Na fase adulta me rendi a Baco.
Vinho é história, é romance, é prazer ,é cultura.(Sem contar o sabor 🍇🍷)
Quando você pensa em mitologia grega, qual o primeiro deus que lhe vem à cabeça?
Zeus, Hera ou Apolo?
Porém existem outras divindades que não são muito lembradas, mas que possuem um importante papel na história mitológica.
Um desses casos é o do deus Baco (também conhecido como Dionísio na mitologia greco-romana). Não muito importante na hierarquia divina do Olimpo, Baco é conhecido como o deus do vinho, uma figura boêmia e festiva que se tornou o símbolo do hedonismo (dedicação ao prazer como estilo de vida.).
Por isso o Vinho é a BEBIDA DOS DEUSES!
A origem do deus do vinho
Baco é fruto do relacionamento de Zeus — o deus dos deuses — com Sêmele, uma mortal. Apesar de ter cativado Zeus e engravidado dele, Sêmele sentiu que precisava provar a todos quem realmente era o seu amado, porém essa atitude enraiveceu o deus, que castigou a pobre mulher com seus raios, salvando apenas seu filho.
Para terminar a gestação do bebê que estava em Sêmele, Zeus costurou o pequeno Baco em sua coxa e o escondeu de sua ciumenta mulher, Hera, durante algum tempo. Dessa estranha gravidez, nasceu o deus do vinho.
O mito de Dionísio é um dos mais antigos de todo o acervo mitológico grego, sendo que alguns registros o datam do século XIII a.C., ou seja, cerca de três mil e trezentos anos atrás!
As deidades (Divindade ou ser divino) e o culto a Baco
Baco é considerado o protetor da vinhas e do vinho, é um deus ligado à boêmia e à festa. Ele também é visto como o protetor da fertilidade e do teatro. Na Grécia Antiga, os cultos a Dionísio eram regados a muito vinho, erotismo e fantasias.
Ele é o deus de tudo o que é perigoso, incerto e tentador.

Pelo fato de estar ligado à fartura e aos excessos, o deus Baco é apontado como o deus do vinho, já que a bebida era um importante símbolo de festividade. Segundo a mitologia, a relação de Baco com essa bebida tem origem na figura de seu professor chamado Sileno. Foi ele quem ensinou a cultura da vinha e a fabricação da bebida ao jovem deus.
Os atos religiosos realizados em homenagem a Baco eram famosos pelo alto consumo de vinho entre os participantes, sendo que muitos entravam em uma espécie de transe.
Agora que você conhece a história, que tal abrir uma garrafa de vinho para comemorar?
Beijo da Gu🍇🍷
Fonte : Arquivo Pessoal / Famiglia Valduga
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui.
Leio e respondo.
Beijo da Gu