Cidreira: Os três tipos de plantas facilmente confundidos.


Erva-cidreira, capim-cidreira e cidreira-brasileira.
Para muitas pessoas, as três plantas são uma só. Porém, cada uma possui suas particularidades, seja no sabor, no formato ou no clima em que é mais adequada.
Resultado de imagem para Cidreira: Os três tipos de plantas facilmente confundidos
A confusão acontece porque elas possuem sabores semelhantes – ainda mais quando as folhas são fervidas, e não apenas abafadas na água fervente. Para acabar de vez com as dúvidas, conheça os tipos de uma das plantas preferidas dos brasileiros na hora do chá.

ERVA-CIDREIRA (MELISSA OFFICINALIS)
Resultado de imagem para ERVA-CIDREIRA (MELISSA OFFICINALIS)
Também conhecida como melissa, cidreira-verdadeira ou apenas cidreira. Originária da Ásia, é rasteira e suas folhas lembram o formato da hortelã. Considerada a mais calmante das três, possui sabor sutil e refrescante. A erva-cidreira também estimula a transpiração, e pode ser utilizada como repelente de insetos se macerada.

CIDREIRA-BRASILEIRA (LIPPIA ALBA)
Resultado de imagem para CIDREIRA-BRASILEIRA (LIPPIA ALBA)
Apesar do nome, está presente em toda a América do Sul. Também é conhecida como lípia, cidreira de árvore e cidreira de arbusto. As folhas da planta são menores e mais peludas, além de possuir flores roxas. De galhos quebradiços, é dona de propriedades calmantes e contribui na melhora dos distúrbios gastrointestinais e da ansiedade. A infusão tem um sabor mais encorpado.

CAPIM-CIDREIRA (CYMBOPOGON CITRATUS)
O mais comum das três. Também é chamado de capim-santo, capim-limão e capim-cheiroso. Quase não possui caule, e suas folhas são estreitas e compridas. Com um forte aroma de limão, seu chá tem sabor cítrico. Nativa da Índia, resiste a diversos climas e solos. A infusão alivia o estresse, refresca e combate gases intestinais.

O sabor cítrico das plantas se deve ao citral, um óleo essencial presente em todas – assim como pineol e geraniol. Apesar das semelhanças, as três são de famílias diferentes, e em cada região é mais comum encontrar uma e não outra. 

Você já conhecia a diferença entre os três tipos de cidreira? 

Beijo da Gu

Arquivo Pessoal /Mexido de Ideias - Carolina Gasparini

Comentários