Outono: Estação perfeita para os Vinhos!

Acredito que Vinho é Perfeito em qualquer Estação do Ano.
Normalmente, especialmente em países como o Brasil, que apresenta um verão quente e uma primavera muito bem marcada, com chuvas e com temperaturas muito altas na maior parte das regiões, tomar um bom vinho tinto pode ser um problema em algumas épocas do ano.
Resultado de imagem para vinhos outono

Em países assim, com estas características, fica fácil entender porque tantos amantes dos vinhos adora a chegada do outono, que é a estação considerada mais adequada para a degustação de vinhos tintos de todo o ano.

Portanto, com base nesta lógica que aponta que há de fato vinhos para estações do ano, nós vamos conhecer um pouco mais sobre os vinhos para outono, procurando entender, entre outras coisas, porque esta estação é tão boa para se apreciar certos tipos de vinhos.

OS TINTOS
Imagem relacionada

Como normalmente ocorre quando temos temperaturas mais amenas, com tardes ensolaradas e um tanto frias, e com noites onde as temperaturas são mais baixas, os vinhos tintos acabam se mostrando mais adequados do que outros tipos.

Mas não são todos os vinhos tintos que são mais adequados para serem consumidos durante o outono, já que há algumas vinhas que não combinam ou que não entregam tudo que tem nesta época do ano, sendo mais adequadas para outras épocas.

Dentre os tintos mais adequados para serem degustados durante o outono, podemos destacar os seguintes: Aragonez, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Syrah, Trincadeira, Touriga Nacional e a Alicante.

Estas variedades combinam mais com as temperaturas apresentadas pelo outono do que outras especialmente por serem mais encorpadas, capazes de entregar potência, e ao mesmo tempo, também de apresentar suavidade na medida certa, mas o melhor de tudo são variedades capazes de esquentar as tardes e noites mais frias desta estação que é o prenúncio do inverno.

Estes vinhos apresentam boa quantidade de taninos, tendo um paladar marcante, mas sem exageros, exatamente como pedem os pratos tão típicos da estação, que iremos ver nos exemplos a seguir.

DICAS DE HARMONIZAÇÃO COM PRATOS OUTONAIS
Agora que você já sabe mais sobre os melhores vinhos para serem consumidos durante o outono, é importante que você também tenha acesso a dicas de harmonização, que combinem pratos outonais e que permitam que você possa extrair o máximo destes vinhos.
Imagem relacionada
No outono, é muito comum que sejam degustados pratos com forte presença de carnes vermelhas, por exemplo, e para este tipo de prato, um vinho Syrah poderá ser a resposta perfeita.
Pratos com carnes grelhadas podem ser acompanhados por um vinho Pinot Noir, que é perfeito para um jantar a dois, já que mulheres costumam adorá-lo, por ser mais leve e menos marcante.
Assados também podem ser acompanhados por vinhos como os que levam a variedade Touriga Nacional em sua composição, já que são vinhos capazes de harmonizar de modo perfeito com eles.
Queijos fortes podem vir acompanhados de um vinho Syrah também, fazendo com que uma noite onde se consome uma deliciosa pizza 4 queijos, por exemplo, tenha o seu ponto alto com a presença deste vinho.


Escolha os seus favoritos e aproveite!
Beijo da Gu
Arquivo Pessoal / Serrado Vinhos

Comentários