Quantas bolhas há numa garrafa de espumante?


Sei que parece papo de gente maluca, mas acreditem, há sim todo um cálculo que define o número de bolhas por garrafa de espumante.
Dez curiosidades sobre o champanhe, bebida estrela das festas de ...
Quantas bolhas há numa garrafa de espumante?
Por Marcelo Copello
Prepare-se para tirar onda com seus amigos ao espocar a próxima rolha.
Quantas bolhas estão contidas em uma garrafa de espumante? A resposta é surpreendente: 49 milhões de bolhas em uma única garrafa!
A “descoberta” é do cientista Bill Lembeck. Como ele chegou a este número?

Uma garrafa de champagne ou espumante elaborado pelo método champanoise está em média submetida à uma pressão de 5,5 atmosferas, o que implica que a garrafa contém 5,5 vêzes o seu volume na forma de CO2 – gás carbônico. Portanto, uma garrafa de 750 ml contém 750x5,5 = 4125 ml de gás dissolvido. 

Com ajuda de modernos equipamentos, Lembeck determinou que o diâmetro médio de uma bolha de gás contida no Champagne é de 0,51 mm. Portanto, o volume de uma bolha com forma esférica é 69 milionésimos de mililitros. A partir daí ele postulou que 750 ml de CO2 permaneceriam na garrafa, não se transformando em bolhas. Assim, subtraindo estes 750 ml. Do total de 4125 ml, restariam 3375 ml de gás disponível para se transformar em bolhas. 

Finalmente, dividindo este volume pelo volume das bolhas, Lembecj conclui que existem 49 milhões de bolhas por garrafa de espumante!

Interessante né?
Beijo da Gu

www.facebook.com/vinhocommarcelocopello/

Comentários