10 grandes benefícios do Vinho Tinto (que provavelmente desconhece)


Bebido com moderação, é também capaz de estar na origem de diversos benefícios. Conheça 10 grandes benefícios do Vinho Tinto (que provavelmente desconhece).
O vinho tinto é um produto maravilhoso nos mais diversos contextos. Enquanto aperitivo, num momento de relaxe (como, por exemplo, a ler um jornal ou a ver televisão) ou de convívio com amigos, como também para acompanhar na perfeição qualquer refeição.

Limpeza do paladar
Sabia que o vinho tinto permite fazer uma “limpeza” na boca? É verdade! Durante as refeições, podemos usufruir das características do vinho tinto para limpar sabores, nomeadamente reduzir a gordura de algumas refeições.
Tal acontece devido às suas propriedades adstringentes, permitindo assim que o sabor do alimento seja percebido com outra intensidade.

Redução do colesterol
O resveratrol faz parte dos polifenóis presentes no vinho tinto. É uma substância química que apresenta riqueza em antioxidantes que estão na origem de diversos benefícios. Assim, o vinho tinto reduz o mau colesterol, contribuindo para o cuidado dos vasos sanguíneos, evitando a formação de coágulos.

Cuidado com a saúde cardíaca
O vinho tinto melhora a saúde cardiovascular, pois é rico em polifenóis e em vitamina E. Permitindo, pelas suas características, uma limpeza do sangue, pois protege os tecidos dos vasos sanguíneos e previne e evita o desenvolvimento de coágulos.

Redução do risco de cancro
O cancro de mama ou de pulmão são dois dos cancros que têm a sua margem de risco reduzida com o consumo regular e moderado de vinho tinto. Basta um copo de vinho por dia para isso ser uma realidade. Tal acontece pela presença do resveratrol, que é um antioxidante que atua no sentido de impedir o desenvolvimento dessas células cancerígenas.

Combatente de infecções urinárias
É sempre bom ter uma fileira de soldados a liderar uma batalha, atuando na defesa da nossa saúde, não é?

Tal é o que acontece com o consumo do vinho tinto, no que diz respeito às infeções urinárias, pois as propriedades adstringentes e antioxidantes do vinho são autênticos soldados que atuam no sentido evitar que as bactérias se prendam à bexiga ou rins.

Outros benefícios que o consumo de vinho permite a esses orgãos é a sua filtragem e purificação.

Aliado na perda de peso
O Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) é, seguramente, uma das fontes mais conceituadas no que diz respeito à investigação e esta instituição realizou diversos estudos que foram publicados em vários periódicos da área. Segundo eles, deve beber-se (até!) uma taça de vinho tinto por dia para se conseguir obter o benefício da perda de peso.
Contudo, não basta beber uma taça de vinho e depois gozar a vida comendo francesinhas, fast-food ou feijoadas. Naturalmente, é necessário conjugar a taça de vinho diária com uma alimentação equilibrada, seguindo uma dieta sem gorduras.
O vinho ajuda na perda de peso, pois tem um gene especial. Ele atua no sentido de prevenir e impedir a formação de novas células de gordura. Além disso, ainda estimula as células de gordura existentes, depurando-as e eliminando-as aos poucos.

Desempenho do cérebro
O vinho tinto também previne demências e doenças degenerativas do cérebro, nomeadamente o alzheimer. Tal é espelhado em vários estudos que se concentram nos efeitos do vinho no cérebro.
O vinho diminui as inflamações e ainda melhora o fluxo sanguíneo, pois previne que as artérias endureçam e inibe a coagulação. Naturalmente todos estes benefícios só ocorrem com um consumo equilibrado e moderado de vinho tinto.

Fim das infeções das gengivas
O vinho tinto também se revela um bom parceiro para a saúde das suas gengivas. Mesmo as que sangram com frequência podem beneficiar dos efeitos positivos que o vinho permite.
Tal deve-se às uvas, nomeadamente aos seus compostos, que depois de serem fermentados em vinho, permitem evitar não só o surgimento de bactérias vinculadas às cáries, como também revela eficácia contra a gengivite e dores de garganta.

Adeus cansaço
O vinho tinto previne e combate o cansaço, pois o resveratrol que está presente nas uvas melhora o nosso estado físico, mesmo nos dias em que nos revelamos mais cansados ou apáticos.

Aumento das endorfinas
O consumo do vinho tinto liberta as endorfinas no organismo e, assim, deixa-nos mais predispostos para a diversão, mais relaxados.

Seja responsável, beba o vinho sempre com moderação!

Marcio Magalhães / https://ncultura.pt/

Se beber não dirija, não digite, não envie áudios.

Beijo da Gu

Comentários