Você sabia que o amor pelo café originou a webcam?


Quem não gosta de aprender todos os dias? Eu amo!!
O meu aprendizado de hoje compartilho aqui com vocês.
Internet é o máximo!!!
E atire a primeira pedra quem, hoje em dia, nunca utilizou uma webcam, ou mesmo já teve contato com esse dispositivo. Mas você sabia que o café originou a webcam?
O café originou a webcam? Oi?
Seja no meio empresarial, cursos online, para falar com aquele amigo ou familiar que está longe, ou mesmo para gravar vídeos, a webcam tem sido muito utilizada desde sua criação, em 1991.

Modelo de webcam avulsa para computadores.

Ok. Mas o que o café tem a ver como isso? Digamos basicamente que o café tenha sido a inspiração inicial.
Segundo relatos do Dr. Quentin Stafford-Fraser, o criador desse dispositivo, a busca por respostas para o sumiço do café no laboratório da Universidade de Cambridge foi o pontapé para o desenvolvimento do projeto.
O mistério do café desaparecido!
Havia uma cafeteira muito querida por todos no laboratório de tecnologia da universidade inglesa, a famosa Trojan, porém um mistério envolvia essa cafeteira: o café mal se derramava, e logo desaparecia por completo.

Como a Trojan ficava a uma distância razoavelmente segura do laboratório (o que não impedia que os coffee lovers a encontrassem), era muito comum receber o aviso de que o café estava pronto, mas encontrar a cafeteira vazia quando chegavam lá.

Essa situação inusitada se repetiu por tantas vezes que, já muito curioso e ansioso pelo tão esperado café que não chegava até ele, o Dr. Stafford-Fraser resolveu investigar o caso do sumiço misterioso do café.

Com o problema já identificado, e as suspeitas levantadas, surgiu uma grande ideia: vigiar o café e tentar descobrir para onde ele ia.

Dr. Quentin Stafford-Fraser. (Fonte: Internet History Podcast).

O surgimento da webcam como solução para o mistério!
Para monitorar o café e observar em tempo real quando ficasse pronto, o Dr. Stafford-Fraser genialmente instalou uma câmera de vídeo bem em frente à Trojan, e ligou a esta câmera (acoplada a um dos desktops da sala) alguns fios que a conectava ao seu laboratório.

Depois da instalação concluída, o doutor e sua equipe desenvolveram um software (lembrando que ainda estamos na época do desenvolvimento da internet em 1991) que capturava as imagens e as enviava até o outro computador.

As imagens chegavam em trios a cada um minuto e eram disponibilizadas para o restante da equipe, que então podia saber quando o café estivesse pronto e correr garantir sua xícara.

Imagem da Trojan pela Xcoffee. (Fonte: Wikipedia).

Essa invenção, chamada de Xcoffee (e hoje conhecida como webcam), se tornou útil para diversas outras funções além de monitorar o café. Com o avanço da internet, o projeto se espalhou pelo mundo e se tornou parte do trabalho de muitas outras empresas.
Mistério solucionado!
Finalmente o mistério do sumiço do café foi solucionado. O café não simplesmente desaparecia. Na verdade, ela ia direto da cafeteira para as primeiras xícaras que chegavam na fila.

A estratégia? Não tirar os olhos da Xcoffee e correr o mais rápido possível antes que alguém chegasse primeiro.

Super legal né?
Compartilhe!
Beijo da Gu

https://www.coffeelover.com.br/ Thaiane Pinha

Comentários