Sono X Café: cafeína até desperta, mas não te deixa mais esperto, diz estudo.


Papo sobre café novamente sim.
Apesar de despertar, a cafeína pode não melhorar a função cognitiva, deixando a pessoa apta a ainda cometer erros que ocorrem devido à privação de sono. Pelo menos, é isso o que diz um novo estudo, publicado no no Journal of Experimental Psychology.
Os 276 participantes do estudo precisaram completar tarefas de dificuldade variada enquanto estavam acordados e alertas, e mais tarde, foram divididos. Alguns ficaram acordados a noite toda no laboratório, outros foram para casa dormir. Alguns dos participantes receberam uma grande quantidade de cafeína (200 miligramas) antes de completar a segunda tarefa, enquanto outros receberam um placebo, e os resultados foram comparados para ver se a cafeína anularia o prejuízo causado pela falta de sono.

Os resultados mostraram que a ingestão de cafeína ajudou o grupo a completar a tarefa, mas não melhorou significativamente o desempenho nas tarefas quando comparados ao grupo de controle, que estavam privados de sono e não tomaram cafeína.
O estudo não esclareceu por que a privação de sono prejudica as tarefas cognitivas, mas notou que ela resulta em piora na memória de trabalho, na atenção e na tomada de decisões. Mas o artigo afirma que a cafeína foi extremamente útil para forçar os participantes a concluírem suas tarefas (o que às vezes é suficiente) e considerou apenas um conjunto limitado de tarefas. É possível, portanto, que a cafeína possa ajudar em áreas não analisadas pelo estudo, mas isso exigiria mais pesquisas.

Você pode ver o estudo completo 👉 aqui.

Fonte: IFL Science
https://canaltech.com.br/    Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela


Comentários