GELATINA DE VINHO BRANCO COM ESPECIARIAS - (Receita da Rita Lobo)


Costumo assistir programas de culinária. Acho o máximo descobrir novas receitas, incrementar as receitas conhecidas,descobrir novas técnicas de preparo...
Há cerca de dez dias, vi a reprise de um programa da Rita Lobo onde essa gelatina era a estrela.

Imagem da receita
O que fiz? Anotei os ingredientes e fui pra cozinha.
SENSACIONAL!
Sabor único.

Refrescante e fica com uma apresentação belíssima.

Vintage e surpreendente, essa gelatina tem aquele sabor misterioso de especiarias combinadas que vira brincadeira à mesa: quem acerta o que vai na receita? Com creme inglês e compota de kinkan, é um jeito chique de encerrar a refeição.
( Não tinha kinkan, mas tinha geleia de laranja e ficou muito bom também)

INGREDIENTES
3 xícaras (chá) de vinho branco (750 ml)
3 colheres (sopa) de sementes de erva-doce (ou 8 saquinhos de chá de erva-doce)
¾ de xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de gelatina em pó incolor e sem sabor (36 g)
6 cravos-da-índia
4 ramas de canela
5 anis-estrelados

creme inglês para servir
compota de laranja kinkan a gosto para servir

MODO DE PREPARO
Para fazer o chá de erva-doce: coloque um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água numa chaleira e leve ao fogo alto. Quando ferver, mergulhe 8 saquinhos de chá de erva-doce (ou 3 colheres (sopa) das sementes). Tampe e deixe em infusão por pelo menos 5 minutos. Retire os saquinhos (ou coe o chá), meça 3 xícaras (chá) do chá e transfira para uma tigela grande. Reserve.
Numa panela, junte o vinho, o açúcar e as especiarias. Leve ao fogo alto, quando ferver abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por mais 2 minutos para o açúcar dissolver e extrair os sabores das especiarias. Sobre a tigela com o chá passe o vinho por uma peneira e reserve.
Resultado de imagem para gelatina de vinho branco rita lobo
Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem: numa tigela média, coloque a gelatina em pó e regue com ¾ de xícara (chá) de água filtrada, aos poucos, misturando bem com uma colher para dissolver – a gelatina vai hidratar e endurecer.
Adicione 2 conchas da mistura de chá e vinho ainda quente, sobre a gelatina para dissolver – vá colocando aos poucos e mexendo com uma colher até que toda a gelatina dissolva. Volte a mistura de gelatina dissolvida para a tigela com vinho e chá e misture bem.
Com uma concha, transfira o líquido para uma fôrma com furo no meio de 24 cm de diâmetro (se preferir, utilize qualquer forma com 2 litros de capacidade para dar formatos diferentes à gelatina). Leve à geladeira para firmar por pelo menos 4 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior).
Para desenformar a gelatina: passe a base da fôrma rapidamente sobre a chama do fogão – é jogo rápido mesmo, se aquecer demais toda a gelatina pode derreter. Se preferir, mergulhe a base da fôrma numa tigela com água morna. Passe a ponta de uma faquinha para soltar a borda da gelatina. Cubra com um prato e vire de uma só vez. Espere alguns segundos até a gelatina soltar sozinha e desenformar – evite chacoalhar a fôrma pois a gelatina pode rachar.

Sirva a seguir com creme inglês(receita abaixo) e compota de laranja kinkan.

Receita do Creme Inglês
Imagem da receita
INGREDIENTES
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de creme de leite
4 gemas
⅔ de xícara (chá) de açúcar
½ fava de baunilha

MODO DE PREPARO
Numa tigela, coloque as gemas, junte ⅓ de xícara (chá) de açúcar e misture bem com o batedor de arame até formar um creme claro.
Numa panela média, misture o leite, o creme de leite e o restante do açúcar. Com a ponta da faca, corte a fava de baunilha ao meio, no sentido do comprimento, raspe e junte as sementes à panela. Reserve a fava de baunilha raspada, você pode armazenar junto com o açúcar dentro de um pote e, assim, ter seu próprio açúcar de baunilha aromatizado.
Leve a panela ao fogo baixo, mexendo de vez em quando para aquecer por igual e não formar nata. Assim que surgirem as primeiras bolhas retire do fogo – não deixe ferver! Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do líquido quente na gemada, mexendo bem com o batedor de arame a cada adição. Atenção: não adicione todo o leite de uma só vez para que as gemas não coagulem – esse processo chamado temperagem evita que as gemas cozinhem no leite e o creme talhe.
Volte a mistura de gemas com leite para a panela e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo delicadamente com uma espátula até engrossar, por cerca de 5 minutos – para saber se o creme está no ponto, cubra as costas da espátula com creme e passe o dedo indicador formando uma linha: o creme não deve escorrer.
Transfira o creme para uma tigela e cubra com filme em contato com o creme – isso evita a formação de uma película grossa na superfície. Deixe na geladeira por pelo menos 1h30 para ficar bem gelado até a hora de servir.

(Fica maravilhoso servido com sagu, rabanada, bolos e até para comer de colherada.)
Delicie-se!


Beijo da Gu
www.panelinha.com.br/

Comentários