Como Preparar o Café Coado Perfeito!


O amor que os brasileiros têm pelo café coado é imensurável. Quem não adora preparar (ou só tomar) a bebida feita em casa do jeito tradicional, que atire o primeiro grão. Mas esse hábito de milhões pode esconder algumas armadilhas no preparo.
Resultado de imagem para Como preparar o café coado perfeito

Para chegar a versão perfeita da xícara caseira e deliciosa,dicas de uma especialista para listar os principais erros que alguém pode cometer ao coar café.

1) Proporção entre pó e água


Quem coa café com os mesmos utensílios todos os dias adquire com o tempo uma forma de tirar sempre as mesmas medidas de pó e água. Mas, quando o utensílio é novo, as chances de preparar uma bebida forte demais ou um “chafé” são grandes.

Quem dá a dica é Estela Cotes, barista campeã brasileira de preparo de café: O ideal é seguir a proporção de 1 parte de pó para 10 de água. Por exemplo: 10 g de café  para 100 ml de água.

2) Temperatura da água

Apesar de a maioria não utilizar termômetros na cozinha caseira, a temperatura da água para coar o café é muito importante. Quando fria demais, não passa o café pelo filtro. Já demasiada quente pode “queimar” o pó, trazendo amargor.

Segundo a barista, o correto é que a água esteja entre 92°C e 96°C. Para isso, deixe o líquido atingir o ponto de ebulição (100°C) e a utilize para escaldar o coador. Assim ela chega à temperatura ideal e você ainda evita que a bebida fique o com gosto do filtro de papel.

3) Adoçar ou não?  ( Eu não adoço)
Assim como a maioria dos baristas, Estela recomenda que o café não seja adoçado. Dessa forma ele garante ao paladar sabor, acidez e demais características do grão escolhido. Quando o pó é muito amargo, aí sim açúcar pode ser utilizado, mas em pequenas quantidades e direto na xícara pronta.

4) Conservação

Se você quase não usa o pó de café, a dica é armazená-lo em um pote hermeticamente fechado na geladeira por no máximo dois meses. Já a bebida pronta não deve permanecer na garrafa térmica por mais de uma hora.

Gostou das Informações?

Beijo da Gu

Arquivo Pessoal / Mexido de ideias

Comentários