Pó de Café. Como Guardar e Conservar Aroma,Sabor e Propriedades?


Abri a embalagem com pó de café.
Como guardo para manter o sabor e suas propriedades?
Armário ou Geladeira?
Como armazenar o café: tem que ficar na geladeira ou não?

Taí uma dúvida.
Claro que fui pesquisar.
Acredito que podemos e devemos aprender uma coisa nova todos os dias.
O café perfeito exige alguns cuidados importantes para garantir o prazer de saboreá-lo. Durante o preparo do café, por exemplo, você se preocupa com as medidas do pó e em não ferver a água. Depois de pronto, você nunca requenta o café e só toma a bebida feita na hora. Isso não é novidade, mas você sabe guardar o café?
A cafeóloga Elisa Oliveira - formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá e pós-graduada em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP, explica: 

"Na indústria, o café depois de torrado e moido deve ser embalado rapidamente em embalagens a vácuo ou com atmosfera modificada (uma mistura de gases usada para preservar os alimentos). Entretanto, depois de aberto, é importante que o pó seja colocado em potes fechados e escuros, preferencialmente. Assim a luz, que facilita a oxidação, fica menos intensa preservando ainda mais o produto’’ explica.

Ao se oxidarem, os óleos aromáticos do café são transformados com o tempo. Essas substâncias não causam mal a saúde, mas alteram o sabor da bebida. Por isso, a cafeóloga recomenda que após de aberto, o café seja consumido em 15 dias ou armazenado no freezer.
Segundo Eliane, outro passo importante para manter as propriedades do café é guardá-lo na geladeira. As baixas temperaturas ajudam a preservar o aroma no produto e, por sua vez, na bebida também. Ao enfatizar as técnicas de conservação, ela resume: ‘’Evite potes abertos e transparentes. Os ideais são de inox. Após aberto, o consumo deve ser rápido para ser bem gostoso.’’

Agora eu e você sabemos a maneira correta de guardar o Pó de Café.

Beijo da Gu

Arquivo Pessoal /Mexido de Idéias

Comentários