SETEMBRO AMARELO - MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO


Papo Sério. Aliás, seríssimo!
Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.
Resultado de imagem para setembro amarelo
"Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se busque na morte a solução para as dores."

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria

Este mês é conhecido como “Setembro Amarelo”, que aproveita o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o dia 10, para espalhar para o restante do mês uma cor que representa a continuidade do esforço conjunto para evitar que as pessoas tirem suas vidas. O Twitter e o Centro de Valorização da Vida (CVV) agora aproveitam também essa a data para anunciar uma parceria que mira os mesmos objetivos.

A primeira ação será relacionada à hashtag #ExisteAjuda, que vai reunir a discussão sobre o assunto entre os usuários e especialistas, assim como orientações para ajudar quem você acredita que tem grandes chances de cometer atos contra a própria vida ou saúde — isso inclui ações de automutilação e expressões físicas de depressão.

Outra frente é a exibição de mensagens de incentivo assim que a plataforma registrar uma busca sobre o tema, incluindo uma lista de contatos do CVV, para que interessados possam conversar aa respeito. A iniciativa é global e inclui Alemanha, Austrália, Espanha, Hong Kong, Irlanda e Reino Unido, que terão um lacinho em suas representações na rede social.

Entre os dias 7 e 16 de setembro, o emoji ficará visível para todas as postagens que associarem as hashtags #DiaMundialDaPrevençãoDoSuicídio
#PrevençãoDoSuicídio 
#SetembroAmarelo
#WSPD2018.
“São mais de 30 brasileiros mortos diariamente vítimas do suicídio, o que demonstra que ações como esta são urgentes e necessárias. O CVV atua gratuita e voluntariamente há 56 anos, e sabemos muito bem que quebrar os tabus em relação ao suicídio exige coragem e força de vontade”, diz a porta-voz e voluntária do CVV, Adriana Rizzo.
Resultado de imagem para setembro amarelo
Alguns destaques do Setembro Amarelo nesses anos foram a iluminação de monumentos como Cristo Redentor no Rio de Janeiro/RJ, o Congresso Nacional e a ponte Juscelino Kubitschek em Brasília/DF, o estádio Beira Rio em Porto Alegre/RS, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza/CE, Ponte Anita Garibaldi em Laguna/SC, e o Palácio Campo das Princesas em Recife/PE.
Também foram feitas ações de rua, como caminhadas, passeios ciclísticos, passeios de motos e abordagens em locais públicos em várias cidade do Brasil.

10 fatos que falam sobre o Suicídio | Setembro Amarelo
Você sabe identificar os comportamentos e as ideias das pessoas suicidas?

Já fez algum tipo de terapia com profissionais especializados (Psicólogo, Psicanalista ou Psiquiatra)? — Embora fazer terapia, não seja somente para pessoas que possuem pensamentos suicidas.

Você tem o hábito de escutar as pessoas?

Consegue identificar com facilidade quando um amigo ou alguém muito próximo a você está triste, tem alteração de humor ou se isola?

Você já teve pensamentos suicidas ou já tentou se matar?

Já passou por momentos de tristeza ou ansiedade profunda?

Já parou para pensar sobre o que de fato é o suicídio?

Sabe o que é o setembro amarelo?

Você se corta ou se machuca por que uma dor interna incontrolável dentro de você?

Você está sofrendo porque um amigo ou ente querido acabou de falecer e por isso tem pensamentos negativos e vontade de sumir?

Dica da Gu:Olhe ao seu redor. Converse com seus filhos, amigos, companheiros, esteja atento á qualquer mudança de comportamento.

Falar é a melhor SOLUÇÃO!

Beijo da Gu

Arquivo pessoal/ CANALTECH /RAFAEL ARBULU/www.setembroamarelo.org.br

Comentários