TIPOS DE AÇÚCAR


Há alguns anos retirei o açúcar branco de minha cozinha. Fiz essa opção pois decidi ter uma vida mais saudável.
Resultado de imagem para tipos de açucar
Claro que em minhas receitas aqui postadas, cada um usa o tipo de açúcar que está acostumado.
Mas apenas por curiosidade eis aqui os tipos de Açúcar mais usados.
Light
A versão mais indicada para aquelas que estão querendo emagrecer com dietas naturais, o açúcar light é a mistura de açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que adoça quatro vezes mais que as versões naturais.
Portanto, embora não seja isento de gorduras e calorias, o açúcar light adoça mais e é utilizado em menor quantidade, ação que resulta em ingestão de menos calorias

Frutose
A frutose também é um tipo de adoçante natural, mas que, porém, é extraído de frutas ou do milho. De sabor muito mais doce, o ingrediente é carrega menores valores nutricionais e é utilizado na produção de doces industrializados.

Mascavo
De cor caramela e com sabor parecido com o da rapadura, o açúcar mascavo é extraído da cana-de-açúcar e o que lhe confere características diferentes do refinado é a diferença no processo de industrialização, já que é obtido no cozimento e, portanto, não passa pelo processo de refinamento, ação que conserva seus valores nutricionais.
Embora sua diferença calórica não seja considerável, o ingrediente é considerado uma das versões mais saudáveis dos tipos de açúcares.

Orgânico
Muito parecido com o mascavo, o açúcar orgânico não utiliza produtos agrotóxicos em seu plantio e cultivo e nem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Além disso, o açúcar orgânico não é refinado, o que lhe confere grãos mais grossos e cor mais escura.
Portanto, seus benefícios estão relacionados à ausência de aditivos químicos e preservação dos sais minerais e não aos valores calóricos.

Demerara ( é o que uso aqui em casa)
Conhecido por ser uma das formas mais caras dos açúcares extraídos da cana, o demerara é muito utilizado na receita de doces sofisticados. De sabor mais ameno que o mascavo, o ingredientes passa pelo processo de purificação e refinamento, porém, não leva aditivos químicos e, portanto, mantem os teores minerais da cana-de-açúcar.

Faça sua Escolha!
Beijo da Gu


Arquivo Pessoal / Pesquisa Internet

Comentários