Coronavírus (COVID-19) - Informações Precisas de Saúde e Prevenção da OMS -Organização Mundial de Saúde


Vivemos a Pandemia Coronavírus (Covid-19)
Antes de sair compartilhando publicações,vídeos, com amigos e redes sociais,veja se o fato é verídico, se tem o amparo da Medicina , Ciência ou apenas é mais um vírus das fakes news.

Resultado de imagem para coronavirus

Fui pesquisar para compartilhar informações reais e precisas.
Agora é hora e tempo de coletividade e solidariedade.
As informações a seguir pertencem ao grupo Facebook  que firmou uma parceria com organizações globais de saúde para compartilhar informações precisas sobre prevenção de doenças.

Lidar com uma ampla variedade de informações envolvendo coronavírus (COVID-19) e preocupações gerais com a saúde em suas comunidades pode ser difícil, especialmente ao tentar separar fatos de ficção. Compilamos algumas informações úteis das principais autoridades de saúde caso você esteja procurando conteúdo confiável para compartilhar com os membros na prevenção do coronavírus ou lidando com a ansiedade em torno do vírus.


Prevenção de doenças
(OMS)

-Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se água e sabão não estiverem disponíveis, use um desinfetante para mãos à base de álcool com pelo menos 60% de álcool.
-Evite tocar nos olhos, nariz e boca.
-Evite contato próximo com pessoas doentes.
-Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo ou use um lenço. Descarte o lenço imediatamente em uma lixeira fechada e limpe as mãos.
-Limpe as superfícies regularmente com desinfetante. Por exemplo, sempre limpe bancos de cozinha e mesas de trabalho.

Caso esteja se sentindo mal
(OMS)

-Evite viajar se tiver febre e/ou tosse. Ao chegar em casa, entre em contato com um profissional de saúde e informe-o sobre onde esteve.
-Caso esteja se sentindo mal, fique em casa e ligue para o seu médico.

Sobre o uso de máscaras
(OMS)

Use uma máscara se:
-Você for um profissional de saúde que trata pacientes com COVID-19.
-Você estiver saudável, mas cuidando de alguém que tenha suspeita de coronavírus.
-Você estiver tossindo ou espirrando.

As máscaras são eficazes somente se combinadas com a limpeza frequente das mãos com água e sabão ou com desinfetante para mãos à base de álcool. As máscaras devem ser usadas e descartadas adequadamente, como compartilhado no site da OMS.


Como lidar com o aumento da ansiedade ou estigma
(OMS)
Resultado de imagem para coronavirus
Sabemos que suas comunidades podem estar se sentindo ansiosas, estressadas ou assustadas. Aqui estão algumas dicas importantes a serem consideradas e compartilhadas com os membros da sua comunidade:

-É normal sentir-se triste, estressado, confuso, assustado ou com raiva durante uma crise. Conversar com pessoas em quem você confia pode ajudar, como amigos, familiares ou membros da comunidade.
-Se você precisar ficar em casa, mantenha um estilo de vida saudável, incluindo exercício, sono e dieta adequada. Acompanhe o estado de seus familiares e amigos que estão em casa por email e telefone e conecte-se com sua comunidade do Facebook para obter apoio.
-Não fume nem use álcool ou outras drogas para lidar com suas emoções.
-Converse com um profissional de saúde ou um conselheiro caso se sinta sobrecarregado. Tenha um plano sobre onde ir e como procurar ajuda para as necessidades de saúde física e mental, se necessário.
-Verifique os fatos. Reúna informações que ajudarão você a determinar seu risco com precisão. Dessa forma, você poderá tomar precauções razoáveis. --´--Busque uma fonte confiável, como o site da OMS ou uma agência de saúde pública local ou estadual.

Ao publicar em suas comunidades, compartilhe os fatos mais recentes de fontes confiáveis. Evite exageros e demonstre solidariedade às pessoas afetadas, deixando sua comunidade de portas abertas para ouvir a história de indivíduos que foram afetados pelo vírus. Não compartilhe informações sobre problemas de saúde de outras pessoas sem permissão, como alguém afetado pelo COVID-19.



Medidas básicas de proteção contra o novo coronavírus

Fique atento às informações mais recentes sobre o surto de COVID-19, disponíveis no site da OMS e por meio de sua autoridade nacional e local de saúde pública. A maioria das pessoas infectadas experimenta uma doença leve e se recupera, mas pode ser mais grave para outras pessoas. Cuide da sua saúde e proteja os outros, fazendo o seguinte:

Lave as mãos frequentemente

Limpe regularmente e cuidadosamente as mãos com um esfregão à base de álcool ou lave-as com água e sabão.

Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool nas mãos mata vírus que podem estar nas suas mãos.

Manter o distanciamento social

Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
Resultado de imagem para coronavirus
Por quê? Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá respirar as gotículas, incluindo o vírus COVID-19, se a pessoa que tossir tiver a doença.

Evite tocar nos olhos, nariz e boca

Por quê? As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no seu corpo e deixá-lo doente.

Pratique a higiene respiratória

Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o tecido usado imediatamente.
Resultado de imagem para coronavirus
Por quê? Gotas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e COVID-19.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico cedo

Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue com antecedência. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local.

Por quê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a evitar a propagação de vírus e outras infecções.

Mantenha-se informado e siga as recomendações do seu médico

Mantenha-se informado sobre os últimos desenvolvimentos sobre o COVID-19. Siga as recomendações do seu médico, da sua autoridade nacional e local de saúde pública ou do seu empregador sobre como proteger a si e aos outros do COVID-19.

Por quê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre se o COVID-19 está se espalhando em sua área. Eles estão em melhor posição para aconselhar sobre o que as pessoas na sua área devem fazer para se proteger.

Medidas de proteção para pessoas que estão ou visitaram recentemente (há 14 dias) áreas em que o COVID-19 está se espalhando
Resultado de imagem para coronavirus
Siga as orientações descritas acima.
Fique em casa se começar a se sentir mal, mesmo com sintomas leves, como dor de cabeça e corrimento nasal leve, até se recuperar. Por quê? Evitar o contato com outras pessoas e as visitas às instalações médicas permitirá que essas instalações funcionem com mais eficácia e ajudará a proteger você e outras pessoas contra possíveis COVID-19 e outros vírus.
Se você desenvolver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure orientação médica imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Ligue com antecedência e informe seu provedor de qualquer viagem recente ou entre em contato com os viajantes. Por quê? Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também ajudará a evitar a possível propagação do COVID-19 e outros vírus.


#fiqueemcasa
#quarentena
#isolamentosocial
#coronavirus

Beijo Virtual da Gu

https://www.facebook.com/community 

Comentários