Você sabe a Origem do SALÁRIO?


Nem só sobre café e vinho escrevo.
Curiosa, me pego estudando e pesquisando sobre os mais diversos assuntos.
Coincidência ou não, estava conversando com uma amiga sobre salário, valores, finanças e em uma de minhas redes sociais me deparo com essa publicação de Max Gehringer, explicando sobre a origem do salário.
Resultado de imagem para salario
"Há dois mil anos, o sal era vital para a sobrevivência, por ser a única maneira de conservar a carne por vários meses. Por isso, o exército romano dividia o pagamento de seus soldados em duas partes: uma era paga em moedas e a maior parcela podia ser trocada por sal. Essa parte do pagamento tinha o nome de "salarium".
Foi daí que surgiu não só a nossa palavra "salário", mas também a expressão "preço salgado" para qualquer mercadoria que custe os olhos da cara. Como o exército romano se manteve vencedor por séculos, supõe-se que os soldados estivessem satisfeitos em receber seu pagamento em sal.
Hoje, embora o sal seja barato, a palavra "salário" continua a ser usada, talvez para lembrar às empresas por que os soldados romanos conseguiram conquistar o mundo. Uma legião de funcionários mal pagos pode até ganhar uma ou outra batalha. Mas só um exército de funcionários bem-pagos consegue vencer todas as guerras.
Resultado de imagem para salario
Durante minha carreira profissional, conheci várias empresas que pagavam mal seus funcionários, mas conseguiam ter sucesso. Hoje, nenhuma dessas empresas existe mais. No longo prazo, como os romanos ensinaram, a motivação e vitória serão sempre diretamente proporcionais ao salário pago."

Interessante né?
Beijo da Gu

Comentários