13 Maneiras de Preparar Ovo: jeitos diferentes para variar refeições sem gastar muito.

Em tempos de crise, toda economia é bem-vinda.
Economizar no preparo dos alimentos continua sendo um luxo!!!
O ingrediente da vez é o OVO.

ovos jeitos preparo 0919 1400x931
Alguns amam, outros odeiam.(eu amo)
Há os que digam que ovo não é mistura.
Discordo em numero gênero e grau.

Resultado de imagem para omelete e vinho
Boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais, o ovo é um alimento extremamente saudável e que garante inúmeras preparações.

Mesmo quem não tem muita habilidade na cozinha pode aprender as receitas abaixo e comprovar que existem muitos jeitos diferentes de variar nas refeições com estas maneiras de preparar ovos.
Ah, as receitas a seguir harmonizam perfeitamente com aquele vinho que você gosta.

Receita de omelete básica


Ingredientes

6 ovos
6 colheres (sopa) de leite - uma colher para cada ovo
1 colher (sopa) de manteiga
sal
pimenta do reino
1 punhado de muçarela ralada em ralo grosso (opcional)
Modo de Preparo

Quebre os ovos numa tigela. Junte o leite, sal e pimenta e misture bem tudo. O leite ajuda a deixar a omelete mais fofinha.

Em uma frigideira, coloque a manteiga para derreter. Com o fogo alto, adicione a mistura de ovos e, assim que perceber que a omelete está cozinhando por baixo, comece a "arrastá-la" da borda para o centro da panela, com ajuda de uma colher ou espátula, removendo do fundo e bordas da frigideira. Assim, a massa cozinha de forma uniforme mesmo quando são muitos ovos.
Quando a omelete estiver quase toda cozida, se quiser rechear, a hora é agora: coloque o queijo ralado. Deixe cozinhar até desgrudar do fundo da panela, e esteja douradinha por baixo e dobre.

Receita de omelete de forno ZERO fritura



Ingredientes
2 claras
1 tomate sem sementes e picado
1 colher (sopa) de queijo branco ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Bata somente a gema com um garfo e junte o tomate picado e o queijo na mistura. Em seguida, use sal e pimenta do reino para temperar. Em um recipiente separado, bata as claras em neve e junte-as delicadamente à primeira mistura. Coloque a omelete em um refratário redondo e leve para assar em forno médio por, aproximadamente, 15 minutos.

Receita de omelete de batata ( eu amo esse preparo)



Ingredientes
4 batatas bolinha azeite a gosto
1 ovo batido
1 fatia de peito de peru
1 fatia de queijo branco
2 tomates cereja picados tempero verde a gosto
1 colher (sopa) de leite
Modo de preparo
Corte as batatas em rodelas bem fininhas e coloque para refogar com um fio de azeite e dê umas viradinhas de vez em quando. Mantenha a tampa fechada para a batata amolecer. Enquanto isso misture em um outro refratário o ovo batido, o peito de peru, o queijo branco, os tomates cereja picados, tempero verde em o leite. Acrescente sal e misture bem.

Quando a batata estiver molinha e douradinha faça uma cama no fundo da frigideira. Acrescente a mistura do ovo, feche a panela e deixe em fogo baixo até dourar, vire o lado e vá fazendo isso até cozinhar bem por dentro. Sirva a seguir.

Ovo frito sem óleo



Sim! É possível consumir ovo frito sem nenhuma gota de óleo. Para preparar, aqueça uma frigideira antiaderente e coloque o ovo quando tiver bem quente. Adicione um pouco de sal e uma colher de sopa de água antes de cobrir com uma tampa e deixar cozinhar.

Ovo mexido cremoso


Para preparar um ovo mexido cremoso, misture na frigideira 2 ovos grandes por pessoa, temperados com sal e pimenta-do-reino moída na hora, acrescentando 20 g de manteiga a duas colheres de creme de leite fresco. Você pode substituir o creme de leite da receita por leite desnatado.

Ovo no forno (meu favorito.Sirvo com salada de folhas)



Quebre os ovos e coloque em pequenas tigelas untadas de manteiga. Acrescente duas colheres de creme de leite e temperos a gosto. Tampe e leve ao forno pré-aquecido por 7 minutos. Se preferir a gema mais dura, a dica é deixar por até 10 minutos.

Ovo recheado
Para preparar, é preciso cozinhar os ovos inteiros. Depois, descascar e cortar ao meio, retirando a gema com cuidado. Na sequência, coloque o recheio no meio da clara - que pode ser carne moída, tomates com manjericão ou queijo - e cubra com parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido até gratinar.

Enroladinho de ovos com legumes

Resultado de imagem para Enroladinho de ovos com legumes
Ingredientes
3 ovos
1 colher de sopa de leite
1 colher de sopa de cenoura picada
1 colher de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
Sal e pimenta moída na hora para temperar

Modo de preparo
Em uma tigela, mexa bem os ovos, leite e sal e passe por uma peneira. Adicione cenoura, cebola, cebolinha e pimenta e misture. Unte uma frigideira com óleo e despeje ½ mistura de ovos e em fogo até que ela comece a soltar. Enrole até a metade, como se fosse uma panqueca. No espaço que se abriu na frigideira, despeje o resto do ovo e volte a enrolar até o fim. Espere esfriar e corte em rolinhos.

Receita rápida de ovo na xícara

Ingredientes

4 ovos
150g de creme azedo
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Tempere o creme azedo com sal, pimenta-do-reino e uma pitada de noz-moscada. Coloque uma colherada da mistura no fundo de uma xícara e quebre um ovo por cima.

Em seguida, adicione outra colher do creme e tempere com uma pitada de sal, uma de pimenta-do-reino e uma de noz-moscada. Repita o procedimento com mais três xícaras. Coloque em banho-maria em uma assadeira e leve ao forno por 15 minutos ou até as gemas estarem no ponto ao seu gosto.

Receita de ovo pochê


Separe um ou dois ovos frescos de uma vez. Use panela antiaderente em um fogo médio, e deixe uma colher de chá de água pronta para usar. Coloque os ovos na panela aquecida e adicione a colher de chá de água em seguida e tampe bem a panela.
Mantenha a tampa fechada por 45 segundos em média. Você deixa um pouco menos se quiser os ovos bem moles, ou um pouco mais, se você quiser as gemas um pouco mais firmes. Retire da frigideira e salpique sal e pimenta conforme desejado.

Receita de rocambole de omelete


Ingredientes
6 ovos
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
200g de queijo cheddar ralado
250g de presunto picado
250g de bacon picado e frito
1/2 xícara (chá) de tomate picado sem sementes
Modo de preparo
No liquidificador, bata os ovos com o leite, a farinha, o sal e a pimenta-do-reino. Coloque a mistura em uma fôrma retangular untada e distribua o queijo cheddar, o bacon, o presunto, o tomate e a salsinha.
Leve para assar em forno pré-aquecido, a 220°C, por 20 minutos. Depois de pronto, enrole a omelete como se fosse um canudo e sirva a seguir.

Receita da frittata italiana


Ingredientes
15 g de manteiga sem sal
1 ou 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 ovos por omelete
Sal
Pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo
Bata levemente com garfo os ovos com os temperos que desejar. Use uma frigideira de 20 cm para aquecer a manteiga até espumar. Coloque os ovos e frite rapidamente, levantando as beiradas com o garfo para que o ovo cru escorra para baixo. Dobre a omelete na metade e sirva. Quando recheada, utilize um ou dois ovos por pessoa, frite em fogo baixo e tampada até dourar. Vire e recheie com uma das nossas sugestões a seguir. Dobre a omelete pela metade e sirva.

Crepioca de ovo (perfeita para o café da manhã)


Misture bem um ovo e uma clara com duas colheres de sopa cheias de farinha de tapioca peneirada. Depois, basta tostar essa massa em frigideira antiaderente, virando para dourar dos dois lados. Recheie como preferir, com opção salgada ou doce.

Dica extra: como cozinhar ovo
Como saber se o ovo está cozido? Existem diferentes truques que ajudam a saber se o ovo está cozido antes de quebrar a casca. A primeira dica é colocar o ovo em uma superfície plana e girar, como se fosse um pião. Se ele roda por muito tempo e rapidamente, está cozido. A comparação pode ser feita ao mesmo tempo com um outro ovo, cru, que vai rodar lentamente e por menos tempo.

Outro truque simples é chacoalhar o ovo perto do ouvido. Se ouvir barulhinho líquido, o ovo, então, está cru. O ovo cozido, quando agitado, ainda passará a sensação de solidez.
O tempo certeiro de cozimento é o que vai fazer com que o ovo fique da sua forma preferida para consumo. Para deixar a clara do ovo dura, mas com gera bem molinha e líquida, você deve cozinhar o ovo por, no máximo, 3 minutos.

Quem prefere clara rígida e gema firme, mas ainda úmida no centro, deve cozinhar o ovo por 6 minutos para garantir o ponto. E se sua escolha for a gema durinha, deve cozinhar o ovo por 10 minutos, tempo que o alimento leva para ficar completamente cozido.

Em todos os casos, retire o ovo da água fervente após o tempo desejado e coloque o alimento imediatamente em um recipiente com água bem gelada. O processo vai interromper o cozimento e evitar erros no preparo.

Importante: como saber se o ovo está 
estragado?



O primeiro passo é observar a casca do ovo. Se ela está viscosa ou apresenta rachaduras, evite consumir o alimento, já que os sinais podem indicar presença de bactérias.

Além disso, há o teste simples, óbvio e o mais certeiro para descobrir quando um ovo está estragado: o do cheiro. O odor ruim é inconfundível, estando o alimento cru ou cozido.

Há também o teste de flutuação do ovo. Coloque o alimento em um copo ou tigela cheio de água e observe: se ele afundar, está fresco. Se o ovo boiar, está estragado e deve ser descartado.

Por fim, segure o ovo perto do ouvido e chacoalhe. Se não ouviu qualquer som, ótimo, ele está fresco e pode ser consumido. No entanto, se você escutar barulhinho do líquido se movendo, o alimento provavelmente está estragado.

Que tal colocar as dicas em seu dia a dia?
Compartilhe.
Beijo da Gu

https://www.vix.com/pt/cozinha

Comentários