Baco - A História do deus do Vinho ! Romance entre deuses e mortais.


Desde menina a Mitologia Grega me faz sonhar, pesquisar, estudar e compreender um pouco mais o ser humano.
Resultado de imagem para baco a historia do deus do vinho

Na fase adulta me rendi a Baco.

 Vinho é história, é romance, é prazer ,é cultura.(Sem contar o sabor 🍇🍷)
Quando você pensa em mitologia grega, qual o primeiro deus que lhe vem à cabeça? 
 Zeus, Hera ou Apolo?
Porém existem outras divindades que não são muito lembradas, mas que possuem um importante papel na história mitológica.
Um desses casos é o do deus Baco (também conhecido como Dionísio na mitologia greco-romana). Não muito importante na hierarquia divina do Olimpo, Baco é conhecido como o deus do vinho, uma figura boêmia e festiva que se tornou o símbolo do hedonismo (dedicação ao prazer como estilo de vida.).

Por isso o Vinho é a BEBIDA DOS DEUSES!

A origem do deus do vinho
Baco é fruto do relacionamento de Zeus — o deus dos deuses — com Sêmele, uma mortal. Apesar de ter cativado Zeus e engravidado dele, Sêmele sentiu que precisava provar a todos quem realmente era o seu amado, porém essa atitude enraiveceu o deus, que castigou a pobre mulher com seus raios, salvando apenas seu filho.
Baco: conheça a história do deus do vinho
Para terminar a gestação do bebê que estava em Sêmele, Zeus costurou o pequeno Baco em sua coxa e o escondeu de sua ciumenta mulher, Hera, durante algum tempo. Dessa estranha gravidez, nasceu o deus do vinho.

O mito de Dionísio é um dos mais antigos de todo o acervo mitológico grego, sendo que alguns registros o datam do século XIII a.C., ou seja, cerca de três mil e trezentos anos atrás!

As deidades (Divindade ou ser divino) e o culto a Baco
Baco é considerado o protetor da vinhas e do vinho, é um deus ligado à boêmia e à festa. Ele também é visto como o protetor da fertilidade e do teatro. Na Grécia Antiga, os cultos a Dionísio eram regados a muito vinho, erotismo e fantasias.
 Ele é o deus de tudo o que é perigoso, incerto e tentador.
Resultado de imagem para baco
Pelo fato de estar ligado à fartura e aos excessos, o deus Baco é apontado como o deus do vinho, já que a bebida era um importante símbolo de festividade. Segundo a mitologia, a relação de Baco com essa bebida tem origem na figura de seu professor chamado Sileno. Foi ele quem ensinou a cultura da vinha e a fabricação da bebida ao jovem deus.
Os atos religiosos realizados em homenagem a Baco eram famosos pelo alto consumo de vinho entre os participantes, sendo que muitos entravam em uma espécie de transe. 

Além do álcool, algumas manifestações em nome de Dionísio envolviam erotismo. O termo "bacanal" tem origem na palavra utilizada pelos seguidores de Baco para designar suas festas em nome desse deus.
Agora que você conhece a história, que tal abrir uma garrafa de vinho para comemorar?

Beijo da Gu🍇🍷

Fonte : Arquivo Pessoal / Famiglia Valduga

Comentários