16 Receitas Criativas para Você Preparar com os Pequenos no Dia das Crianças


Porque o Dia das Crianças pode ser delicioso e muito mais divertido na cozinha.
Receitas divertidas para você preparar com as crianças.
Anote os ingredientes.

Espaguete com almôndegas
Ingredientes

300 gramas de carne bovina moída 
1/2 cebola picada 
1 ovo batido 
1 colher de sobremesa de salsa picada 
2 colheres de chá de sal 
5 colheres de sopa de farinha de rosca 
1 lata de molho de tomate 
1 xícara de chá de Água 
300 gramas de macarrão espaguete cozido al dente

Modo de Preparo

Em um recipiente, ponha a carne moída, a cebola, o ovo, a salsa, o sal e a farinha de rosca. Misture bem até formar uma massa homogênea. Faça 30 almôndegas pequenas. Em uma panela, junte o molho de tomate e a água. Leve ao fogo e deixe ferver. Em seguida, acrescente as almôndegas, com cuidado para não desmanchá-las, e cozinhe por 15 minutos no fogo baixo. Sirva as almôndegas enroladas no espaguete como a sugestão da foto. Para a brincadeira ficar mais divertida, faça rostinhos com vegetais e temperos.

Sanduíche de pepino

Ingredientes
1 pepino japonês fino
8 fatias de pão de forma sem casca
Manteiga sem sal amolecida em temperatura ambiente
2 colheres de chá de hortelã
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Descasque o pepino e corte em rodelas finas. Tempere com um pouco de sal. Lave e seque a hortelã e pique bem fininha. Espalhe a manteiga amolecida em todas as fatias de pão, apenas de um lado. Salpique a menta em todas as fatias com manteiga. Coloque o pepino sobre as fatias com manteiga. Faça duas camadas de rodelas de pepino. Tempere com a pimenta-do-reino moída. Cubra os sanduíches com as fatias de pão restantes. Sirva com carinha de palhaço: língua de pepino, nariz de tomate cereja e olhinhos de azeitonas. 


Panqueca

Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de leite 
1 ovo
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 colher de sopa de açúcar mascavo 
morangos frescos
mel

Modo de Preparo

Misture em uma tigela a farinha, o leite, o ovo, o óleo e o açúcar. Misture até formar uma massa homogênea. Frite uma porção da panqueca numa frigideira antiaderente e untada com óleo ou manteiga. Vire a panqueca ao contrário quando começar borbulhando, e deixe dourar do outro lado. Faça esse procedimento até acabar a massa. Sirva com morangos e mel, formando carinhas divertidas com banana e mirtilo. 
Foto: Shutterstock

Cake Pop
Cake Pop
Ingredientes
1 bolo de chocolate pronto
300g de chocolate meio amargo ou ao leite
confeitos (chocolate granulado, nozes, castanhas ou raspas de chocolate)

Modo de Preparo

Em banho-maria derreta 150g de chocolate. Acrescente 1 colher de sopa de manteiga e 1 copo de creme de leite fresco. Mexa até formar uma mistura cremosa e homogênea. Deixe esfriar antes de usar.
Em uma tigela, pique o bolo como se fosse uma farofa com pedaços grandes. Acrescente a ganache aos poucos, mexendo delicadamente. Faça as bolinhas, coloque-as numa assadeira. Derreta o resto do chocolate em banho maria. Molhe a ponta do palito no chocolate derretido e espete nos bolinhos. Passe os bolinhos pelo chocolate e depois pelo confeito de sua escolha. Deixe os bolinhos virados para cima para que o chocolate seque.
Foto: Shutterstock

Mousse de mirtilo
Mousse de mirtilo
Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 iogurte grego natural
200 ml de suco de mirtilo orgânico 
1 envelope de gelatina sem cor e sem sabor

Modo de Preparo

Num liquidificador, coloque o leite condensado e o suco. Bata para misturar bem. Prepare a gelatina como na embalagem e adicione imediatamente ao liquidificador. Junte o creme de leite e o iogurte. Assim que incorporado, derrame o musse em taças. Leve à geladeira por, por 04 a 05 horas, até ficar firme. Sirva montando carinhas com o próprio mirtilo.

Purê de batata e Polvo de salsicha

Ingredientes

1 kg de batata
1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa de margarina
sal a gosto
1 dente de alho espremido

Modo de Preparo

Cozinhe as batatas até ficarem bem moles. Descasque-as ainda quentes e esprema as batatas no espremedor. Despeje as batatas em um recipiente e acrescente a margarina, o sal e o alho, e mexa até que a margarina derreta por completo. Acrescente o leite aos poucos e continue mexendo. Sirva ainda quente. Cozinhe a salsicha com água e sal e corte-a como na imagem. Com o auxílio de uma caneta culinária, desenhe um rostinho no polvo e sirva-o em cima do purê. 

Omelete divertida

Ingredientes

2 ovos
1 pitada de sal
1 fatia de presunto
2 fatias de queijo
tempero verde a gosto
caldo de galinha a gosto

Modo de Preparo

Bata os 2 ovos com um garfo e coloque-os na frigideira já untada com óleo. Acrescente o sal, o presunto picado em quadradinhos e as duas fatias de queijo. Coloque os temperos a gosto, espere ficar firme, e vire a omelete. Dobre-a e sirva em um prato. Use a criatividade para formar um rostinho com ingredientes como na foto. 

Foto: Shutterstock

Sanduíche de ovo e queijo
Sanduíche de ovo e queijo
Ingredientes

1 fatia de pão de forma
1 colher de sopa de manteiga
1 fatia de queijo muçarela
folhas de alface
1 ovo cozido
rodelas de pepinos
tomatinhos cerejas
1 tomate

Modo de Preparo

Corte o tomate ao meio e retire as sementes. Corte uma fatia fina dele para fazer a base do corpo da borboleta. No pão de forma, espalhe a manteiga. Coloque as folhas de alface e o queijo muçarela em cima. Agora, monte a borboleta com a base de tomate e as fatias de ovos cozidos como asas. Em cima, de duas rodelas de ovos coloque o pepino e, por fim, o tomate cereja picado. Com a ajuda de uma caneta culinária pinte olhinhos na sua borboleta. Use a foto como inspiração. 
Foto: Shutterstock

Panqueca de laranja
Panqueca de laranja
Ingredientes

40 ml de leite
200 ml de creme de leite fresco
100 ml de iogurte
Raspas e suco de 1 laranja
2 xícaras de chá de farinha de trigo
4 colher de sopa de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicabornato de sódio
1 pitada de sal
2 ovos
80g de manteiga
1/3 xícara de chá de Cointreau 

Modo de Preparo

Misture e peneire todos os ingredientes secos e reserve. Misture todos os ingredientes líquidos com o açúcar, os ovos e a manteiga amolecida. Jogue os secos por cima e misture. Deixe descansar por 1 hora na geladeira. Em seguida, frite as panquecas com um pouco de manteiga. A sugestão é montar uma cara de leão com gomos de mexerica como a juba e o rostinho feito com bananas picadas, chocolate derretido e framboesas. Use a imagem como inspiração. 
Foto: Shutterstock

Hambúrguer
Hambúrguer
Ingredientes

3 kg de carne moída 
300g de bacon moído
1 ovo
3 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de tempero caseiro: feito com alho, sal, cebola, pimenta e cheiro verde processados no liquidificador
30 ml de água gelada

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes muito bem. Faça porções de 90 a 100 gramas. Forre um plástico molhado em uma bancada e modele os hambúrgueres utilizando um aro como base. Faça um de cada vez e vá retirando o aro logo em seguida. Frite os hambúrgueres em óleo quente. Sirva-os brincando com os ingredientes. Você pode usar a foto com sugestão, fazendo cabelos de aspargos ou quiabos. Olhos com ovos e azeitonas. Nariz com tomate cereja. Boca com catchup. E gravatinha com milho cozido e tomate cereja. 
Foto: Shutterstock

Pão de queijo
Pão de queijo
Ingredientes

500g de polvilho azedo
1 copo de água
1 copo de leite
1/2 xícara de chá de óleo
2 ovos
100g de queijo parmesão ralado
sal a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela, ferva a água e acrescente o leite, o óleo e o sal. Adicione o polvilho, misture bem e comece sovar a massa com o fogo desligado. Quando a massa estiver morna, acrescente o queijo parmesão, os ovos e misture bem. Unte as mãos e enrole bolinhas de 2 cm de diâmetro. Disponha as bolinhas em uma assadeira untada com óleo, deixando um espaço entre elas. Asse em forno médio, preaquecido, por cerca de 40 minutos.

Sorvete de melancia
Sorvete de melancia
Ingredientes

2 e 1/2 xícaras de chá de melancia sem sementes, cortada em cubos
1 colher de sopa de suco de limão
1/4 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de framboesas frescas

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo, coloque em forminhas próprias para picolé e leve ao congelador até endurecer.
Foto: Shutterstock

Panquecas coloridas
Panquecas coloridas
Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de leite 
1 ovo
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 colher de sopa de açúcar mascavo 
morangos frescos
mel
corante alimentício rosa, laranja, amarelo, verde, azul e roxo

Modo de Preparo

Misture em uma tigela a farinha, o leite, o ovo, o óleo e o açúcar. Misture até formar uma massa homogênea. Divida a massa em cinco porções. Coloque uma gotinha de corante alimentício de cada cor em cada uma das porções. Misture até que a massa fique com a cor desejada. Frite uma porção da panqueca numa frigideira antiaderente e untada com óleo ou manteiga. Vire a panqueca ao contrário quando começar borbulhando, e deixe dourar do outro lado. Faça esse procedimento até acabar a massa. Sirva as panquecas juntas formando um arco-íris. 
Foto: Shutterstock

Mingau de aveia, maçã e canela
Mingau de aveia, maçã e canela
Ingredientes

2 colheres de sopa de flocos de aveia
1 xícara de chá de leite
1 maçã pequena picada
1 colher de café de canela em pó

Modo de Preparo

Ferva o leite, acrescente a aveia e mexa até engrossar. Retire do fogo e coloque o mingau em um bowl. Você pode aproveitar e criar uma corujinha, fazendo as asas com farias de maçã, o corpo com morango, o bico com amêndoa e os olhos com banana e mirtilo. Use a foto como referência.
Foto: Shutterstock

Queijo-Quente
Queijo-Quente
Ingredientes

2 fatias de pão da sua preferência
3 colheres de sopa de manteiga com sal
1 colher de café de páprica
4 fatias de queijo mussarela

Modo de Preparo

Misture a páprica e a manteiga até ficar um creme homogêneo. Passe a manteiga nas fatias de pão. Recheie com o queijo. Leve até uma frigideira quente e frite o sanduíche de ambos os lados até que o queijo derreta. Use a criatividade para brincar com o prato ao servir o seu sanduíche. Uma sugestão é fazer um peixinho usando laranjas para as barbatanas e queijo branco e azeitonas para boca e olhos. 
Foto: Shutterstock

Batata smile
Batata smile
Ingredientes

2 batatas
3 colheres de sopa de amido de milho
1/4 xícara de farinha
3 colheres de sopa de farinha de rosca
1 colher de sopa de sal
1 e 1/2 colher de chá de pimenta
1 ovo

Modo de Preparo

Descasque as batatas e corte-as em cubos, depois coloque as batatas em uma panela e encha com 3/4 de água. Ferva por 15 minutos ou até que as batatas estejam macias. Amasse a batata com o amido de milho, farinha, pão ralado , sal e pimenta. Adicione um ovo, misture e coloque filme plástico sobre o balcão e polvilhe com farinha. Coloque a massa sobre o papel, polvilhe-a com mais farinha. Abra a massa. Corte círculos de massa, pode usar um copo americano como referência. Use um canudo de refrigerante para fazer os olhos e uma colher para fazer a boca. Frite os círculos em uma panela cheia com 2 polegadas de óleo bem quente durante cerca de 15 a 17 minutos ou até que fiquem crocantes. Coloque-os em toalhas de papel para escorrer e depois sirva.

Chame os pequenos e crie memórias que eles jamais esquecerão!
Deliciem-se!!!


Beijo da Gu
Arquivo Pessoal/ www.guiadasemana.com.br

Comentários