Fazer Bolos, Biscoitos ou Pães para Outras Pessoas nos traz Grandes benefícios e é uma forma de trabalhar "mindfulness" ! Psicólogos Explicam.


Não canso de dizer que cozinhar é um ato de amor.
Fico feliz quando há uma data especial para reunir a família e amigos em volta da mesa.
Mas em época de quarentena, podemos preparar o alimento, distribuir com quem necessita e preparar mimos culinários para presentear profissionais que não podem parar de trabalhar.
Carinho também é uma forma de auxílio emocional

Todos nós conhecemos aquelas pessoas que amam cozinhar para comemorar datas importantes. Qualquer acontecimento serve de pretexto para que elas preparem bolos, pães e biscoitos maravilhosos. Elas sempre estão prontas para agradar os paladares de todos em suas vidas.

No entanto, algo que poucos sabem é que o ato de cozinhar vai muito além de apenas uma necessidade humana. Quando fazemos bolos e biscoitos para outras pessoas, estamos cultivando diversos benefícios psicológicos para nós mesmos.

Assar bolos e biscoitos ajuda-nos a trabalhar autoexpressão e comunicação.

Donna Pincus, professora de ciências psicológicas e cerebrais da Boston University disse em entrevista ao site americano HuffPost que assar bolos ou biscoitos permite que as pessoas deem vazão à criatividade. Ela continua:

“Há muita literatura científica que confirma a ligação entre expressão criativa e bem-estar geral. Quer seja pintura, fazer música ou preparar um bolo, as pessoas reduzem seu estresse quando têm alguma forma de dar vazão à sua criatividade.”

Além disso, o ato de prepararmos bolos ou biscoitos para outras pessoas é uma maneira de expressarmos nossos sentimentos a elas, principalmente quando temos dificuldades com as palavras.

Susan Whitbourne disse ao HuffPost: “As pessoas que têm dificuldade para exprimir seus sentimentos em palavras podem demonstrar gratidão, apreciação ou condolências, oferecendo às outras um bolo ou uma travessa de biscoitinhos”.

A assistente social,médica e terapeuta Julie Ohana, que trabalha com artes culinárias, disse em entrevista ao HuffPost:

“Em muitas sociedades, em muitos países, a comida realmente representa uma expressão de amor. Isso é belo, porque é algo que todos podemos entender. Acho que pode chegar a ser pouco sadio se a comida tomar o lugar da comunicação no sentido tradicional, mas, se ela é oferecida lado a lado com palavras, é uma coisa positiva e maravilhosa.”
Resultado de imagem para fazer pães , bolos e biscoitos
Assar bolos ou pães, seja para si mesmo ou para outras pessoas é uma forma de trabalhar "mindfulness"

Mindfulness, também conhecida como “atenção plena”, é um estado mental que nos permite estar totalmente atentos e abertos ao momento presente, a todo tipo de pensamentos, fantasias, recordações, sensações e emoções. A prática consistente de mindfulness traz muitos benefícios para nossas vidas, incluindo aumento da felicidade e redução do estresse.

Assar bolos e biscoitos pode proporcionar alguns dos mesmos benefícios do que mindfulness. Donna Pincus disse o seguinte ao HuffPost:

“Para preparar bolos ou biscoitos é preciso prestar atenção plena ao que se faz. É preciso medir as quantidades e abrir a massa. Quando você concentra sua atenção nos aromas e sabores, em estar presente com aquilo que está criando, esse ato de mindfulness, de atenção consciente no momento presente, também pode reduzir seu estresse.”
Resultado de imagem para fazer pães , bolos e biscoitos natal
A terapia com arte culinária está se tornando mais popular devido a esses benefícios e por ser conhecida como ativação comportamental.

“Assar pães, bolos ou bolachas requer pensar passo a passo e seguir as etapas específicas do aqui e agora, mas também exige que se pense nas receitas como um todo, no que você vai fazer com elas, em quem vai consumir aquele prato, o momento em que você vai compartilhá-lo com alguém. Por isso, preparar bolos é uma maneira muito boa de desenvolver aquela consciência equilibrada do momento e do contexto mais amplo”, diz Julie Ohana, que conta que está sendo cada vez mais procurada por conta de seu trabalho.

Preparar pães ou bolos para outras pessoas é uma forma de altruísmo .Quando preparamos bolos e biscoitos para outras pessoas, estamos praticando um hábito que está cada vez mais raro no mundo, a doação. Nós fazemos algo para outras pessoas sem pensar em obter nada em troco, e assim contribuímos para o bem-estar geral. Essa é uma verdadeira atitude altruísta.

“Assar bolos para outros pode elevar o senso de bem-estar, contribuir para a redução do estresse e fazer você sentir que fez algo de bom para o mundo, o que pode intensificar sua ligação com outras pessoas e fazê-lo sentir que a vida tem mais sentido”, disse Pincus ao HuffPost.

Susan Whitbourne complementa dizendo que: “preparar bolos para outras pessoas também possui um valor simbólico, porque o prato carrega um significado tanto físico quanto emocional. Os maiores benefícios advêm quando você assa biscoitos ou bolos não para chamar a atenção ou competir com outros, mas quando você simplesmente quer compartilhar os bolos com outras pessoas que você imagina que vão apreciá-los. Desde que você seja bom em fazer os bolos ou biscoitos.”

No entanto, apesar de essa ser uma prática muito saudável e que nos proporciona benefícios psicológicos, só funciona realmente se for uma atividade prazerosa para a pessoa. Se essa atividade o deixar estressado, os benefícios não serão os mesmos.
Imagem relacionada

“Se uma pessoa tem fobia de cozinhar ou assar, então não deve praticar essa atividade. Assar bolos ou biscoitos é bom para pessoas que já tem um nível básico de familiaridade com a cozinha”, diz Julie Ohana.

Você gosta de assar bolos e biscoitos para outras pessoas? Como isso faz você se sentir?
Comente abaixo!

Beijo da Gu

Arquivo Pessoal / O Segredo - LUIZA FLETCHER


Comentários