Dia dos pais e sempre surge a dúvida qual presente comprar.
O melhor presente
Companheiro de todas as horas, que chega cansado do trabalho e ainda tem fôlego para as brincadeiras com os pequenos ou tirar dúvidas escolares dos filhos maiores; grande colaborador da paz e harmonia do lar, além de contribuir com o desenvolvimento do caráter e da personalidade dos filhos. Uma pessoa que comemora o seu sucesso e se entristece ao vê-lo com algum problema e que tudo faz, sem medir esforços, para que sinta-se feliz e realizado, merece o melhor presente todos os dias: amizade, gratidão e amor.
Entretanto, todos gostam de presentear os pais com os mais variados tipos de presentes, nas mais importantes datas, como: aniversário, Natal, dia dos pais e sucesso profissional, entre tantas outras.
Um presente fino e elegante, que oferece requinte para qualquer ocasião e pode ser encontrado para todos os gostos e a preços acessíveis a todas as classes sociais, são os vinhos. Lembrando que os melhores vinhos nem sempre são os mais caros.
Dar um vinho de presente para o pai, degustar e tomar junto, se maior de dezoito anos, é de um valor inestimável. Geralmente os homens preferem os vinhos tintos mais encorpados e os com uma certa experiência, apreciam os espanhóis, italianos e fortificados, além dos clássicos italianos e portugueses.
São muitos e muitos os vinhos indicados para presentear os pais. Observe alguns deles, com preços que variam de R$ 30,00 a R$ 150,00, com algumas exceções para preços bem mais altos.
Que tal escolher um vinho que combine com seu pai?
Dicas de vinhos
1-Cabernet Sauvignon Chileno El Bosque
Indicado para acompanhar queijos, carnes brancas e vermelhas, é um tinto seco bem estruturado, encorpado, rico, concentrado e complexo, que tem o aroma combinando tabaco, baunilha, chocolate e cassis. Tem teor alcoólico em 13,5% e o seu produtor é Santa Carolina. O nome Cabernet Sauvignon vem das principais uvas com que é fabricado, podendo ser encontrado, também, de outros produtores, como: Antares e
Viña Casa Blanca.
2-Malbec Argentino Andeluna 1300
Produzido 100% com uva malbec, é um excelente acompanhamento para pratos feitos com lombo suíno, embutidos de média defumação e grelhados. É da safra 2011, produzido por Andeluna Cellers, apresenta-se em garrafa de 750 ml e possui 14% de teor alcoólico. Outros produtores: Bodegas Chandon, Alta Vista, Goulart, etc.
3-Hartenberg Cabernet Sauvignon Shiraz
Vinho tinto, produzido com uvas cabernet sauvignon e shiraz, tem 14,4% de teor alcoólico, aroma olfativo de cerejas, hortelã, morango, amoras maduras e cominho; aroma degustativo frutado e é um bom acompanhante para cordeiro assado, carne grelhada e massas.
4-Caladessa
Tinto português maduro, que oferece a sensação de se estar tomando um vinho do Porto. Fica durante um ano e meio em barris de carvalho francês e, depois de um ano é engarrafado. Traz aromas de compota de ameixa e frutas maduras. Produzido a partir da touriga nacional, uva com que é feita a base dos vinhos do Porto, tem 14% de teor alcoólico.
5-Ruffino Chiante Dog 2010
Vinho tinto italiano, composto por 75% de uva Sangiovese e 25% de Canaiolo e Colorino, é amadurecido em tanques de concreto e inox. Tem 12,5% de teor alcoólico, é saboroso, fresco e corpo médio. Harmoniza-se bem com carne de panela, espaguete, lasanha, filé à parmegiana, costela com farofa e muitos outros pratos preparados para os finais de semana, pois é um vinho bastante versátil.
6-Scaia Rosso IGT 2011
Vinho tinto italiano, fresco, intenso, bem equilibrado e corpo médio, vai bem com risoto, carne suína, linguiça e espaguete. Produzido com uva Corvina 100%, é amadurecido em tanques de aço inox e tem 13% de teor alcoólico.
7-Guidalberto IGT 2010 – Double – 1500ml
Tinto toscano, apresenta 14% de teor alcoólico. Sua fermentação acontece em tanques inox e dura quinze dias; depois é guardado em barricas de carvalho americano e francês durante um ano para, depois, ser engarrafado. É redondo e equilibrado, ideal para acompanhar carne assada e os queijos de sabores fortes. O seu preço é um pouco alto.
8-Barulo Casa Martelletti Docg Nebbiolo
Vinho tinto italiano, aristocrático e recomendado para acompanhar carnes vermelhas cozidas no vapor e queijos. É produzido com uva Nebbliolo, vem em garrafa de 750 ml e possui 14% de teor alcoólico. Seu envelhecimento é de cinco anos, sendo quatro de refinamento em barris de carvalho.
9-Sangre de Toro 2010
Vinho tinto clássico espanhol, com aromas de frutas negras maduras, equilibrado e ideal para acompanhar picanha grelhada, ensopados e pernil suíno. Tem teor alcoólico em 13,8% e é produzido em 65% uva garnacha e 35% mazuelo.
10-Kit Vinho do Porto
Com teor alcoólico em torno de 20%, é composto por cinco garrafas, com 50 ml cada, sendo: branco seco, branco extra seco, branco doce, tawny e ruby.
Dicas sobre vinhos
A temperatura ideal para servir vinhos tintos é entre 13 e 16 graus.
O vinho do Porto deve ser tomado ao final das refeições ou em outras ocasiões, mas nunca durante alguma refeição. Deve ser em pequena dose, em cálice.
Ao comprar o vinho do Porto, que não tenha a data da colheita, escolha a data de engarrafamento mais recente.
Caso não saiba que vinho oferecer de presente, dê um vale vinho, de alguma loja especializada.
Escolha, se possível, o vinho da preferência do presenteado. Se ele possuir uma adega, pesquise os rótulos existentes para ter uma ideia. Caso em sua adega se encontrem muitos tipos, ofereça-lhe um diferente, que figure entre os premiados do ano, ou a melhor safra, por exemplo. Bom vinho para presente, também pode ser um francês, pois a França é o segundo maior produtor. Brinde com seu pai a felicidade de viver.
Beijo da Gu
Arquivo Pessoal //www.meliuz.com.br
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui.
Leio e respondo.
Beijo da Gu