Tipos de Copos para Cerveja .Conheça cada um.

CERVEJA!
O papo de agora não é sobre vinho...
Se tem algo que gosto e compro são copos, canecas e taças.

Gosto dos formatos, desenhos, histórias...

Mas o assunto é Copos para Cerveja.
Cerveja e Bate Papo = Dupla Inseparável não é?

Copo Erdinger 130 anos

Confesso que não é minha área, mas fui pesquisar .

O site bebomelhor deu todas orientações.

Cerveja é paixão Mundial!

Bora Comemorar?

Encha o Copo!

Por que a gente acabou usando o vidro no fim das contas?
weiss
Da criação do vidro até a popularidade de hoje, você pode imaginar que não foi do dia pra noite, né? Por ser uma nova tecnologia, pra manusear o material era necessário grande expertise de artesãos.
Sem muita enrolação, esse é um material inerte que permite que você veja, cheire e prove sua cerveja sem interferência do recipiente no resultado. Beber num copo de barro, pode alterar drasticamente sua experiência e você ainda perde a linda coloração dentro do copo, por exemplo.
Copo Tumbler WBeer
Anatomia de um copo
Cada um é de um jeito. E nenhum é sem proposito. Diferentes tipos de copo aprimoram a experiência de degustação de uma cerveja. A primeira função de um copo é, claro, reter líquidos. Mas além disso ele deve ser seguro e fácil de segurar. Pode ser até bonito, mas os relevos, reentrâncias, hastes e alças estão aí exatamente pra isso. Especificamente no caso das hastes, muito comuns em cálices, elas funcionam para que você não troque calor com a bebida encostando diretamente no corpo do copo.
Snifter
Para aromas a regra é relativamente simples. Copos e taças com bordas e bocas mais largas soltam melhor os aromas, portanto favorecem cervejas perfumadas, cujos aromas estarão presentes desde o momento em que a cerveja foi servida até seu último gole.
As taças que possuem bordas e bocas mais estreitas, com formas abauladas, retém os aromas de maneira mais efetiva, guardando dentro do próprio copo, o que facilita percebê-los. Além disso, seu formato dá suporte para a formação de espuma, que por si só já é um excelente retentor de aromas.

Tipos de copos e suas funcionalidades:
Goblet, Cálice
Modelo indicado para cervejas aromáticas, especialmente para as trapistas e de abadia. Seu corpo é arredondado e sua borda larga permite que os aromas da cerveja apareçam, assim como auxilia na manutenção da espuma. Também possui haste, evitando troca de calor entre as mãos e a cerveja. Perfeito para Belgian IPA, Berliner Weisse ou Dubbel e Tripel.

Lager / Pilsen
Sua forma cônica proporciona suporte para a formação e manutenção da espuma e sua pequena haste auxilia na manutenção da temperatura sem que haja troca de calor entre as mãos e a cerveja. Perfeito para German Pilsener, Czech Pilsener, Standard Américan lager.

Mug (canega), Seidel ou Stein
Recipientes volumosos muito associados com cervejas leves. Possuem hastes, o que facilita a degustação e transporte. E como normalmente tem espessura grossa, pode ficar tranquilo e brindar à vontade. Perfeita para Munich Helles, English Porter ou Oktoberfest.
Tipos de copos para cerveja
Pint / English Pint / Nonick / Shaker
Produção barata, serve grandes porções e é fácil de estocar. Pint significa uma medida, que na Inglaterra corresponde a 568 ml e nos EUA a 473 ml. O English Pint tem uma estrutura mais abaulada. O Nonick segue a estrutura reta de um Pint, porém pouco antes de sua borda há uma leve curvatura para um melhor encaixe das mãos, evitando que o copo escorregue com facilidade. Já o Shaker possui esse nome pois originalmente era utilizado junto com um copo de metal para preparação de coquetéis. Perfeito para IPA, Stout e American Brown Ale.

Snifter
Sua forma bojuda facilita a oxigenação da cerveja ao rodar a taça nas mãos para liberar os aromas e sua boca estreita os retém no interior da taça. Possui uma haste curta, e um bom encaixe nas mãos, o que permite a troca de calor entre as mãos e a cerveja, uma vez que os estilos ideais para serem servidos requerem temperaturas mais elevadas. Perfeito para Barleywine e Russian Imperial Stout.

Stange
Taça Baden Baden Bock
Sua borda estreita auxilia na retenção dos aromas da cerveja, na formação e manutenção da espuma. Normalmente possui capacidade para 200 ml e seu nome pode ser traduzido como bastão ou vara. Vai muito bem com Kölsch, Altbier e Bock.

Tulipa
lager-glass
É considerado uma taça coringa, podendo ser utilizada na degustação de diversos estilos. Seu corpo arredondado se assemelha ao do Snifter, o que o torna ideal para retenção dos aromas, porém sua borda se estende para fora, formando um encaixe mais confortável para a boca. Use com Saison, Bière de Garde e Belgian Stron Ale.

Weizen
Foi projetado especificamente para cervejas do estilo Weissbier, que possuem elevada carbonatação e formação de espuma. O ideal é que ele consiga suportar todo o volume da cerveja na garrafa, com espaço para a formação de uma espuma generosa. Sua borda côncava auxilia na retenção da espuma e por ser larga permite que a cerveja exiba todos os seus aromas. Como é de se imaginar, use com Hefeweizen, Weizenbock e Dunkelweizen

Beba com moderação.
Beijo da Gu

Fonte : bebomelhor.com.br

Comentários