Por que girar a Taça de Vinho?



Com certeza você já presenciou essa cena algumas vezes e pensou ser frescura desses "entendidos de vinho".
Mas já se perguntou por que girar a taça de vinho?
Esse gesto tem explicação histórica e técnica.
Novamente o vinho me surpreende...
Vinho é Cultura!
Mais do que uma aparente firula, esse ritual, hoje transformado em hábito, está coerentemente relacionado aos banquetes da antiguidade. Um cacoete que nasceu a partir da necessidade de assegurar a qualidade das bebidas.

Os reis e a nobreza intitulavam pessoas de sua confiança para cozinhar e também para provar toda bebida e comida que lhes fossem servidas. Uma medida para evitar possíveis indigestões e, em casos mais extremos, envenenamento. 

E orientando-se pelas mesmas motivações surgiram os sommeliers. Eram eles os responsáveis por provar, antes mesmo do cozinheiro, os produtos que entravam na fortaleza, zelando também pela qualidade, armazenamento e perecibilidade dos alimentos durante as longas viagens empreendidas pelo séquito real. 

Transpondo para a contemporaneidade, sabemos que a degustação é dividida em 3 etapas: visual, olfativa, em que o giro da taça está inserido, e gustativa.
Há milhares de partículas responsáveis pelo aroma de um vinho e é quando se gira a taça que elas se desprendem com maior facilidade. À medida que o vinho interage com o oxigênio, ele evolui e, consequentemente, seu paladar fica mais macio e agradável. 

Dica da Gu : Agora que você já sabe, historicamente e tecnicamente falando, por que girar a taça tornou-se um gesto tão comum e importante no mundo do vinho é só colocar em prática, degustando seu vinho favorito! 
Salute! 

Beijo da Gu 
Fonte : Arquivo Pessoal /Internet

Comentários