Como fazer um Bom Café Coado? Dicas Especiais para Você!


O café que o brasileiro mais gosta de tomar em casa:
O café coado!
É o preferido entre os brasileiros. É o café que se toma tradicionalmente em casa. Além de ser uma ótima maneira de resgatar memórias!

Quem é que não tem lembranças do café da vovó? Pelo menos esse foi meu primeiro contato com a bebida! E acredito que é assim com muitas pessoas.
Mas não se engane. O café coado tem os seus segredos! E detalhe, nenhum segredo irá complicar o preparo do seu café coado! E sim para melhorar sua experiência com a bebida!


Vamos começar do começo!
Sempre falo por aqui que mais importante que qualquer método de preparo é o café que você irá utilizar! Parece básico, mas é importante reforçar! Até porque as dicas que eu vou dar aqui servem para todas as formas de você coar o café!

Desde para o tradicional Melitta, até aquele Hario V60 que você já tem ou está pensando em comprar.

Então o ponto principal você já sabe: Escolha cafés de qualidade, você tem dúvidas do que é um café de qualidade?
Se possível… moa seu café na hora.

Juro que não quero complicar a sua vida! Essa parte não é a mais demorada e nem difícil do processo! Sem contar que perfuma o ambiente!
Hoje os moedores de café são facilmente encontrados e tem um tipo para cada bolso e vontade!
Isso porque o café possui partículas muito voláteis! Poucos minutos após a moagem é o suficiente para o seu café começar a morrer…

Se não for possível, tente comprar em lugares que moam o seu café antes de te entregar! Muitas cafeterias ou lojas especializadas (online ou física) já fazem isso para a alegria e pela experiência do consumidor. Eba!
Não importa se o café coado é passado no papel ou no pano, não esqueça de…
Escaldar o filtro! E escaldar é com água quente! Não existe escaldar com água fria!!!!

Isso também não é em vão!
Papel tem gosto e cheiro, o pano tem resíduo dos cafés passados! Então é muito importante esse processo para que o café sofra menos influência possível – sensorialmente falando!

E tem outro ponto importante ao escaldar o filtro, assim você já esquenta o recipiente que irá receber o seu café coado! Uma forma de não ocorrer um choque térmico na sua bebida!

E agora… ferver ou não a água?
Aqui vou ser breve e dizer que é necessário temperatura alta para extrair tudo o que seu café tem a oferecer! Algo em torno dos 96ºC. Não é em todo o lugar do Brasil que o ponto de ebulição da água é nos 100ºC, apenas nas cidades litorâneas e olhe lá…

Isso significa que a temperatura da água ideal é na fervura ou perto da fervura!
Resultado de imagem para cafe coado
Agora calma… Insistir na fervura também é um erro!
Então quando iniciar a ferver (fervura máxima mesmo) desligue o fogo, escalde o filtro e siga fazendo o seu café coado sem medo!

Água fria é um pesadelo para o seu café! Significa café POBRE! Então atenção!
Feito isso, vamos ao finalmente… proporção?

A proporção de café para água é uma pergunta que sempre me fazem! E eu digo sempre: O jeito certo é aquele que você gosta mais.

Acredito que 10g de café para 100ml de água seja um ponto de partida! A partir daí tente diluir um pouco mais! Ou seja, menos café para a mesma quantidade de água.

Café de qualidade é experiência! Não existe certo ou errado!
Caso você não saiba como medir, uma colher de sopa cheia de café tem aproximadamente 10g a 12g de café! 

Controle o fluxo de água
Café gosta de cuidado! Tsunami na hora de jogar a água sobre o pó de café não é bom para seu café coado!
Tente despejar aos poucos, existem chaleiras ou utensílios que te ajudam nessa etapa.
Após tudo isso…

Aproveite seu café coado! E não esqueça: Mais importante que o método é o café! Utilize bons cafés para todo esse texto fazer sentido!

Hummmmmm!!!

Beijo da Gu

https://www.coffeelover.com.br/Angélica Lebante

Comentários