MAU HUMOR É UM VÍRUS MUITO CONTAGIOSO.CUIDADO!!


Se tem algo que me faz desaparecer da vida de alguém é o tal Mau Humor.
Não sei como acontece com você, mas ficar ao lado de alguém mal humorado me faz sentir como se carregasse 5 toneladas em cada ombro. Me dói o estômago, não consigo olhar a pessoa nos olhos...
É fundamental desdobrar nossas estratégias para impedir que o mau humor dos que nos rodeiam nos afete. Devemos aceitar nossa realidade e pensar sempre positivo.
Todos passamos por esses dias nos quais o mau humor aparece. É como uma pressão interior e um véu que nos faz ver as coisas com desânimo, com certo rancor, apatia e muito desconforto.( mas 24h/dia, 7 dias por semana, 365 dias ano já é demais)

Resultado de imagem para O MAU HUMOR É UM VÍRUS MUITO CONTAGIOSO

O mais provável é que tenham sido momentos específicos que, depois de pouco tempo, acabam se evaporando porque você sabe canalizá-los, porque se centra em outros aspectos que dissuadem esse súbito mal-estar.

Agora bem… Você conhece alguém que pareça viver em um eterno estado de ânimo onde o mau humor não dá trégua às suas palavras e expressão? Nesses casos é importante saber que esse mal-estar pode muito bem ser contagioso.

Ou pelo menos isso explica um estudo realizado em 2012 pelo doutor Lewandonsky e publicado na revista “American Scientific“.

Quando o mau humor ataca
Quando chega o mau humor o dia se converte em noite e, além do mais, com tempestade. Mas, a maioria das vezes “são explosões específicas”. Em geral, essa sensação onde a ansiedade, a raiva e o pessimismo se misturam, é algo muito limitado no tempo.

Muita gente está acostumada a combater o mau humor com o diálogo interno, pensando no que o provoca e controlando essa emoção. Sempre é muito aconselhável sair para caminhar, a fazer um pouco de esporte para aliviar essa tensão interna, e ao mesmo tempo, relativizar pensamentos.
Resultado de imagem para O MAU HUMOR É UM VÍRUS MUITO CONTAGIOSO
Agora, por sua vez, também temos essas outras personalidades “presas” em um mau humor permanente que podem chegar a ser tão destrutivas para nós mesmos quanto para os demais.

O que o produz? Quais são as causas mais comuns que o determinam?

Quando as expectativas próprias não se cumprem.

O aborrecimento e o mau humor também cumprem sua função: nos alertar de que há algo que nos incomoda. Há pessoas que se enfrentam ao seu mal-estar, o canalizam e resolvem o aborrecimento.

Quem o armazena e não o controla, aumenta ainda mais a emoção negativa. Há, além disso, uma clara incapacidade de confrontar os problemas.

Esse mal-estar interior costuma se transformar em rejeição, em ocasiões, para si mesmo e também para outros.
O mal-estar pessoal gera frustração.

As pessoas com mau humor crônico não dispõem de capacidade reflexiva, de autovalorização, nem de um adequado controle emocional.
Há uma negação da realidade.
Em ocasiões, o mau humor permanente é resultado de uma mentalidade egocêntrica onde seus problemas são sempre a maior prioridade.

O mau humor se transmite

Isso mesmo. Assim foi esclarecido no estudo mencionado no início, e em diversos artigos científicos da revista Psychology Today, onde nos indicam o seguinte:

A atitude de uma pessoa, seja ela positiva ou negativa, sempre acaba nos afetando de alguma maneira.
O mau humor crônico procedente de um familiar próximo ou de um amigo sempre nos resulta incômodo e acaba gerando em nós emoções negativas e inclusive desânimo.
O que acontece é que chegamos a desenvolver uma série de mecanismos quase inconscientes que acabam nos contagiando com esse mau humor.
Em primeiro lugar, fazemos uma imitação de gestos. Se a outra pessoa franzir a testa e mostrar mal-estar no rosto, nós faremos o mesmo porque estamos fazendo empatia.
Resultado de imagem para o mau humor
Algo que não devemos nos esquecer é de que toda expressão facial gera uma emoção. Só temos que desenhar um sorriso no nosso rosto para sentir sensações positivas. Assim, se baixarmos o rosto, se franzirmos a testa, se apagarmos nosso sorriso natural, aos poucos, chegarão as sensações negativas.

É curioso, inclusive, como em um espaço reduzido, mas com vários indivíduos, uma só pessoa pode contagiar seu mau humor e fazer com que o resto acabe se sentindo igual.

Como nos proteger do vírus do mau humor

Uma estratégia essencial para nos defender do mau humor alheio é utilizar o que se chama o “impermeável emocional”. No que consiste?

Tome nota, com certeza vai ajudar você:

Quando uma pessoa começa a falar de aspectos negativos, quando utiliza críticas e gera um tipo de linguagem carregada de desânimo, tente introduzir recursos positivos:

“Bom, mas há dias melhores”, “Bem, mas hoje é um bom dia e terá que aproveitar”, “Certo, mas você vale muito e vai poder, a pesar de tudo”, “Entendo, mas dias cinzas temos todos, e você terá que ser feliz”.
As pessoas muito negativas poderão tomar estas frases como uma afronta ou como se não fossem entendidos. Na realidade, você tenta mostrar a elas empatia, mas o que deve fazer é se proteger a si mesmo para que nada disso o afete.
Resultado de imagem para o mau humor
Deverá fazer um esforço consciente para desviar esse fio de negatividade extrema. Tenha em conta suas expressões faciais, não imite a quem tem na sua frente. Adquira uma expressão impassível onde seu sorriso esteja tranquilo.

É só assentir com a cabeça para que a outra pessoa saiba que está sendo escutado.
Prontos para encarar com BOM HUMOR as barreiras do dia?
Beijo da Gu

Arquivo Pessoal / O Segredo / Melhor com Saúde

Comentários