Labirintite. Conhece os sintomas? 19 coisas /situações á evitar.


Labirintite 
Ontem a tarde me peguei com essa surpresa.
Sem dramas, mas a sensação é terrível.

O problema é que os sintomas são horríveis porem não é medível a não ser com exames meticulosos, e estes exames só podem ser feitos quando os médicos suspeitam da labirintite, e isso raramente acontece! Primeiro porque até um tempo atrás só acometia pessoas com mais de 60 anos, e segundo porque se você não classificar o nível dos sintomas eles podem ser confundidos com sintomas de outras enfermidades mais simples. E é claro, não adianta “perguntar pra mamãe” não! Provavelmente ninguém próximo saberá do que se trata pois a labirintite é bem incomum. 

A labirintite é uma inflamação no labirinto e há varias razões para que ela ocorra, na maioria dos casos não existe cura, mas há meios paliativos e hábitos para tratar/evitar crises. 

Os sintomas horríveis são: tonturas MUITO fortes, e enjoos que podem ser seguidos de vômitos, algumas vezes podem ser observados movimentos involuntários dos olhos e depressão. Os outros sintomas variam, pode-se ter sudorese, problemas intestinais, surdez e outros. 

Uma pessoa que nunca teve uma crise real de labirintite subestima a força real dessa desgraça! Vou descrever a minha primeira crise, tudo começou quando eu vi um quadro da sala parecer um TREM (provavelmente nessa hora eu tive movimentos involuntários dos olhos pra esquerda e direita rapidamente de maneira que o quadro parecesse estar “correndo”),quando passou eu pensei que ia desmaiar, depois quando eu me deitava eu sentia que meu cérebro boiava em azeite, me sentia totalmente instável, e toda vez que eu me mexia eu tinha que me agarrar no colchão, pois eu não sabia se eu ia cair ou não, realmente você perde toda noção de espaço, e é claro fiquei enjoada, é ISSO que gera os vômitos, não a labirintite em si… Você pode se machucar ao cair e pode talvez não dormir, pois às vezes a posição mais confortável é sentada e com olhos abertos (isso já aconteceu comigo uma noite). 
Você permanece assim por uns 4 ou 5 dias, e se você tiver a sorte que eu NÃO TIVE, você conseguirá descobrir logo que tem labirintite, e tudo que você pode fazer pra melhorar logo, e não ficar com caraminholas na cabeça achando que vai morrer . De novo, não é drama é uma sensação horrorosa mesmo. 
O exame é bem chatinho, consiste em colocar umas luzinhas pra medir o movimento dos olhos, uns sopros nos ouvidos… 
Enfim… Não vou nem botar muito medo porque é um exame que tem que se fazer até mesmo para saber o nível de labirintite que você tem, e o tipo de medicação que você vai ter de tomar, pode ser que tome pra sempre, todos os dias, ou na época que você sente que vai entrar em crise até acabar a crise se ela vier, ou somente durante a crise. 

Ou seja, se eu não me cuidar ficarei TONTONA… 

O que evitar: 

1º Stress/ansiedade (isso é sério.Mas a ansiedade positiva também deve ser controlada. 

2º Fadiga física, nada de esforço! Academia nem pensar! 

3º Adrenalina, (nessa hora todo mundo pensa em esportes radicais né?) mas também falo de uma simples ida ao parque de diversões… Onde o “sustinho de um carrinho bate-bate” pode acarretar na sua tão temida crise. As luzinhas se movendo rapidamente também são um tormento!Parque aquático também deve ser evitado pois a sensação de marola perdura muito mais! Nada de sessões de tatuagens ou piercing. 

4º Girar. 

5º Qualquer coisa que abuse da sua vista: TV, Computador, leitura. 

6º Qualquer coisa 3D, como filmes e PRINCIPALMENTE vídeo-game. 

7º Andar de qualquer coisa (carro, ônibus, avião, trem, metrô e principalmente barcos, jangadas e navio!!!).Caso precise, aqui vai uma dica, tente sempre ficar na frente! De preferência no controle (caso não esteja em crise porque senão você pode causar um acidente!), mas fora isso o melhor lugar é sempre do motorista, depois do passageiro lateral e depois do traseiro, se precisar ficar atrás, dê prioridade a janela e mantenha o vidro um pouco aberto, isso te ajuda a se “situar”. 

8º Se levantar a noite, mantenha sempre um copo d’agua no seu criado mudo, pois se uma pessoa normal já sente tontura quando acorda de madrugada com sede, imagine uma que tenha labirintite! 

9º Ficar no escuro, mantenha uma luz acesa a noite como um abajour, caso acorde no meio da noite. 

10º Lugares altos, pois alem de dar vertigem, caso você tenha uma tontura súbita você poderá cair. 

11º Tudo que uma pessoa normal já evita pra não ficar tonta, afinal sua probabilidade é maior né? 

12º Cheiros fortes, perfumes, shampoos, e etc. Salão nem pensar! 

13º Ficar sozinha .(principalmente se for tomar banho de piscina ou mar). 

14º Sustos (avise a todos que convivem com você, e tome muito cuidado em festinha de criança onde eles gostam de estourar balões e bombinhas). 
15º Perder o fôlego (evite até mesmo aulas de hidroginástica, e encher balões, um só já é o suficiente pra dar tontura). 

16º Música alta (principalmente em fone de ouvido) por isso sempre ando com protetores de ouvido na bolsa. 

17o Movimentos bruscos (levantar rápido, abaixar para pegar alguma coisa (se precisar fazer isso, se agache e tente manter a cabeça reta)). 

18o Escadas em espiral, se faltar energia no seu prédio e precisar descer pela escada, aconselho que vá bem devagar e se possível de um tempinho saindo da escada para respirar. 

19º Vários tipos de comida e bebida (no geral, evitar gordura e energéticos), mas, vou fazer uma lista: 
-Queijo 
-Amendoim, castanhas e etc. 
-Azeite, manteiga, maionese, molhos, condimentos. (temperos em geral). 
-Doces em geral (incluindo principalmente sorvete e chocolate, não esqueça que bolo e biscoitos podem ser feitos com chocolate). 
-Gordura animal (evite carnes gordurosas e a gordura em si). 

Quanto as bebidas: 
-Açaí 
-Café ( imagine minha situação) 
-Refrigerantes nem pensar, primeiro por causa do açúcar, segundo porque café (coca-cola) 
e guaraná são estimulantes. 
-Achocolatados. 
E claro! Não se pode beber( socorro) nem fumar! 


Em outras palavras, fique em casa! Pois você não pode comer nada gostoso, não pode ouvir musica alta, tem de descansar e evitar afadiga… 
Pronto! Sua vida será uma droga por muitos dias! 

E se você ainda assim entrar em crise, você precisa fazer todos os passos acima com “mais força” E esperar… É triste ouvir isso, mas não tem jeito… Dependendo do seu caso você pode tomar remedinho, e na hora da tontura mesmo, fixar um ponto pra olhar…E uma dica boa é deixar um balde ao lado da cama pra vomitar…=\ E tente encontrar uma posição confortável e brinque de estátua!=) 

Eu odeio tomar remédio e quando eu descobri que o que eu tinha era labirintite...não teve jeito. Medicação é a unica opção. 
Antes de mais nada, CONSULTE SEU MÉDICO e só tome medicação com orientação e prescrição MEDICA

Bora curtir minha tontura forçada. 


Beijo da Gu 

Arquivo Pessoal naovaesquecer.wordpress.com/ 

Comentários