Óculos de Sol e Cuidados com os Olhos no Verão.

Não basta proteger apenas a pele no Verão com uso de bloqueadores e filtros solares.
Nesses Dias de Verão (ou qualquer outra Estação), Cuide dos Olhos!
O cuidado com os Olhos é tão importante e essencial quanto cuidarmos da pele, cabelos, hábitos alimentares...


Sou Paciente do HCLOE (Oftalmologia Especializada) aqui em SP e repasso aqui no Blog a matéria de um de seus médicos. Leia e coloque em prática.
"Com a chegada do verão é preciso aumentar os cuidados com a exposição aos raios solares. O risco de lesão ocular é cumulativo, o que significa que o perigo aumenta à medida que envelhecemos. A falta de proteção contra a radiação ultravioleta (UV) pode causar catarata precoce, degeneração macular, pterígio, pinguécula e até melanomas de coroide. Mais de 50% da exposição à radiação solar, durante toda a vida, ocorre na infância, por isso, é fundamental proteger do sol os olhos das crianças.


A prevenção ocular por meio do uso de óculos de sol com filtro UVA e UVB é tão importante como proteger a pele, pois reduz o risco de desenvolvimento de doenças oculares e tumores. Por isso, as lentes adequadas devem estar livres de imperfeições e devem eliminar mais de 99% da radiação UV e entre 75 e 90% da radiação visível, evitando assim o incômodo ocular e reflexões excessivas.
Veja os cuidados constantes no verão:
Além dos óculos de sol, usar um chapéu para proteger os olhos ainda assim é recomendável;
Usuários de lentes de contato com proteção UV também devem usar óculos de sol;
O tempo nublado não é garantia de proteção. A luz solar pode causar danos aos olhos em qualquer época do ano, e não apenas no verão. Fique atento!
Óculos de sol devem ser sempre usados em ambiente externo, principalmente durante horários de pico de sol; é importante usar óculos de sol no início da tarde e em grandes altitudes, no qual a radiação UV é mais intensa;
Nunca olhe diretamente para o sol, mesmo durante um eclipse, pois isso pode causar retinopatia solar, ou seja, dano à retina causada pela energia solar;
As crianças devem ser sempre protegidas da radiação UV com chapéus e óculos de sol. Além disso, devem ser mantidas ao abrigo da luz solar entre 10h e 14h, quando a radiação UV do sol é mais forte.
Responsável: Dr. Allan Kardec | CRM: 124.276"

Comentários