Café da Manhã Saudável no Inverno!


 As manhãs de inverno costumam ser preguiçosas… E perigosas para quem cuida da alimentação! Afinal de contas, resistir às tentações calóricas fica ainda mais difícil no frio. Para sobreviver a essa estação com um cardápio equilibrado logo cedo, sugerimos algumas inspirações para o seu café da manhã. Uma delícia depois da outra!


Na hora de escolher a bebida quente que vai te acompanhar no início do dia, que tal optar pelo chá verde? Derivado da planta Camellia sinensis, ele tem ação antioxidante e é termogênico, ou seja, contribui para um gasto maior de energia e acelera a perda de peso. Para completar o menu, torradas com seu recheio predileto!
Outra dica para caprichar no café da manhã é dedicar alguns minutos no preparo de uma geleia caseira de frutas.(aqui em casa eu preparo as nossas geleias).Assim você controla o consumo de açúcares e outros itens pouco saudáveis, como os corantes. 

A seguir uma receita prática de geleia de morangos caseira!

INGREDIENTES:
850g de morango
1 1/2 xícaras (chá) de açúcar (eu uso o demerara ou cristal- mas use o que você preferir)
2 colheres (sopa) de suco de limão

MODO DE PREPARO:

1- Lave os morangos, seque, retire as folhinhas e corte em pedaços.

2- Em uma panela misture o morango com o açúcar, ligue o fogo baixo e deixe refogar até começar a formar uma calda, por aproximadamente 10 minutos.

3- Após esse tempo adicione o suco de limão. Deixe apurar por aproximadamente 30 minutos, em fogo baixo, mexendo sempre.

4- Desligue o fogo e deixe esfriar. Distribua em vidros higienizados com tampa e guarde na geladeira.
DICA:
*Se começar a formar espuma na superfície retire com uma escumadeira. *Para esterilizar os vidros, em uma panela grande coloque bastante água para ferver, após levantar fervura coloque o vidro e sua tampa, e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. Com cuidado e ajuda de uma pinça, retire o vidro e a tampa da panela quente e deixe escorrer (não coloque em cima de nenhuma superfície fria, como por exemplo, mármore, pois o vidro pode quebrar).Para utilizar eles devem estar totalmente frios.

Mais um acompanhamento para deixar seus pães mais saborosos: O mel é um adoçante natural cheio de benefícios para a saúde. Além de ser antioxidante e trazer benefícios para o intestino, é uma força extra para se livrar das dores de garganta, tão comuns nesse período do ano.
A tangerina é uma das frutas da estação! Ela é rica em vitamina C, que é importante no combate de gripes e resfriados. Ao lado da canela, ganha-se, além do sabor diferente e delicioso, mais vantagens. Isso porque a especiaria é essencial para o sistema de defesa do corpo, atuando contra inflamações.
Com as sugestões acima, seu café da manhã no inverno fica saboroso e muito mais saudável! O que acha de começar a preparar o seu cardápio?

Invista em sabores que beneficiam sua saúde!
Beijo da Gu


 Arquivo Pessoal /Marina Oliveira

Comentários