Beber três xícaras de café por dia pode fazer você viver anos a mais, aponta estudo


Um dos temas que amo em doses absurdas : Café!
Que o café fornece pique para enfrentar o dia, a gente já sabe.

Resultado de imagem para beber cafe vive mais
Inclusive, no Brasil, ele é unanimidade, pois está presente na mesa de 98,2% dos lares, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Mas, agora, novos estudos internacionais apontam para outro benefício importante: o de aumentar a expectativa de vida.
Beber mais café pode aumentar anos de vida
Um dos estudos foi realizado pela Imperial College, de Londres, em parceria com a Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC), e analisou dados de hábitos de saúde e consumo de café de mais de meio milhão de pessoas, de 10 países europeus.

MARCCOPHOTO/ISTOCK
Os resultados sugerem que homens que bebem pelo menos 3 xícaras de café por dia têm 18% menos chance de morrer por qualquer causa do que homens que não consomem a bebida.
Já as mulheres tiveram uma redução de 8% na mortalidade durante o mesmo período.

Benefício do café

Ainda de acordo com os especialistas, os antioxidantes presentes na bebida é que seriam os responsáveis por este efeito, e não a cafeína, um composto normalmente estudado pela ciência. Até mesmo quem consumia cafés descafeinados entrou na lista de beneficiados.

Antioxidantes são substâncias que ajudam a combater os radicais livres no corpo, combatendo, assim, o envelhecimento celular.


Efeitos em diferentes etnias
PIXYGIRLLY / ISTOCK


Outras evidência científicas foram apontadas por estudiosos da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Eles queriam saber se os efeitos do café mudariam de acordo com a etnia e, para isso, investigaram mais de 185 mil pessoas. Foram considerados fatores de estilo de vida, como tabagismo, dieta, histórico familiar e assim por diante.

Quem bebia 1 xícara de café todos os dias estava 12% menos propenso a morrer por qualquer causa do que quem não tomava café, independente da etnia. Já quem bebeu de duas a três xícaras de café ao dia parece ter reduzido em 18% as chances de morte.

"E mais, o café tem tantos antioxidantes e compostos fenólicos que desempenha um papel importante na prevenção do câncer", afirma Veronica Setiawan, uma das responsáveis pela pesquisa, ao jornal britânico The Independent.


"Não podemos dizer que beber café prolongará sua vida, porém, é possível notar uma associação. Se você gosta de tomar café, continue. Se você não gosta, então talvez devesse considerar", diz.

As duas publicações estão na revista científica Annals of Internal Medicinee os cientistas ressaltam que novos estudos são necessários para provar que o café está realmente por trás destes efeitos observados.
https://www.vix.com/pt/

Que tal uma xícara agora mesmo?
Beijo da Gu

Comentários