamento causado pelo vento frio e ar seco típico do inverno, além do uso excessivo de secador, chapinha e da própria água quente no banho.
aqui os componentes que devem constar no rótulo de seus cosméticos capilares e aqueles que devem ser deixados de lado de acordo com Renata Souza, especialista em tratamentos capilares naturais do SpaDios.

LEIA OS RÓTULOS!
Para aderir:

Queratina
"A cadeia de aminoácidos rica em queratina representa cerca de 90% do fio e é responsável pelo crescimento e vitalidade", explica Renata. A proteína em questão cumpre a função de manter a água dentro dos fios e de fortalecimento capilar.
Colágeno
O colágeno é outro ingrediente capilar que é responsável por reter a água nos fios, manter as fibras capilares unidas e a dar elasticidade. "A falta de colágeno compromete o movimento e o viço do cabelo. Do mesmo jeito que age na pele, o colágeno atua na hidratação e faz com que os fios fiquem mais maleáveis", detalha.
Aminoácidos
Quando se aplica cosméticos ricos nessas substâncias acontece a reposição do principal componente dos fios.
Chia
Além de ser rica em proteína, a chia contém ácidos graxos e vitaminas que ajudam a preservar a hidratação dos fios, sem deixar resíduos. A semente possui grande atuação na reconstrução de cabelos com química, quebradiços e descoloridos.
Jojoba
Resquícios de xampu, finalizadores e sprays se acumulam no couro cabeludo e fazem com que a absorção de nutrientes seja prejudicada por conta da obstrução dos folículos. A jojoba, por sua vez, desobstrui esses canais e auxilia na renovação das células. "Os principais ativos da jojoba são as vitaminas E e B, que têm grande poder antioxidante, o que faz com que os poros e folículos absorvam mais nutrientes e retenham mais água".
Para descartar:

Álcool
O álcool compõe muitos finalizadores e produtos em textura de gel. "Quando em grande concentração, o álcool facilita a evaporação da água presente nos cabelos, reduzindo sua umidade natural", alerta.
Sulfatos
Presente na maioria dos xampus, o sulfato contém altíssima ação detergente. Responsável pela espuma formada durante o banho, eles limpam bem os fios e couro cabeludo. Porém, essa limpeza leva consigo os compostos bons e ruins das fibras, como os lipídios essenciais, proteínas e nutrientes, deixando os fios opacos e ressecados.
Petrolatos
Parafina, óleos minerais e alguns tipos de silicones são exemplos de ingredientes derivados do petróleo e comuns em cosméticos. À primeira vista, eles são responsáveis por dar uma aparência de hidratação, mas não se engane: "ao entrarem em contato com o cabelo, eles criam uma película impermeável que maquia o fio, encapando-o, mas que dificulta a entrada de nutrientes", finaliza.

Cuide da saúde e beleza dos cabelos.
Fique incrível no Inverno também.
Beijo da Gu

Fonte : Internet / Arquivo Pessoal

Comentários