10 CURIOSIDADES SOBRE O VINHO BRANCO


O Universo do Vinho sempre me surpreende.
Busco informações, curiosidades para compartilhar aqui no Blog.
Hoje serão 10 curiosidades sobre o Vinho Branco.

Resultado de imagem para vinho branco
1) Ele pode ser produzido com uvas tintas Vinhos brancos também são produzidos com uvas tintas. Isso porque o pigmento está presente na casca da uva. Uvas brancas só podem render vinhos claros, mas é perfeitamente possível preparar vinhos brancos a partir de uvas tintas. O truque é não deixar as cascas entrarem em contato com a bebida durante a produção. Os vinhos brancos produzidos a partir de uvas brancas são chamados “blanc de blancs”, enquanto aqueles que são produzidos a partir de uvas tintas são chamados “blanc de noir”. 

2) Cor da uva não indica teor alcoólico 
Muito pelo contrário: assim como existem vinhos tintos considerados leves, há vinhos brancos com teor alcoólico bem alto. O que define quão forte é o vinho é quão madura está a uva quando ela é colhida: quanto mais madura, mais açúcar ela conterá e isso se transforma em álcool na fermentação.
Imagem relacionada
Ele possui vários estilos Os tipos de vinho branco são divididos em: seco, demi-sec (seco levemente adoçado), suave (seco adoçado artificialmente), licoroso (muito adoçado) e espumantes e frisantes (a diferença entre os dois últimos é que o frisante é um espumante com menos pressão).
A classificação do vinho em seco ou doce está ligada diretamente a seu tempo de fermentação – quanto mais tempo, maior a transformação do açúcar em álcool etílico e, portanto, mais seco o vinho.

3) Vinho branco pode ser combinado com pratos pesados
A maioria dos sommeliers hoje em dia dirá que a harmonização perfeita é aquela que você gosta - no entanto, ainda persiste o mito de que vinho branco só combina com pratos leves, como peixes ou saladas. Alguns tipos de vinhos brancos encaram muito bem pratos da culinária chinesa e ingredientes pesados, como pato, vitela e foie gras. 

4) Para fazer uma garrafa de vinho branco, é utilizado 1,2 kg de uva aproximadamente. 

5) Temperatura ideal
Os vinhos brancos são servidos em temperatura mais baixa do que os outros vinhos, variando de 8 a 10ºC. Quanto mais baixa a temperatura do vinho branco, mais frutado será seu sabor. 

6) Qual taça, onde segurar e quanto servir?
Em todos os casos, a taça deve ser segurada pela haste, não pelo corpo, evitando assim o aquecimento do vinho e permitindo a visualização de sua limpidez. É importante lembrar que, ao servir, o vinho não pode ultrapassar a metade da taça, a qual, no caso do vinho branco, costuma ser mais baixa e menos larga que as demais.
Imagem relacionada
7) Saúde!
Na Grécia antiga, em ocasiões onde ia-se beber vinho, o anfitrião dava o primeiro gole para provar que aquele não estava envenenado. Daí a expressão “saúde! ”. Em Roma, começou-se a usar a palavra “toasting” (torrada, que até hoje é usado em países de língua inglesa), isso porque eles colocavam um pedaço de torrada para tirar gostos estranhos e acidez do vinho. 

8) Vinho e validade
Com o envelhecimento,vinhos brancos adquirem colorações douradas e amarelo-marrom. Apenas 5% de todo o vinho produzido no mundo realmente vai ficar ‘melhor com a idade’, 95% da produção mundial deve ser bebida dentro de 1 ano após chegarem ao mercado. 

9) Vinho Branco, Champagne, espumante, Cava???
A União Europeia decidiu que o vinho espumante produzido fora de Champagne (região), não pode ser chamado de Champagne. Portanto, o vinho espumante brasileiro se chama “espumante”, e não champagne. E os espumantes Espanhóis são chamados CAVAS ( são os que comercializamos na Zarcillo).
Resultado de imagem para vinho branco
10) Só tinto tem tanino
A maior parte dos taninos estão na casca das uvas, e como os vinhos brancos são fermentados sem a casca da uva (para continuarem brancos e por outros motivos mais), acabam não apresentando a sensação adstringente que um vinho tinto passa. Mas também existem taninos nas sementes e engaços, e até dentro da própria uva, então, tenha certeza: vinho branco também tanino, e existem rótulos que mostram isso bem fortemente.

Experimente esse sabor!

Beijo da Gu

Fontes:
https://comidasebebidas.uol.com.br
https://revistaadega.uol.com.br
https://estevampelomundo.com.br
https://www.vemdauva.com.br

Comentários