quarta-feira, 23 de junho de 2021

Cringe: Entenda o Termo e Saiba como ele virou Polêmica nas Redes Sociais.


Vivo conectada a maior parte do dia, afinal é o meu trabalho.
A todo instante surgem novos vocábulos, gírias.
Pois bem, a novidade é CRINGE!
Palavra virou centro de 'guerra geracional' e expõe diferenças entre millennials e geração Z.
 Café da manhã, 'Friends' e calça skinny estão entre costumes definidos como cringe para jovens.
Se até esta quarta-feira (23) você não se deparou com uma discussão na internet sobre o que é cringe, ou não faz ideia do que essa palavra significa para jovenzinhos na rede, talvez o cringe seja você.

Munida dessa palavra, parte da geração Z, formada por jovens nascidos entre o final dos anos 1990 e os anos 2010, passou a classificar os millennials, nascidos entre 1980 e 1996, como cafonas e antiquados: super cringe. ( PUTZ nem millennials sou, mas meus filhos são!)

E enumerou vários hábitos millennials que dão muita vergonha alheia para os novinhos: tomar café da manhã, tomar café no geral, falar litrão ou boleto, usar calça skinny, não superar o amor por Harry Potter ou filmes da Disney; partir o cabelo de lado, usar sapatilha de bico redondo… a lista é extensa.

A crítica bastou para acender uma guerra geracional, com pessoas defendendo os colegas e criticando os gostos alheios.

No Instagram, a hashtag #cringe já tem mais de 23 milhões de publicações. No Tiktok, vídeos com a mesma hashtag já ultrapassaram 10,5 bilhões de visualizações. E no Google, a busca pelo termo aumentou 70% nesta última semana.

Mas de onde veio o cringe?

A palavra inglesa é, na verdade, um verbo. E tem dois significados, segundo o dicionário de Cambridge:

  • sentir-se muito envergonhado ou constrangido;
  • encolher-se ou recuar com medo de alguém ou algo que pareça poderoso e perigoso.
Como a treta começou?

Ninguém sabe, ao certo, como tudo isso realmente começou. A palavra já vinha sendo utilizada há um tempinho, ainda discretamente.

Mas o assunto estourou de vez após um tuíte de Carol Rocha, publicitária e apresentadora de podcast, pedindo para a geração Z listar os hábitos que achava cringe nos millennials.

Foi aí que eles se sentiram à vontade para criticar uma série de comportamentos, roupas, séries, filmes, livros e costumes. Além dos já citados, tem também: rir com emoji ou rs, gostar de "Friends" ou "A Usurpadora" e ser saudosista.

O que achou da novidade?
Na realidade é apenas mais um termo pra quem passou ou chegou aos 40.

Beijo da Gu


Arquivo Pessoal /
https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/ Thais Matos

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Como fazer café coado no Hario V60


#coffeelover assumida, não resisto quando o assunto é café.
Tantos processos e opções não é mesmo?
Mas hoje o papo é Hario V60.
Já ouviu falar?
Faz uso?
Pesquisei com quem entende* do assunto e compartilho aqui com vocês.
Hario V60 é um método de preparo de café muito querido entre os Coffee Lovers e profissionais da bebida, utilizado em competições e tudo mais.
É classificado como método coado pela gravidade!
Arrisco em dizer até que é o café do dia-a-dia de uma grande parte do consumidor mais exigente.
Isso por que é bem parecido com o método coado que estamos acostumados a ver e fazer em casa, um porta filtro para utilizar com filtro de papel, café em pó, água quente e Voilà!
Apesar da aparência semelhante, o resultado final da bebida é bem diferente. 

Porque o método é chamado Hario V60 e o que faz dele diferente?
O método Hario V60 carrega esse nome pelo seu formato cônico (aqui a primeira diferença), com ângulo de 60°. Essa inclinação contribui para a experiência no preparo do café.
Outra diferença importante é a presença de ranhuras em toda a parede interna do Hario V60, em forma de espiral que proporcionam a aderência do filtro de papel e facilita a distribuição do pó de café.
Uma diferença que chama muita atenção e faz muita diferença no resultado final da bebida é o orifício. É muito maior que o presente no coador tradicional. 
Resultado de imagem para hario v60
Essa característica permite que se altere o resultado final da bebida de acordo com o fluxo da água.
Uma particularidade importante do método completo é também o filtro de papel. Também em formato cônico para a perfeita acomodação no filtro Hario V60.

Como preparar o café no Hario V60? Qual o segredo?
Antes de mais nada vale reforçar que mais importante que o método de preparo é o café que irá utilizar. Escolha cafés de qualidade. Apenas assim a experiência faz sentido.

Eu não gosto de falar muito em receita, acredito que a graça da coisa está em testar proporção de café x água de acordo com o café que você tem.
A melhor receita para um café, pode não ser a melhor receita para outro. Experimentem! Se aventurem!

Porém, para uma referência e para melhor explicação para vocês, vou considerar 10g de café para 100ml de água. Ok?

Então na “receita” de hoje vou considerar 200ml de água para 20g de café.
Aqui vai um passo a passo de como preparar o café no Hario V60.
Coloque o filtro de papel dentro do porta-filtro e escalde com água quente, isso para evitar que o cheiro e gosto do papel passe para a bebida e também para esquentar o recipiente. Em seguida despejar a água da jarra.
De preferência moa seu café na hora. A moagem deve ser de preferência média. Isso significa que o grão deve ser mais grosso que o do café tradicional torrado e moído vendido no supermercado.
Resultado de imagem para hario v60
Enfim, despeje o café moído no filtro já escaldado.
Faça uma “pré-infusão” ou seja, hidrate todo o pó com pouca quantidade de água, aproximadamente 50ml e espere por 30 a 45 segundos. Para que o café “respire” e libere os gases provenientes da torra, junto com os aromas do seu café. O famoso blooming!
Após a “pré-infusão” termine de despejar o restante da água e aproveite.
Dica de ouro: Água!
Água é a maior parte da composição do seu cafezinho, ela é importante!
Utilize sempre água mineral ou filtrada!
Resultado de imagem para hario v60
A temperatura ideal para a extração do café coado é alta! Entre 92° e 96°. Caso você não tenha um termômetro em casa, deixe a água ferver e desligue o fogo logo em seguida!

E para reforçar o que foi citado lá em cima: Tudo isso só faz sentido com café de qualidade!
Aproveite! 
Beijo da Gu 

*Angélica Lebante / www.coffeelover.com.br

domingo, 20 de junho de 2021

Nossa Religião é aquilo que Fazemos quando o Sermão Acaba.

Estamos em #distanciamentosocial   O Planeta todo unido pela fé. Será??
Me causa muita "estranheza "quando vejo e convivo com pessoas que se dizem religiosas e gratuitamente agridem com palavras outras pessoas que não pensam igual a elas, ou discordam de ideologias políticas, comportamentais, etc.

Religião (Vem do termo "religare" - o homem estava separado de Deus e, uma vez reconhecendo seu pecado, precisava de algo que o ligasse novamente a Deus - que o religasse. Daí o termo religare - religião.) é tornar o homem imagem do seu Criador.DEUS é amor. Quem ama aceita e ama o próximo exatamente como ele é.

A religião está dentro de cada um e só existe na prática. Porque religião não se discute, pratica-se.
Já está mais do que batida a máxima de que exemplos e atitudes é que valem, pois discursos e palavras se perdem ao vento. Podemos dizer frases bonitas e argumentar com propriedade, porém, a forma como vivemos é que determinará o que somos, o que temos dentro de nossos corações.

O mundo anda carente de amor, de respeito, de empatia, de se enxergar o outro, de se perceber parte de um todo.


A vida corre também fora da gente e se estende muito além de nossa zona de conforto. Temos, sim, que cuidar do que ocorre dentro de nós, de nossos sentimentos, porém, caso só nos preocupemos com o nosso eu, estaremos negligenciando o nosso papel social, nossa capacidade de nos relacionarmos e de fazermos diferença positiva nas vidas alheias.
nossa religião
Interessante notar que as pessoas procuram diferentes formas de se comunicar com Deus para se sentirem bem. O Brasil é um país bastante religioso, inclusive colocando a religião em setores que deveriam ser laicos.
Mesmo assim, apesar de toda essa multidão que frequenta igrejas, cultos, terreiros, ainda assistimos a cenas de total falta de compaixão em relação ao próximo. Nem mesmo crianças e idosos estão sendo poupados de atitudes violentas ultimamente.
Imagem relacionada
E, ao lado dessa violência explícita, ainda há a violência velada, implícita, indireta, mas também extremamente prejudicial. Um simples olhar, o desprezo, o silêncio diante do mal, há várias atitudes que implicam violência e maldade. Muitas pessoas, inclusive, conseguem ser muito melhores na rua do que em casa. Encenam uma figura boníssima na sociedade, porém, transformam os seus lares em verdadeiros infernos, sendo cruéis com seus familiares nas mais variadas formas.

Como se vê, muitas pessoas se contradizem diariamente, fingindo o que não são, tentando expiar suas culpas em locais religiosos, fazendo caridade como obrigação e tentativa de receber perdão, porque, na verdade, têm consciência do mal que espalham.

Porém, de nada adianta orar e continuar praticando os mesmos erros. A religião está dentro de cada um e só existe na prática. Porque religião não se discute, pratica-se.

A melhor maneira ainda de demonstrar RELIGIÃO é com o EXEMPLO.
Pense nisso.


Beijo da Gu

Arquivo Pessoal / O Segredo - Marcel Camargo