Marcos Munrimbau - Música, Poesia e Vozes Cidadãs.


Música alimenta a alma.
Música mexe com os sentidos , desperta sonhos e desejos.
Tenho o privilégio de ter como amigo Marcos Munrimbau , mas amigo mesmo, desses que a gente senta pra tomar uma xícara de café, abrir uma garrafa de vinho, conversar sobre a vida,entender a energia do Universo, trocar idéias e vivências, falar, viver  e ouvir sobre as Vozes Cidadãs.
Marcos Munrimbau é de uma doçura musical e astral únicas!
Sua maneira de interpretar a vida e os fatos que acontecem é esclarecedor e exato.
Hoje o Papo com a Gu é com ele.

Fotos :Luciana Alexandrino
Papo com a Gu - Quem é Marcos Munrimbau?
Munrimbau -Sou cantor, compositor, instrumentista, poeta e arte educador,
Sou um universo de espontaneidade, um curioso, um ser amoroso, repleto de sentimentos profundos e pensamentos diversificados. Há uma gama de aspectos que brotam do meu interior, singelamente emaranhado nas reflexões da vida, nos conflitos assentados na passagem do tempo, buscas por discernimentos acerca dos mistérios das noites, do raiar dos dias que se confundem nas cercanias da esperança e nos becos de uma alma às vezes amedrontada ou simplesmente entusiasmada com os sabores das conquistas em comunhão com a arte. 

Papo com a Gu - Como surgiu o Projeto/ Programa "Vozes Cidadãs"?
Munrimbau -O projeto Vozes Cidadãs nasceu no inicio da década de noventa. Esse projeto, hoje um movimento, um programa, nasceu da necessidade do seu criador de inserir educandos num processo educativo cidadão, além da arte. Ele traz como proposta a valorização de qualidades, aptidões e talentos dos educandos, com o objetivo de desenvolver novos conhecimentos a partir da construção de valores, do estímulo à percepção, imaginação, memória e capacidade cognitiva, induzindo-os a um melhor significado de suas histórias, das raízes culturais das famílias e da trajetória de cada um deles frente à vida: novos comportamentos e novas soluções para o enfrentamento dos problemas do cotidiano.
Dessa forma, todas as dinâmicas e atividades foram elaboradas como incentivo à autonomia e ao senso crítico dos educandos, fazendo-os analisar e refletir sobre as atitudes do grupo e de cada participante.
O senso de estética e organização são elementos de construção do saber, o que se reflete desde o cuidado com o espaço de vivências, o manuseio de instrumentos musicais e a higiene dos próprios educandos, passando pelo interesse e colaboração espontânea do grupo em atividades especiais, até o freqüente relato dos pais quanto à maior atenção demonstrada pelos estudos, afetividade e melhora nas relações familiares.
Aliás, a aproximação das famílias é notória e prova disso é sua presença participativa nos eventos ocorridos nas entidades, colaboração cuidadosa nas atividades externas e a frequente procura pelo educador para conhecer melhor o processo educativo e conteúdos trabalhados, conversar sobre o desenvolvimento dos filhos e até mesmo trazer questões de conflito pessoal ou familiar para apoio e aconselhamento. Além disso, o fortalecimento de vínculos com o educador e as instituições se evidencia pela crescente indicação do projeto, feita pelos próprios educandos e seus pais a outros adolescentes e famílias, além dos muitos convites para visitas, eventos familiares e comemorações domésticas.
Como já mencionado, os conteúdos trabalhados nas dinâmicas e vivencias especiais primam pelo acolhimento e valorização dos educandos, sua integração ao grupo, à instituição e à própria comunidade onde vivem.

Papo com a Gu -Além do elemento Feminino constante em suas canções, qual outra fonte de inspiração? 
Munrimbau -As observações da própria vida, as sensações que afloram no compartilhar relações, as viagens, leituras e por meio de músicas de variados ritmos que ouço no decorrer dos dias e me acompanham desde muito tempo. Essas são as minhas principais fontes de inspiração. 

Papo com a Gu - Eu tenho minha música favorita. "SIMPLES". Afinal café da tarde, lembranças da vovó me fazem viajar. Há alguma canção que realmente te arrepia a pele e a alma? 
Munrimbau -Eu não tenho uma música favorita, mas posso citar algumas, aquelas que vem sendo as mais pedida pelo público carinhoso que acompanha a minha carreira.
As músicas Maculelê Batalha, Medo, Bandeira Samba, Viva a nossa amizade e Tribos Urbanas, são as mais pedidas durante os shows. No momento são as de maior sucesso. Em Maculelê, encontro no olhar de cada cidadão um guerreiro, um ser batalhador. 
Em Medo, encontro em mim mesmo a força da superação dos desafios e em Bandeira Samba, encontro o retrato da nossa gente, do nosso país, de cada momento festivo, em Viva a nossa amizade, a dimensão do respeito às diferenças e em Tribos Urbanas, a diversidade pulsante das grandes cidades. 
Mas não tenho uma preferida, algumas músicas adquirem um significado magnífico de acordo com coisas que eu esteja vivenciando. Elas adquirem um significado maior na medida em que envolvem pessoas, histórias, experiências de vida. A MPB é um movimento poético, sonoro, rítmico muito abrangente, universal. MPB é gênero que eleva o cenário das influências plurais.

Papo com a Gu -Além de shows pelo Brasil, qual o projeto que vem por aí? 
Munrimbau -Além dos shows, estão em andamento um projeto de gravação do próximo CD, um projeto de lançamento de um Clip, alem das ações artísticas no Teatro Paiol Cultural, como saraus, show e mostra musical. 

Papo com a Gu -Conta pra Gu qual música autoral que reflete exatamente o período que vivemos no Brasil? 
Munrimbau -A música Viva a nossa amizade!!! Fácil é amar e conviver com os que pensam como nós.
Desafiante é respeitar, ouvir e entender os que pensam, sentem e veem o mundo diferente de nós.
E como são ricas as diferenças, os contrastes, os sabores.
Sem o conflito, não existe mudança, evolução, crescimento.
Sem o conflito, não existiria vida.
“Viva nossa amizade” traduz muito do meu sentimento ao assistir desolado tantas amizades se desfazerem diante dessa crise econômica, política e moral em que todos nós estamos imersos. Quanto ao processo criativo, houve dois momentos: avaliação e reflexão acerca dos fatos atuais, atrelados na conjuntura política. Num segundo momento, a criação de uma melodia singela que passasse a ideia de canção de ninar, acalanto,

Papo com a Gu -Agenda de 2017 ainda reserva muitas surpresas? Quando serão suas novas apresentações? 
Munrimbau- No dia 25 de setembro, sob minha curadoria, promoverei o 6° sarau Vozes Cidadãs no Paiol, no Teatro Paiol Cultura 
Farei no dia 28 de setembro no Sesc Taubaté uma apresentação com música, história e poesia, ao lado da talentosíssima atriz Rosa Freitas e do grande historiador Cadu de Castro. O tema será sarau caipira , que vai tratar das origens da cultura caipira do Vale do Paraíba, por intermédio da diversidade das artes. 

Papo com a Gu - Munrimbau,Cantar pra que? 
Munrimbau -É fundamental acreditar e não desistir dos sonhos, mesmo diante dos desafios que o cotidiano nos apresenta... Cantar para ter alento emocional... aprendi que os sons podem estimular ações... cantar para celebrar a vida ... Cantar para emocionar pessoas e iluminar caminhos com cores sonoras universais. Cantar para um envolvimento em responsabilidades sociais... Cantar para consagrar a vida poeticamente, cantar para existir e coexistir, cantar para despertar protagonismo nos olhos da amada, cantar para fazer preciosas escolhas e mergulhar nos sentimentos mais profundos. Cantar para vencer os desafios que nos paralisam, cantar para se libertar das amarras do medo, cantar para entrar em conexão com os mistérios fascinantes. 

Contatos para Shows: 
Munrimbau Produção - 11 995045780 e 11- 993555979 –

Visitem os links para ve-lo e ouvi-lo. Voz rara!
Conheçam mais desse artista que canta e encanta!





Musicalize-se!

Beijo da Gu



























Comentários